ATIVIDADE 3 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025
A antropologia surgiu como ciência voltada para o estudo das culturas humanas, especialmente das chamadas sociedades \”primitivas\”. Ao longo do tempo, seu foco se expandiu para incluir todas as formas de organização social. O conceito de cultura, nesse campo, vai além do senso comum, que muitas vezes o associa apenas à erudição.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A Antropologia busca compreender a diversidade cultural humana a partir de metodologias científicas, superando visões preconceituosas.
II. O conceito de cultura, no senso comum, está limitado à ideia de sofisticação e consumo de produtos intelectuais.
III. A Antropologia legitima a ideia de que algumas culturas são superiores às outras, mantendo a hierarquia entre os povos.
IV. O estudo do “outro” possibilita à Antropologia uma melhor compreensão da própria sociedade.
É correto o que se afirma em:
Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, desenvolveu a teoria do fato social. Para ele, a sociedade impõe aos indivíduos regras e costumes que não são criados por eles, mas que, ainda assim, devem ser seguidos. Tais regras existem independentemente da vontade individual e se assemelham a fenômenos naturais.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Com base no excerto, qual é a principal relação estabelecida entre filosofia e história no contexto educacional?
Karl Marx desenvolveu uma análise crítica da sociedade capitalista, concluindo que o motor da história é a luta de classes. Para compreender a sociedade capitalista, Marx investigou o funcionamento da história humana desde os primórdios da civilização, observando que as grandes transformações pelas quais passou a humanidade foram as transformações de um modo de produção a outro, iniciando pelo escravista, passando pelo feudal e chegando ao capitalista. Segundo Marx, esses diferentes modos de produção abarcavam diferentes modelos de sociedade, que sempre carregam classes com diferentes relações de propriedade (uma dominada e a outra dominante), constituindo, assim, a estratificação social. Na sociedade burocratizada, a educação funcionaria como um meio de manutenção de uma situação de dominação, sendo reduzida à busca por riqueza material e ascensão social.
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre o pensamento marxista, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na perspectiva marxista, a educação na sociedade capitalista funciona como um instrumento de manutenção da dominação de classe, reproduzindo as relações de poder existentes entre dominantes e dominados.
II. Marx compreendeu que o motor da história é a luta de classes, e que os diferentes modos de produção sempre carregam classes com diferentes relações de propriedade, constituindo a estratificação social que se reflete nas instituições educacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As Ciências Sociais, como campo de estudos mais amplo, proporcionam, por meio do estudo científico, a produção de um olhar mais orientado sobre a realidade em que vivemos. A Sociologia colabora para que sejamos mais curiosos e atentos em relação às explicações sobre como nos organizamos coletivamente, enquanto a Antropologia revela que existem inúmeros significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, assim como há diversas possibilidades de se estabelecer a convivência social. Em um âmbito geral, a Sociologia e a Antropologia contribuem para que os profissionais da educação construam uma atuação profissional contextualizada, considerando os diversos âmbitos da vida em sociedade, economia, cultura e política, como elementos determinantes e formadores de seres sociais.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre as contribuições das Ciências Sociais para a educação:
I. A Sociologia contribui para que os educadores sejam mais curiosos e atentos às explicações sobre como nos organizamos coletivamente em sociedade.
II. A Antropologia revela a existência de múltiplos significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, mostrando diversas possibilidades de convivência social.
III. As Ciências Sociais trabalham com uma lente multifuncional que isola a individualidade da origem social para a melhor compreensão dos fenômenos educacionais.
IV. A orientação do olhar por meio da Sociologia e da Antropologia é essencial para que a prática educacional tenha a análise social como norteadora.
É correto o que se afirma em:
A história da educação brasileira revela transformações significativas conforme os contextos políticos e sociais. Da Pedagogia Nova à Pedagogia Tecnicista e, posteriormente, à Pedagogia Histórico-Crítica, diferentes concepções de ensino marcaram épocas distintas. A redemocratização intensificou a busca por uma educação mais crítica e transformadora.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir sobre as tendências pedagógicas no Brasil:
I. A Pedagogia Nova surgiu como proposta de renovação dos modelos escolares tradicionais no início do século XX.
II. A Pedagogia Tecnicista foi adotada durante o Regime Militar, com foco na formação prática e funcional do estudante.
III. A redemocratização no Brasil impulsionou a valorização de uma educação voltada à crítica social e à transformação, com base na Pedagogia Histórico-Crítica.
IV. Paulo Freire foi um dos principais expoentes da Pedagogia Tecnicista, influenciando fortemente a formação educacional durante o Regime Militar.
É correto o que se afirma em:
A teoria marxista busca compreender a sociedade capitalista a partir do desenvolvimento histórico da humanidade. Para Marx, o trabalho é elemento central nas relações humanas e motor da transformação social. A desigualdade surge quando poucos detêm os meios de produção e muitos vendem sua força de trabalho. A história, para ele, é marcada por modos de produção e por lutas entre classes sociais.
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
\”A educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem pode verificar se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da \”cultura do silêncio\”, a \”educação\” \”bancária\” mantém e estimula a contradição. Daí, então, que nela:
a) o educador é o que educa; os educandos, os que são educados;
b) o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;
c) o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;
d) o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente;
e) o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados;
f) o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição;
g) o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador;
h) o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele\”.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. p. 82.
A partir da sua interpretação dos tópicos, a qual sistema educacional o educador Paulo Freire está se referindo? O autor apoia ou critica esse sistema?
\”A maior preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem; esta descrição é sempre escrita com a comparação etnológica em mente. O objeto da etnografia é esse conjunto de significantes em termos dos quais os eventos, fatos, ações, e contextos, são produzidos, percebidos e interpretados, e sem os quais não existem como categoria cultural. Esses conjuntos de significantes nos apresentam como estruturas inter-relacionadas, em múltiplos níveis (OGBU, 1981) de interpretação.\”
MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, C; CASTRO, P. (org). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 54.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem etnográfica:
I. A etnografia busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente das atividades e significados de um grupo específico.
II. A comparação é um elemento essencial na elaboração das descrições etnográficas.
III. Os significados atribuídos aos eventos e ações são fundamentais para entender como esses elementos se constituem como categorias culturais.
IV. A etnografia é menos preocupada com a interpretação dos significados e mais focada na coleta de dados objetivos.
É correto o que se afirma em: