ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53_2025
I. A Síndrome de West é caracterizada pela regressão em habilidades que já haviam se desenvolvido a partir do primeiro e segundo ano de vida. É causada por fatores pré-natais: disfunção genética.
II. O autismo é caracterizado pelo desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais. Nas modalidades de comunicação e no comportamento é causada por fatores pré-natais, como a idade materna avançada.
III. A Microcefalia caracteriza-se pelo crescimento insuficiente do cérebro e é causada por fatores pré-natais, como má formação e infecções uterinas, exposição da mãe à metais químicos, má nutrição da mãe durante a gestação e o zika vírus.
IV. A hidrocefalia é caracterizada pela alteração da produção, do fluxo ou da absorção do líquido cefalorraquidiano. É causada por fatores pré e pós natais, como má-nutrição materna, anomalias vasculares, infecção uterina, meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea, entre outros.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Acessibilidade atitudinal e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade comunicacional e acessibilidade atitudinal.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade instrumental.
Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade metodológica.
Acessibilidade programática e a acessibilidade comunicacional.
I. Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados sobreviventes se uniram para criar esportes que eles pudessem praticar, mesmo estando mutilados e com lesões medulares.
II. O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados no hospital em processo de reabilitação, começou a organizar jogos internos com o intuito de tornar a recuperação deles um pouco mais prazerosa.
III. Os soldados que sobreviveram após os combates passaram a praticar esportes adaptados incentivados por um dos soldados sobreviventes, grande criador das olímpiadas adaptadas de inverno, em função do clima europeu.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
( ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade promove dificuldades, como: controle de impulsos, concentração, memória, organização, planejamento e autonomia; gerando impactos comportamentais, intelectuais, sociais e emocionais.
As afirmações são respectivamente:
V; V; F.
F; V; F.
F; V; V.
V; F, F.
V; F; V.
I. A cegueira afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento.
II. Apesar de captar luzes em alguns casos, o indivíduo cego não é capaz de utilizá-la para realizar movimentos e se orientar pela visão.
III. A baixa visão se caracteriza pela existência de resíduo visual, que permite o indivíduo ler impressos a tinta, desde que utilize equipamentos especiais.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I. Em muitos momentos não será possível adaptar a aula/treino para os indivíduos com deficiência, mas este fato não prejudicará o indivíduo.
II. O profissional, ao desenvolver aulas/treinos totalmente voltadas para a adaptação, poderá levar à exclusão dos demais indivíduosos que não apresentam.
III. As aulas/treinos de Educação Física precisam estar voltadas totalmente ao indivíduo com deficiência, mesmo que os demais pessoas sejam excluídos da atividade.
IV. Incluir também é compreendido como um ato de excluir, pois indivíduos sem deficiência acabam tendo prejuízos em sua aprendizagem diante das adaptações.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A trajetória do indivíduo com deficiência é marcada por preconceitos e lutas em favor do direito à cidadania, de acordo com cada cultura dentro das sociedades. Na história da humanidade, a imagem que muitos deficientes carregavam era a imagem de deformação do corpo e da mente. O nascimento de indivíduos com deficiência era encarado como castigo de Deus; eles eram vistos como feiticeiros ou como bruxos. Eram seres diabólicos que deveriam ser castigados para poderem se purificar.
Fonte: FERNANDES, L. B.; SCHLESENER, A.; MOSQUERA, C. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas. Revista InCantare, 2011. Disponível em: https://bityli.com/lkOxhTs. Acesso em: 14 set. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre as quatro importantes fases acerca do desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
I. A considerada primeira fase se destacou por ter sido o período mais complexo.
II. A segunda fase ficou conhecida como a fase da segregação da pessoa com deficiência.
III. A terceira fase foi notável pelo desenvolvimento de escolas especializadas e turmas especiais em escolas públicas.
IV. A quarta fase foi considerada o primeiro passo para a valorização e luta pela igualdade de direitos na esfera educacional, fase da inclusão.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV
Estabeleceu que a educação de excepcionais deve se enquadrar no sistema geral de educação, a fim de integrá-los à comunidade.
Estabeleceu que as escolas devem adequar-se por meio de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades.
Estabeleceu sistemas de ensino aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Estabeleceu o direito à educação especializada, para crianças ou adolescentes que dela necessitavam por suas condições peculiares, ministrada nas escolas para débeis físicos e mentais.
Estabeleceu o direcionamento de alunos para o atendimento especializado por meio de um diagnóstico, compreendendo a avaliação das condições físicas, mentais, psicossociais e educacionais do excepcional.
II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por causas não traumáticas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Criança especial.
Pessoa portadora de deficiência.
Pessoa com deficiência.
Pessoa com necessidade especial.
Portador de necessidade especial.