QUESTÃO 5 Considere a imagem a seguir: Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html Acessado em 10.Mai.2021. A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo.

QUESTÃO 5

Considere a imagem a seguir:

Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html

Acessado em 10.Mai.2021.

 

A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo.

 

  1. A presença do futebol em nossa sociedade atual é algo facilmente perceptível, visto que sua importância nos faz enxergar no esporte um elemento incontornável para entendermos o mundo contemporâneo.
  2. No mundo do futebol, destaca-se não só o sentimento nacionalista, mas também sua importância econômica, a qual transcende os contratos estabelecidos entre países e atletas, e que podem escancarar mazelas incorporadas na nossa sociedade.

III. Eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, evidenciam que o esporte é um fenômeno que consegue sensibilizar pessoas do mundo inteiro, bem como, sua estrutura e organização busca mobilizar ações sociais e culturais dos países sedes.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – I e II, apenas.

 Alternativa 4 – II e III apenas.

 Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 6

Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.

VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010.

 

Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais nesse período do cenário brasileiro, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania e igualdade entre todas as classes.
  2. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras.

III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – V, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

 Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 7

Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”.

VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010.

 

Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais no período republicano, analise as afirmações a seguir:

 

  1. O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania, mas não buscava uma igualdade de acesso à educação entre todas as classes.
  2. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras.

III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

QUESTÃO 8

Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.

 

Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir:

 

  1. As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes.
  2. Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento.

III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – I, apenas.

 Alternativa 2 – II, apenas.

 Alternativa 3 – III, apenas.

 Alternativa 4 – II e III, apenas.

Alternativa 5 – I, II e III.

 

 

 

 

QUESTÃO 9

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética.

BRASIL. Resolução CNE nº 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Brasília-DF, 18 de dezembro de 2018.

 

Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente.
  2. O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica.

III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação busque o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – F, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

QUESTÃO 10

O termo “ginástica” vem de um verbo grego que, diferentemente do que aconteceu no mundo moderno e do que acontece ainda hoje, não significa “modalidade” ou “modalidades”. O verbo em questão significava algo mais próximo de “treinamento”, “preparação” para um esforço. Preparação essa feita com o corpo nu (gymnos). Essa transformação conceitual, aparentemente sem importância, diz muito da força da ginástica do mundo atual, do mesmo modo que nos ajuda a pensar na grande distância entre o mundo moderno e o mundo grego, no que tange ao corpo.

HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.

 

Levando em consideração a história da ginástica com o passar dos tempos, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

  1. A ginástica, como os gregos da época clássica concebiam, é realizada apenas com a finalidade de fortalecer o corpo e não aparece em separado da música, assim como da filosofia e da política.
  2. Com a visão cientificista ganhando força a partir do século XVI, muito desse olhar da ciência acaba por influenciar a criação da ginástica, tal como se passou a entendê-la a partir do século XVIII.

III. Foi a ginástica a prática que inaugura no mundo moderno a possibilidade de uma educação do físico, já que, com suas medidas a determinar intensidades, ritmos e amplitudes, sustentou a expansão das escolas ginásticas que surgiram.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V.

 Alternativa 2 – V, F, V.

 Alternativa 3 – V, V, F.

 Alternativa 4 – F, V, V.

Alternativa 5 – F, F, F.

 

 

 

 

 

 

 

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