ATIVIDADE 2 – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 53_2025
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) estabelece diretrizes alinhadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), baseando-se em princípios como a segurança alimentar e nutricional com soberania, o respeito à diversidade cultural, a interdisciplinaridade e o fortalecimento da autonomia dos indivíduos. Este último busca capacitar a população para fazer escolhas alimentares conscientes e de qualidade, por meio da educação alimentar e nutricional.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Maringá: Unicesumar, 2021.
Dentre os princípios listados, no que enfatiza a importância de ações que capacitem os indivíduos a fazerem escolhas alimentares conscientes e de qualidade, promovendo sua liberdade e discernimento, assinale a alternativa correta:
O respeito à diversidade e à cultura alimentar, que busca difundir a variedade alimentar e estabelecer uma identidade cultural.
A alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, que direciona o indivíduo como ser potencial em seu processo de produção de saúde.
A determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição, que se refere ao acesso à alimentação adequada e à mudança de consumo e produção.
A segurança alimentar e nutricional com soberania, que garante o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e que respeita a individualidade e a diversidade.
O fortalecimento da autonomia dos indivíduos, que visa promover independência alimentar e capacitar a população para escolhas de qualidade nutricional e alimentar por meio de ações educacionais.
O Efeito Térmico dos Alimentos (ETA) é um componente do Gasto Energético Total (GET) e representa a energia despendida para digerir, absorver e metabolizar os nutrientes.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed., Maringá: Unicesumar, 2021.
Sobre o ETA e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I. A magnitude do ETA varia entre 10 e 35% da energia total do alimento ingerido, dependendo da quantidade e do tipo de macronutriente.
II. A termogênese obrigatória e a termogênese facultativa são os dois principais componentes do ETA, com funções distintas.
III. Refeições com alto teor de proteínas promovem um efeito térmico menor em comparação com carboidratos ou lipídios, devido à facilidade de digestão.
IV. O processo de produção térmica pelo ETA atinge seus valores máximos aproximadamente 1 hora após a alimentação, independentemente do tipo de alimento.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. Promoção do crescimento e desenvolvimento: esta função é proferida, principalmente, às proteínas que possuem o papel de crescimento e reparo tecidual, principalmente, de músculos, tecidos moles e órgãos.
II. Provisão de energia: esta função e, predominantemente, de carboidratos e gorduras e, em casos extremos, proferida pelas proteínas.
III. Manutenção dos recursos de energia e auxílio no crescimento, sendo que as proteínas e as gorduras auxiliam principalmente como fonte de energia, sendo o carboidrato o principal nutriente utilizado no crescimento.
IV. Regulação do metabolismo: os nutrientes utilizados nestas funções são vitaminas, minerais e proteínas. Enzimas são proteínas que possuem um papel como catalisadores que promovem reações metabólicas que ocorrem, instantaneamente, em altas taxas, quanto e quando forem necessárias.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
O dispêndio energético em diferentes modalidades de atividade física pode ser medido e classificado para auxiliar no planejamento de programas de exercícios e na estimativa das necessidades calóricas individuais.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed., Maringá: Unicesumar, 2021.
Sobre a classificação e medição do dispêndio energético na atividade física, analise as afirmativas a seguir:
I. O Equivalente Metabólico da Tarefa (MET) é uma unidade que representa a razão entre o gasto energético de uma atividade e o gasto energético em repouso.
II. Uma atividade classificada como 1 MET significa que o indivíduo está em repouso, enquanto atividades de 3 a 6 METs são consideradas de intensidade moderada.
III. A intensidade da atividade física pode ser classificada em leve, moderada e vigorosa, e essa classificação é influenciada principalmente pela duração do exercício.
IV. O peso corporal do indivíduo e a eficiência mecânica do movimento são fatores que não influenciam significativamente o dispêndio energético total de uma atividade.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
v. 21, n. 2, p. 153-157, 2015. (adaptado).
I. Um monossacarídeo é evidenciado por apenas uma unidade básica do carboidrato (açúcar), sendo que a glicose, frutose e galactose são monossacarídeos.
II. A sacarose, composta por glicose e frutose, é um dos carboidratos mais consumidos em todo o planeta e pode ser encontrado na beterraba e na cana de açúcar.
III. Os oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de monossacarídeos. A maltodextrina é um malto-oligossacarídeo com resposta glicêmica rápida, sendo assim, muito utilizada como suplemento alimentar de atletas.
IV. Os polissacarídeos, são diferentes entre si, pois possuem os comprimentos de suas cadeias diferentes, tipo de ligações das unidades e grau de ramificação distintas. Eles são carboidratos formados a partir do processo químico de síntese por hidratação, uma reação com a ingestão da água forma uma molécula mais complexa de carboidratos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
O hemograma é um exame bastante conhecido e através dele é possível obter informações sobre infecções e distúrbios de coagulação.
O leucograma é um método de contagem do número de células e seus compostos, é uma técnica que avalia o eritrônio, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.
O lipidograma é a parte do hemograma que realiza a contagem de células imunológicas através de uma contagem eletrônica, onde apresenta um coeficiente de variação significativo.
Os testes hormonais e enzimáticos pertenecem a uma grande cadeia de alterações metabólicas que se originam exclusivamente da alimentação. Para realizar esse exame pode ser coletado uma amostra da saliva.
O teste proteínas totais soma todas as proteínas contidas em uma amostra de célula através da técnica do biureto. A quantidade superior do que é preciso de proteínas nas células pode caracterizar um quadro de paraproteína.
As transformações sociais e tecnológicas das últimas décadas reduziram o gasto energético diário da população, favoreceram o sedentarismo e modificaram os hábitos alimentares. O consumo de alimentos prontos, de alta densidade energética, intensificou-se, contribuindo para o aumento de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e alguns tipos de câncer. Além disso, a alimentação tornou-se um produto de consumo massificado, padronizado e superficial, como no modelo de fast food.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed., Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas sobre os padrões alimentares contemporâneos e o sedentarismo, quanto à principal consequência lógica da homogeneização da dieta e do consumo de alimentos ultraprocessados, assinale a alternativa correta:
O aumento da demanda energética para atividades diárias e laborais, estimulando um estilo de vida mais ativo.
Uma maior diversidade de sabores e texturas nos alimentos, enriquecendo a experiência sensorial dos consumidores.
A melhoria da qualidade nutricional geral da população, com a erradicação de doenças crônicas ligadas à alimentação.
O fortalecimento dos laços sociais e familiares em torno das refeições, devido à facilidade de acesso a alimentos prontos.
A redução do tempo dedicado à alimentação e o aumento de problemas de saúde relacionados ao consumo de alimentos de alta densidade energética e ao sedentarismo.
1) Alanina | 2) Aspargina | 3) Fenilalanina |
4) Glutamina | 5) Histidina | 6) Serina |
7) Tirosina | 8) Triptofano | 9) Leucina |
1, 2, 5, e 8 apenas.
2, 6, 8 e 9 apenas.
3, 5, 8 e 9 apenas.
4, 6, 7 e 9 apenas.
1, 2, 4 e 6 apenas.
Os monossacarídeos são a combinação de dois oligossacarídeos que contêm glicose, e sua característica principal é a formação da sacarose (glicose + frutose); da Lactose (glicose + galactose) e da Maltose (glicose + glicose).
Os oligossacarídeos consistem em cadeias curtas de unidades de monossacarídeos ou resíduos, unidos por ligações características chamadas glicosídicas.
Todos os oligossacarídeos são resistentes a hidrolise, passam, diretamente, ao colón e, também, são passiveis de fermentação.
Os polissacarídeos, também chamados de aldeídos, assemelham-se uns aos outros na unidade de monossacarídeos.
Os dissacarídeos que pode ser um aldeído ou cetona, representa a unidade básica dos carboidratos.
Transtornos alimentares, como a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, são condições de saúde mental graves que impactam profundamente o comportamento alimentar, a imagem corporal e a saúde física do indivíduo.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed., Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Transtornos alimentares como a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa são condições complexas que requerem uma abordagem multidisciplinar, incluindo suporte nutricional e psicológico.
PORQUE
II. O tratamento eficaz para transtornos alimentares foca exclusivamente na normalização do peso corporal, independentemente dos aspectos psicológicos e comportamentais subjacentes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções proposições I e II são falsas.