ATIVIDADE 2 – GQ – FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL – 53_2025
PASSOS, Priscilla N. C. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2018.
Assinale a alternativa correta a respeito da Conferência de Estocolmo :
I. Essa Conferência se destacou pelo confronto entre as perspectivas tanto dos países desenvolvidos quanto dos países em desenvolvimento. Foi proposto um programa internacional voltado para a Conservação dos recursos naturais e genéticos do planeta.
II. A Conferência produziu a Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, uma declaração de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam governar as decisões concernentes às questões ambientais. Outro resultado formal foi um Plano de Ação que convocava todos os países, os organismos das Nações Unidas, bem como todas as organizações internacionais a cooperarem na busca de soluções para uma série de problemas ambientais.
III. Essa Conferência ficou conhecida como “Cúpula da Terra”, um dos seus objetivos foi estabelecer mecanismos de transferência de tecnologias não poluentes aos países subdesenvolvidos.
IV. Essa Conferência marcou um abrangente plano de ação para ser implementado pelos governos, agências de desenvolvimento, organizações das Nações Unidas e grupos setoriais independentes em cada área em que a atividade humana afeta o meio ambiente, dentre eles a conservação e administração de recursos: trata das maneiras de gerenciar recursos físicos para garantir o desenvolvimento sustentável.
É correto o que se afirma em:
Analisando fragmento de texto exposto acima, a seguir analise as afirmações:
I. Precisamos de muita urgência e de muitas ações concretas para revertermos o caminho de desastres que nos espera. Infelizmente, o homem é o centro de transformação desse processo e o primeiro passo é uma mudança de visão e comportamento do que o dinheiro não pode comprar, em tão pouco tempo (que é o tempo que nos resta para penalizar de vez o planeta), o que a
natureza levou milhões de anos para construir.
II. É verdade que o século XXI tem seu foco voltado em grande parte para as questões ambientais, pois muitas das ações ambientais desencadeadas são para corrigirmos erros do passado. No entanto, não podemos dizer que o século XX foi o século da depredação ambiental, nem tampouco que foi a Revolução Industrial a grande responsável pela degradação ambiental e pelos impactos que sentimos hoje.
III. Hoje, não é incomum ouvirmos que o meio ambiente é um problema do governo, ou então, que não conseguimos mais reverter o quadro ambiental desenhado até agora.
É correto o que se afirma em:
I. Todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, conforme previsto na Constituição.
II. O licenciamento é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
III. O licenciamento ambiental da empresa citada na reportagem foi negado devido à falta de explicações técnicas que poderiam comprometer o equilíbrio ambiental.
IV. É dever do Ibama conceder a licença à empresa Total, visto que esta apresentou o Plano de Emergência Individual.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
I. As atitudes referentes à gestão ambiental só começaram a se manifestar por meio dos governos estaduais, ao passo que os problemas iam surgindo, ou seja, eram medidas isoladas de cunho reparador ou remediador. Somente a partir da Revolução Industrial, os problemas referentes à poluição começam a ser considerados e sistematizados de forma mais consistente nas ações públicas governamentais, em forma de leis.
II. As iniciativas ambientais dos governos concentravam-se em medidas corretivas e não preventivas, de pouco significado e baixa eficiência. Somente a partir de 1970 começam a surgir medidas preventivas, por meio de políticas governamentais. Para isso, contribuíram os debates sobre a relação entre meio ambiente, desenvolvimento e acordos ambientais, como a Conferência de Estocolmo.
III. O licenciamento ambiental para atividades ou obras potencialmente poluidoras e o zoneamento ambiental são outros instrumentos de comando e controle. Assim, as normas sobre parcelamento do uso do solo também são instrumentos de comando e controle, pois limitam o direito dos proprietários de dispor livremente sobre seus imóveis.
IV. A política ambiental brasileira nasceu e se desenvolveu nos últimos quarenta anos, como resultado da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país. Não havia propriamente uma política ambiental, mas políticas que acabaram resultando nela. Os temas predominantes eram o fomento à exploração dos recursos naturais, o desbravamento do território, o saneamento rural, a educação sanitária e os embates entre os interesses econômicos internos e externos.
É correto o que se afirma em:
Considerando as informações acima, sobre a sustentabilidade, avalie as afirmações a seguir:
I. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. É promover um habitat mais equitativo, configurando a civilização e as atividades humanas.
II. Em 1987, o documento Nosso Futuro Comum (Our Common Future) ou Relatório Brundtland, apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, agora chamado de desenvolvimento sustentável e definido como “processo que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
III. Aspásia Camargo faz um retrospecto sobre os dez anos que se passaram entre a Conferência do Rio e a da África do Sul e destaca que muitas foram as frustrações quanto às perspectivas positivas da Rio-92, mas o que avançou foi o reconhecimento, por parte dos países desenvolvidos, do desenvolvimento sustentável como uma inaceitável solução para os problemas ambientais.
IV. O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo que, por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional. Assim, a pluralidade de atores sociais e interesses presentes na sociedade colocam-se como um entrave para as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
É correto o que se afirma em:
Revista de Administração e Contabilidade. Vol 10, n. 3 Feira de Santana, set/dez. 2018, p. 29 – 37.
Com base no texto e em seus conhecimentos, avalie as seguintes afirmativas:
I. A auditoria ambiental visa avaliar o desempenho ambiental da empresa, bem como a conformidade com a legislação.
II. A auditoria ambiental é uma prática aplicável em apenas em empresas de médio e grande porte, pois pequenas empresas não apresentam impactos significativos.
III. A principal vantagem da certificação ambiental é anistia de fiscalização governamental, tornando a empresa independente no que tange à responsabilidade ambiental.
IV. O SGA é um pré-requisito para obtenção de certificado ambiental ISO 14001, assim como a criação de uma política ambiental condizente com o ramo da empresa e o compromisso de melhoria contínua.
É correto o que se afirma em:
I. Os índices de sustentabilidade fornecem marcas de nível objetivas para os produtos financeiros que são ligados aos critérios econômicos, ambientais e sociais.
II. Oferece uma linha de base do desempenho como uma marca de nível e universo do investimento para o número crescente de fundos mútuos, de certificados e outros veículos de investimento que são baseados no conceito de sustentabilidade.
III. O Índice Dow Jones de Sustentabilidade reflete a lucratividade das ações das 312 empresas com o melhor desempenho socioambiental, dentre as aproximadamente três mil que compõem o Índice Dow Jones Geral, principal índice bolsista do mundo.
IV. As empresas que integram a lista do DJSI podem render um único benefício, a concessão de recuperação judicial.
É correto o que se afirma em:
Fonte: Meneguetti C. F; Paccola E. A. S; Gasparotto F. Fundamentos da Gestão Ambiental. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
Sobre a Análise do Ciclo de Vida (ACV), avalie as afirmativas abaixo.
I. São fases de uma análise de ciclo de vida: definição de objetivos e âmbito, inventário, análise do impacto e interpretação.
II. Os dados de um estudo ACV, em conjunto com outra informação, por exemplo, os dados de custos e performance, podem ajudar os responsáveis pela tomada de decisão na seleção de produtos ou processos que resultem num menor impacto para o ambiente.
III. Um estudo de ACV permite, dentre outros, analisar balanços ambientais associados com um ou mais produtos/ processos específicos, de modo que os visados (estado, comunidade, entre outros.) aceitem uma ação planejada.
IV. A ACV deve ser vista como instrumento de gestão ambiental que permite às organizações entenderem as incidências ambientais dos materiais, dos processos e produtos, podendo a informação obtida conduzir ao desenvolvimento de novos produtos e à detecção de melhorias a serem aplicadas, além de formular estratégias comerciais específicas.
É correto o que se afirma em:
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As expressões “greenwashing” ou lavagem verde se referem às práticas de empresas que se apropriam indevidamente do discurso ambiental.
PORQUE
Assinale a alternativa correta:
I. A implementação de um SGA constitui uma ferramenta para identificar as negatividades da empresa após uma auditoria complementar de fiscalização do governo.
II. Segundo a Resolução CONAMA nº 306/02, a gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, riscos ambientais e emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação de um sistema de gestão ambiental (SGA).
III. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a expressão utilizada para denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente; cujo objetivo é obter um desenvolvimento sustentável.
IV. O SGA está vinculado às normas elaboradas pelas instituições públicas federais apenas, sobre o meio ambiente, as quais são responsáveis por estabelecerem limites aceitáveis de todos os atos que tenham potencial poluidor, por exemplo, a emissão de substâncias tóxicas, alocação de resíduos, despejo de substâncias em rios e mananciais etc.
É correto o que se afirma em: