I. Esse modelo de avaliação se ampara na concepção de linguagem como forma de interação, entendendo-a como um processo dialógico e orgânico.
II. As respostas da avaliação que não se enquadram no resultado esperado não são problematizadas, tampouco tenta-se entender o processo que levou a ele.
III. Nesta proposta não há espaço para uma avaliação diferenciada. Desse modo, segue-se as provas tradicionais em que são avaliados apenas os erros e acertos para mensuração de nota.
IV. O foco nessa concepção não é apenas o sujeito/aluno, seus erros e acertos, mas sim a interação efetivada por meio do processo de ensino/aprendizagem.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
II. O principal papel do professor é de mediador das necessidades, das finalidades e das possibilidades de aprendizagem, criando uma tríade entre si, o objeto de estudo e o aluno.
III. É papel exclusivo do professor produzir a proposta pedagógica anual do colégio, de modo que o trabalho seja claro e consciente, destacando o que será ensinado em sua disciplina, de que maneira e com qual objetivo.
IV. O aluno também deve tomar para si parte da responsabilidade por seu processo de ensino/aprendizagem, relacionando-se com a linguagem em suas diversas materializações de forma contínua.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Sobre isso, avalie as afirmações abaixo.
I. A EAD chegou ao Brasil no início do século XXI como uma estratégia de recuperação da educação nacional.
II. A origem da EAD é antiga, mas, nas últimas décadas, suas maiores conquistas têm sido possibilitadas pelos avanços tecnológicos.
III. O rádio, a televisão, assim como o computador foram e são instrumentos importantes na EAD.
IV. A EAD começou, no Brasil, no século XX com as práticas de cursos desenvolvidos por correspondência.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Nesse contexto, analise as afirmativas que seguem e a relação proposta entre elas:
I. A leitura literária na escola estimula a criatividade, cognição e os sentidos, promovendo uma prática significativa para o desenvolvimento do aluno.
Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.
I e II estão corretas, mas o item II não é uma justificativa do item I.
I e II estão corretas, e o item II é a justificativa correta do I.
I está correta, mas o item II não é verdadeiro.
II está correto, porém o item I é não é verdadeiro.
Os dois itens estão incorretos.
I. A produção textual na EJA deve valorizar exclusivamente a escrita, pois os gêneros orais já são conhecidos pelos alunos.
II. Tanto a produção textual quanto a leitura devem ser trabalhadas de modo relacionado ao ensino da gramática.
III. A leitura na EJA deve ser voltada ao contexto literário, pois os textos cotidianos são menos valorizados na sociedade.
IV. A produção textual e a leitura devem favorecer a formação linguística do aluno, com base na concepção de linguagem como forma de interação.
É correto apenas o que se afirma em
IV.
I e II.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Quanto a esse tema, ao que melhor apresenta as características da Ead do Brasil, assinale a alternativa correta:
A educação a distância, no Brasil se apoia em uma organização estrutural própria e em uma concepção de linguagem específica diferente das práticas escolares presenciais.
Na educação a distância, no Brasil, as condutas dos professores acontecem à parte dos alunos, de modo que a interação entre o professor, tutor e aluno ocorre apenas por meios eletrônicos.
No Brasil, configura-se educação a distância qualquer prática escolar que ocorra sem o contato físico entre os envolvidos no processo.
O ensino a distância, da maneira como se configura no Brasil, não estimula nos discentes as habilidades relativas à formação pessoal.
Assim como na educação presencial, no Brasil, a Ead se amparam em uma organização específica e pode se desenvolver por meio de diversos recursos, digitais e não digitais.
No que diz respeito ao trabalho com a língua portuguesa desenvolvido especificamente nesse modelo, analise as alternativas a seguir e marque a única correta.
As práticas de educação a distância devem priorizar os gêneros digitais, em detrimento dos tradicionais, a fim de preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Na educação a distância, para que desenvolva a autonomia, a aprendizagem quanto às atividades de leitura e escrita são total responsabilidade dos alunos.
Por ser uma modalidade diferenciada, as práticas de educação a distância se desenvolvem com base em uma concepção de ensino específica totalmente diferente da presencial.
Mesmo que a distância, é importante que o professor de língua portuguesa estabeleça a interação entre si, o discente e o objeto de estudo, de modo que haja a consolidação do conteúdo.
O professor da educação a distância não precisa necessariamente manter a mesma postura em relação ao processo de ensino/aprendizagem daquele que trabalha no ensino presencial, pois são modalidades totalmente distintas.
Com base nas discussões sobre este tema apresentadas no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I, leia as assertivas a seguir:
I. Durante a maior parte do século XX, bastava saber ler algumas palavras ou frases, ou seja, decodificá-las, para que o cidadão fosse considerado alfabetizado.
II. A concepção de ensino de Paulo Freire defendia uma visão mais ampla da alfabetização, com base em atividades ligadas à prática social, cultural e profissional do aluno, a fim de ampliar sua interação na sociedade.
III. Embora, a partir do fim do século XX, houvesse algumas tentativas de mudança quanto à concepção de ensino nas escolas, de forma a ampliar os letramentos e preparar os alunos para uma vida mais participativa na sociedade, na educação de jovens e adultos, a visão tradicional e instrumental manteve-se por mais tempo.
IV. A alfabetização e o letramento, mesmo que entendidos na atualidade como processos diferentes, estão relacionados, interligados e indissociáveis, pois ambos visam ao desenvolvimento do aluno quanto às práticas que envolvem o uso da linguagem.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
[…] o texto ganha centralidade na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, considerado a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas/campos sociais de atividade/comunicação/uso da linguagem. Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens.
Fonte: BRASIL. SEF. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEF, 2017, p. 67.
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Tendo em vista tal discussão, leia as assertivas a seguir:
II. A BNCC reconhece que os gêneros impressos, aos poucos, desaparecerão da sociedade, dando lugar aos digitais, cada dia mais comuns. Por isso, destaca que o professor deve se preparar, sobretudo, para trabalhar os textos comuns na Web.
III. A Base Nacional Comum Curricular destaca que o eixo produção de textual corresponde às práticas de linguagem relacionadas tanto às manifestações escritas quanto às orais e multissemióticas.
IV. No processo de ensino/aprendizagem, o professor deve reconhecer os discursos e posicionamentos dos alunos, a fim de, por meio de debates e argumentos, desenvolver suas competências e potencialidades.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. A alfabetização é uma habilidade primordial e, assim, um dos pilares ao desenvolvimento e participação do cidadão na sociedade.
II. O processo de alfabetização não se mostra tão eficaz quando desenvolvido em pessoas que estejam fora da idade escolar.
III. A década de 1960 foi marcada positivamente pela contribuição de Paulo Freire, o qual entendia a educação como forma de transformação e emancipação pessoal e social.
IV. O processo de ensino/aprendizagem no EJA tem o objetivo de instrumentalizar os adultos, exclusivamente, para o mercado de trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III e IV.
I e III.
I, III e IV.