Além disso, BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a:
[…]
[…] construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos; Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC; SEF, 2017. p. 16-17.
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Fonte: ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.
Com base em tal discussão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao compararmos a orientação da Base Nacional Comum Curricular em relação ao processo avaliativo escolar, constatamos que os “procedimentos de avaliação formativa” citados no trecho equiparam-se à concepção de Romão (1998), destacada no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I.
II. Ambas as nomenclaturas (formativa e mediadora/dialógica) carregam em si a defesa de uma atividade avaliativa processual amparada na realidade do contexto, visando à análise, reflexão e, se necessário, mudança de rota, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.