ATIVIDADE 2 – LET – LINGUÍSTICA I – 53_2025
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Abordagem sincrônica | Abordagem diacrônica |
Estática. | Evolutiva. |
Descreve o sistema da língua em um tempo fixo. | Explica a evolução da língua no decorrer do tempo. |
Fonte: adaptado de: SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá: UniCesumar, 2023.
Texto 2
Etimologia da palavra “trabalho”:
a)Trabalho vem do latim “tripalium”, junção de ”tri” que significa “três”, e “palum” que significa “madeira”. Logo, a palavra significa madeira de três paus, um instrumento de tortura da antiguidade europeia. Nas línguas românicas espanhola e francesa a palavra mudou, respectivamente, para “trabajo”, “travail” com um significado de suplício, atividade forçada e algo pertencente às classes baixas.
Fonte: adaptado de: https://diariodeumlinguista.com/2019/05/01/a-origem-da-palavra-trabalho/. Acesso em: 19 fev. 2024.
b) Significado atual da palavra “trabalho”:
Emprego da força física ou intelectual para realizar alguma coisa.
Fonte: https://aulete.com.br/trabalho. Acesso em: 19 fev. 2024.
Sobre o exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I. No Texto 2(a), ocorre uma abordagem sincrônica por causa da explicação evolutiva que começa no latim e a transformação ocorrida nas línguas românicas espanhola e francesa.
PORQUE
II. No Texto 2(b), ocorre uma abordagem diacrônica pela característica da definição atualizada do modo como a palavra “trabalho” é interpretada hoje.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A gramática histórica-comparativa, desenvolvida no século XIX, buscava compreender as relações entre as línguas por meio da comparação sistemática de seus elementos fonéticos, morfológicos e sintáticos. Essa abordagem permitiu a reconstrução de línguas ancestrais, como o proto-indo-europeu, e a elaboração de árvores genealógicas que representavam as conexões entre diferentes idiomas.
Fonte: The Fools. Uma Árvore Genealógica da Linguagem.
Com base nos textos apresentados, analise as afirmações a seguir:
I. A imagem representa uma árvore genealógica linguística, ilustrando a relação entre diferentes línguas e suas origens comuns, conceito fundamental na gramática histórica-comparativa.
II. A estrutura da árvore genealógica linguística reflete a ideia de que todas as línguas derivam de uma única língua ancestral, sem considerar as variações e influências culturais ao longo do tempo.
III. A gramática histórica-comparativa utiliza métodos científicos para estabelecer relações entre línguas, permitindo a reconstrução de idiomas antigos e a compreensão de sua evolução.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
1 | O verbo comer vem do latim edere: ed- radical que, no latim vulgar recebeu o prefixo cum-, resultando em cumedere. |
2 | Os pronomes de tratamento “você” e sua variante “cê” convivem de maneira harmoniosa entre os falantes. |
3 | O verbo comer em “nós comemos” está na 1ª pessoa do plural, do presente do indicativo: com- (radical), e- (vogal temática da 2ª conjugação), mos- (morfema que indica a 1ª pessoa do plural). |
Em relação aos enunciados apresentados, assinale a alternativa correta:
O enunciado 1 apresenta um exemplo de diacronia, e os 2 e 3 de sincronia.
Os enunciados 2 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 1 de sincronia.
O enunciado 2 apresenta um exemplo de diacronia, e os 1 e 3 de sincronia.
Os enunciados 1 e 2 apresentam exemplos de diacronia, e 3 um exemplo de sincronia.
Os enunciados 1 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 2 o de sincronia.
“A gramática descritiva não se preocupa com o que está certo ou errado, mas sim em descrever os usos reais da língua, tal como é falada pelos seus usuários. Para isso, o linguista observa os enunciados reais, tal como aparecem em contextos naturais, e descreve regularidades. […] Pode haver diferenças entre as regras que devem ser seguidas e as que são efetivamente seguidas.”
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996, adaptado.
II. Um pesquisador analisa diferentes formas de uso do pronome de tratamento nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, sem julgar tais variações como corretas ou incorretas, apenas descrevendo seus usos. Essa pesquisa corresponde a uma abordagem da gramática descritiva.
III. Um linguista propõe uma reforma ortográfica que simplifique o uso do hífen, baseando-se em sua percepção pessoal de clareza e lógica, sem apoio em dados empíricos do uso real da língua. Essa proposta reflete o princípio fundamental da gramática descritiva.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Ferdinand de Saussure, ao definir a língua como um sistema de signos, desativa a velha concepção do senso comum de que a palavra é o espelho do objeto que ela designa, ou seja, uma espécie de etiqueta que tem a função de nomear a coisa. Para o mestre, o signo linguístico não une uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica, por meio de uma entidade de duas faces interligadas e inseparáveis que se assemelha aos dois lados de uma folha de papel.
Texto II
Texto III
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR .: UniCesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir
I. O signo linguístico “mala” é um significado (imagem acústica) com um significante (conceito), respectivamente, explicado com a materialização oral ou escrita do objeto e a construção mental de um utensílio que serve para transportar roupas.
II. O signo linguístico “mala” é formado pelo significado (conceito) que se apresenta mentalmente como objeto que serve para transportar roupas e pelo significante (imagem acústica) materializado pelos fonemas /m/, /a/, /l/, /a/.
III. O signo linguístico “mala” é formado pela união de um conceito e uma imagem acústica, caso contrário, não pode ser considerado um signo, já que sua formação ocorre por meio da dicotomia significado e significante que são duas faces separáveis.
IV. O signo linguístico “mala” para se constituir como signo precisa de duas faces interligadas e inseparáveis: o significante (imagem acústica), materializado pelos fonemas /m/, /a/, /l/, /a/ e o significado (conceito) materializado no registro escrito da palavra “mala”.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A Linguística, como ciência da linguagem, estabelece distinções fundamentais entre linguagem, língua e fala para compreender como se processam os fenômenos comunicativos humanos. Essas distinções foram consolidadas a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que definiu a língua como um sistema social de signos, a fala como sua manifestação individual e a linguagem como a capacidade humana geral de se comunicar. Essa diferenciação é crucial não apenas para o avanço das investigações linguísticas, mas também para o combate a concepções reducionistas e preconceituosas sobre o uso da língua.
SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018
A partir dessas considerações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A distinção entre linguagem, língua e fala é fundamental para a Linguística, pois permite delimitar seu objeto de estudo e compreender que a língua é um sistema de signos convencional que se manifesta por meio da fala, mas não se confunde com ela.
PORQUE
II. A fala, por ser o componente social da linguagem, constitui um sistema homogêneo, compartilhado por toda a comunidade linguística, e, portanto, é o principal foco das investigações linguísticas sincrônicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Referência:
SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: UniCesumar, 2023.
Sobre a divisão de uma mesma língua, avalie as asserções a seguir:
PORQUE
II) O sermo urbanus era outra variação da língua latina destinada ao povo, como por exemplo, o jovem Domênico que, durante o dia cuida do rebanho do Rei e, à noite, aprende a ler e escrever algumas palavras do seu cotidiano, ensinadas pelo mestre da vila onde mora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
A língua é um sistema que, pela teoria do estruturalismo de Ferdinand de Saussure, se define como:
– Conjunto de elementos em que as partes se relacionam entre si.
– Partes autônomas, mas de dependências internas e solidárias.
– Os elementos se apresentam de forma ordenada e coerente.
Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023.
Texto II
Observe o modo como as palavras “linguística, letras e aluna” estão graficamente registradas:
– Linguística, letras, aluna.
– Linguística, ltesra, luana.
– Guíslintica, letras, aluna.
– Ticalinguis, letras, naalu.
Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2023.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Considerando a definição de língua como um sistema em que as partes/elementos das palavras devem estar relacionados entre si de forma ordenada e coerente, o item “a” do texto II é o único aplicável corretamente à teoria do texto I.
PORQUE
II. Atende à lógica da língua portuguesa brasileira vigente que determina uma sequência disposta em uma ordem própria que, ao ser lida, é compreendida, respectivamente, pelo leitor como uma ciência, um curso de graduação e alguém que está matriculado, em um curso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a concepção de língua segundo Saussure:
A língua é uma atividade individual e criativa de expressão, que permite ao falante moldá-la livremente de acordo com suas necessidades comunicativas.
A língua é um conjunto de regras gramaticais estabelecidas historicamente, devendo ser ensinada conforme os padrões da norma culta.
A língua é um fenômeno dinâmico e inteiramente flexível, cujas mudanças dependem unicamente da vontade dos falantes.
A língua é um sistema estruturado de signos, de natureza social, relativamente estável e convencional, que se opõe à fala enquanto realização individual.
A língua só pode ser compreendida a partir de suas manifestações orais em contextos específicos, não sendo passível de análise como sistema independente.