As sessões de treino precisam ser planejadas e estruturadas a partir dos objetivos que são possíveis de se atingir com os exercícios de determinada modalidade, levando sempre em consideração a relação volume e intensidade dos esforços bem como dos períodos de recuperação. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de aulas e cada aula precisa ter um início, meio e fim.
MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Com base no material estudado, analise as afirmações abaixo:
I. O aquecimento tem como finalidade preparar o corpo, do ponto de vista fisiológico, metabólico e psicológico, para os movimentos que serão executados na aula.
II. No momento da parte principal da aula é que os métodos de treinamento, contínuo variável ou o fracionado intervalado extensivo, são aplicados para que os objetivos da aula sejam alcançados.
III. Na introdução à aula, o professor deve dar as boas-vindas e se apresentar, deve explicar aos alunos os principais pontos de atenção, o funcionamento dos equipamentos, dar dicas para iniciantes, intermediários e avançados e elevar a motivação dos alunos.
IV. Após o término da parte principal, é importante que os alunos parem de uma vez de realizar os exercícios com o intuito de restabelecer os sistemas fisiológicos que foram solicitados durante aula o mais rápido possível, esse momento é chamado de volta à calma.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.