QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão.

QUESTÃO 2

A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão.

MARINHO, Inezil Penna. Discurso de posse de cátedra de História e Organização da Educação Física e Desportos. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p.143, 1958.

 

Considerando o fragmento acima e as fases da produção historiográfica da Educação Física, analise as afirmações abaixo.

 

  1. O marco utilizado para definir a existência de uma terceira fase na produção historiográfica da Educação Física são as produções de Inezil Penna Marinho, considerado o maior estudioso da história da Educação Física e do esporte no Brasil.
  2. No que diz respeito à análise histórica realizada por Inezil Penna Marinho, percebe-se que pela primeira vez a pesquisa em história sobre a Educação Física assumiu a característica de não ser mera compiladora de reflexões ou opiniões de terceiros, e sim uma maneira de levantar pelo próprio pesquisador análises e interpretações dos fatos.

III. Nota-se que Marinho estava bastante preocupado com a importância da história na formação dos alunos, pois ao mesmo tempo em que é ponderada a preocupação com o ensino dessa especialidade, ele manifesta uma concepção de história e de conhecimento que sustentava os levantamentos e as pesquisa que fazia.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

 

QUESTÃO 3

As lutas e as artes marciais implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa. Como um conjunto de práticas socioculturais proveniente de um espectro diversificado de demandas históricas específicas, é possível identificar uma pluralidade muito patente nas suas diferentes configurações sociais, formas de expressão, repertório técnico, linguagens, organização e institucionalização. Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.01-09, 2010.

 

Observando o Fragmento acima, nota-se que as lutas e as artes marciais precisam ser entendidas de forma integral, sendo a história de cada prática corporal ligada a essas temáticas um fator essencial para esse entendimento. Sendo assim, ao considerar a história das lutas e artes marciais no século XX, analise as afirmações abaixo:

 

  1. Com o aumento de filmes relacionados as artes marciais, narrativas envolvendo alunos, professores, lutadores e atletas dessa prática tornaram-se um dos produtos da cultura pop mais característicos do mundo contemporâneo.
  2. Com a expansão das artes marciais no ocidente, história, religião e cultura de diferentes povos orientais, foram saberes essenciais na ligação dessas práticas corporais com a construção da obediência, da disciplina, da concentração e da precisão.

III. Assim como o esporte, as lutas e as artes marciais, beneficiaram-se da expansão técnica dos meios de comunicação do século XX, o que as tornou um fenômeno no mundo inteiro, aumentando o número de praticantes dessas práticas corporais.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – III, apenas.

 Alternativa 3 – I e II, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III. 

QUESTÃO 4

Ao olharmos para a realidade da qual participamos, percebemos, sem dificuldades, a presença de várias ações formativas sobre o corpo. Isso acontece tanto fora da escola quanto no interior dessa instituição de ensino. No entanto, nem sempre tais ações foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021.

 

Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. A educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível, durante esse período, nos colégios Jesuítas que nasciam com a modernidade.
  2. Nesse período, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude.

III. Educar sistematicamente o corpo, nesse momento histórico, era importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – I e II, apenas.

 Alternativa 4 – II e III apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 5

Considere a imagem a seguir:

Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html

Acessado em 10.Mai.2021.

 

A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo.

 

  1. A presença do futebol em nossa sociedade atual é algo facilmente perceptível, visto que sua importância nos faz enxergar no esporte um elemento incontornável para entendermos o mundo contemporâneo.
  2. No mundo do futebol, destaca-se não só o sentimento nacionalista, mas também sua importância econômica, a qual transcende os contratos estabelecidos entre países e atletas, e que podem escancarar mazelas incorporadas na nossa sociedade.

III. Eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, evidenciam que o esporte é um fenômeno que consegue sensibilizar pessoas do mundo inteiro, bem como, sua estrutura e organização busca mobilizar ações sociais e culturais dos países sedes.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – I e II, apenas.

 Alternativa 4 – II e III apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 6

Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.

VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010.

 

Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais nesse período do cenário brasileiro, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania e igualdade entre todas as classes.
  2. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras.

III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – V, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

 Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 7

Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.

VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010.

 

Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais no período republicano, analise as afirmações a seguir:

 

  1. O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania, mas não buscava uma igualdade de acesso à educação entre todas as classes.
  2. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras.

III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 8

Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.

 

Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir:

 

  1. As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes.
  2. Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento.

III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

 

QUESTÃO 9

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética.

BRASIL. Resolução CNE nº 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Brasília-DF, 18 de dezembro de 2018.

 

Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente.
  2. O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica.

III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação busque o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – F, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

QUESTÃO 10

O termo “ginástica” vem de um verbo grego que, diferentemente do que aconteceu no mundo moderno e do que acontece ainda hoje, não significa “modalidade” ou “modalidades”. O verbo em questão significava algo mais próximo de “treinamento”, “preparação” para um esforço. Preparação essa feita com o corpo nu (gymnos). Essa transformação conceitual, aparentemente sem importância, diz muito da força da ginástica do mundo atual, do mesmo modo que nos ajuda a pensar na grande distância entre o mundo moderno e o mundo grego, no que tange ao corpo.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.

 

Levando em consideração a história da ginástica com o passar dos tempos, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. A ginástica, como os gregos da época clássica concebiam, é realizada apenas com a finalidade de fortalecer o corpo e não aparece em separado da música, assim como da filosofia e da política.
  2. Com a visão cientificista ganhando força a partir do século XVI, muito desse olhar da ciência acaba por influenciar a criação da ginástica, tal como se passou a entendê-la a partir do século XVIII.

III. Foi a ginástica a prática que inaugura no mundo moderno a possibilidade de uma educação do físico, já que, com suas medidas a determinar intensidades, ritmos e amplitudes, sustentou a expansão das escolas ginásticas que surgiram.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – V, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

 

 

 

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