ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 53_2024
QUESTÃO 1
A educação inclusiva possui grande relevância, e a criação de legislações voltadas para inclusão é prevista na Constituição em seu Art. 208, inciso III, que o dever do Estado. Com relação à educação, será efetivado mediante a garantia de “[…] atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino” (Brasil, 1988).
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 jan. 2024.
Muitas outras legislações foram aprovadas para a melhoria e ampliação do atendimento educacional especializado (AEE). Temos como destaque o CNE/CBE nº 4, de 2 de outubro de 2009, as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Trata-se de um documento específico que explica o Atendimento Educacional Especializado e determina como ele será organizado.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
Verificando as legislações, é importante também entender quem é o público-alvo da educação especial. Sobre o PAEE, analise as afirmativas a seguir:
- Alunos com altas habilidades e superdotação não são enquadrados como público-alvo da educação especial e não possuem diretos a atendimentos especializados.
- Os estudantes com distúrbios de aprendizagem não se enquadram no grupo de Transtornos Funcionais Específicos, conhecidos como: dislexia, disgrafia/disortografia: discalculia, e possuem atendimento especializado a fim de incluir e melhorar a aprendizagem.
III. A Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva sugere que, com relação aos Transtornos Funcionais Específicos, a educação especial atue de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
- Além do autismo, outros transtornos apresentam características semelhantes, isto é, as funções do desenvolvimento afetadas, qualitativamente, a saber: Síndrome de Rett; Transtorno ou Síndrome de Asperger; Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, sem outra especificação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Quando verificamos o trabalho colaborativo para inclusão do PAEE (Público-Alvo da Educação Especial), é de extrema importância ressaltar que esta colaboração deve ser realizada de maneira eficaz, precisando levar em consideração o pressuposto do planejamento em conjunto, que é o diálogo, a negociação e o respeito mútuo.
Fonte: CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. 300 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
Dessa maneira, o planejamento do trabalho colaborativo não se limita a reunir um grupo de pessoas com um objetivo coletivo a ser desenvolvido, pois o diálogo, a troca de experiência com relação a determinado entrave e o direcionamento das ações compartilhadas em comum levam os docentes a refletirem sobre os interesses de todos.
Fonte: FULLAN, M.; HARGREAVES, A. Por que é que vale a pena lutar? Porto: Porto Editora, 2001.
Para que o trabalho colaborativo seja realizado de maneira eficaz na escola, é preciso considerar, além do planejamento em conjunto, algumas condições imprescindíveis. Sobre essas condições, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Existência de um objetivo comum. Isso gera um caminho a ser seguido, levando o trabalho colaborativo ao objetivo traçado.
Alternativa 2 – Distinção entre participantes, pois nem todos os participantes do trabalho colaborativo devem ser relacionados para expor as ideias.
Alternativa 3 – Todos os integrantes de um trabalho participativo devem colaborar de forma igualitária. No entanto, sempre um dos integrantes será o responsável geral.
Alternativa 4 – Durante o trabalho compartilhado, todos os integrantes devem ter suas funções delimitadas, e o compartilhamento de responsabilidades não é viável.
Alternativa 5 – Para um excelente trabalho colaborativo, é imprescindível que não exista compartilhamento de recursos, pois cada integrante deve ser responsável por seus próprios recursos utilizados.
QUESTÃO 3
Os currículos e as práticas educacionais mais próximos do trato positivo da diversidade são aqueles que consideram a educação como processo demarcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, considerando assim as adaptações curriculares e o Atendimento Educacional Especializado dedicado aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos.
Fonte: adaptado de: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e integração social. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- É dever específico do profissional do Atendimento Educacional Especial realizar o encaminhamento do estudante ao tratamento fonoaudiológico.
- O profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve acompanhar, diariamente, os estudantes nas atividades desenvolvidas na sala de aula comum.
III. As adaptações curriculares devem ser voltadas para que a inclusão da pessoa com deficiência seja efetiva. Juntamente com elas, o trabalho do profissional de AEE é imprescindível.
- É necessário que o profissional de AEE oriente os docentes do Ensino Comum na elaboração das estratégias, de recursos, na organização da rotina e realize o atendimento pautado na individualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 4
A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista criou a Lei n. 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que consolida uma série de direitos e dentre eles está o Art. 7º.
Neste artigo, podemos encontrar a seguinte afirmação:
Alternativas
Alternativa 1 – A pessoa com transtorno do espectro autista incluída terá direito a acompanhante especializado desde que possa pagar o custo deste serviço.
Alternativa 2 – Ao ser diagnosticada, a família da pessoa com autismo tem sete dias úteis para s e pronunciar sobre a permanência ou não no plano de saúde.
Alternativa 3 – A pessoa com transtorno do espectro do autismo não é considerada de maneira similar àquele com deficiência, para todos os efeitos legais.
Alternativa 4 – O gestor escolar que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista será punido com multa de 3 (três) a 20 (vinte) salários mínimos.
Alternativa 5 – A internação da pessoa com transtorno do espectro do autismo deve se dar em unidade especializada, não devendo ser internado junto a pacientes que não apresentem o mesmo diagnóstico.
QUESTÃO 5
Os desafios e as possibilidades da formação continuada de docentes estão diretamente relacionados ao desenvolvimento permanente do aprendizado dos estudantes, pois como parte indissociável do processo de instrução são consideradas as expectativas de aprendizagem, além de identificar as lacunas do processo, principalmente no que trata a respeito do ensino e da aprendizagem dos alunos do PAEE (Público-Alvo da Educação Especial).
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e integração social. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Muitos cursos de licenciatura contemplam disciplinas de prática profissional, que versam sobre os conhecimentos específicos, voltados para os conteúdos da Educação Básica.
PORQUE
- A dicotomia estabelecida na organização e na estrutura dos cursos de licenciatura faz com que os docentes do Ensino Médio não consigam articular a teoria aprendida com a prática pedagógica escolar, sentindo-se despreparados para atuar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
As Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica é um documento dividido em 9 tópicos que possuem temáticas voltadas principalmente para a inclusão e o aprimoramento da regularização da educação inclusiva.
Elaborado pelo professor, 2023.
Em relação às diretrizes nacionais da educação especial na educação básica, analise as afirmativas abaixo:
- As diretrizes nacionais da educação especial na educação básica busca em vários de seus tópicos fornecer arcabouço para evitar a segregação de alunos com deficiência.
- Em seu primeiro tópico, as diretrizes nacionais da educação especial na educação básica apresentam um histórico da educação inclusiva e suas novas possibilidades.
III. Em relação a este documento, a construção da Inclusão na área educacional é formada pelo âmbito político, técnico-científico, âmbito pedagógico e administrativo.
- Quanto a organização, as diretrizes nacionais da educação especial na educação básica não abordam sobre as flexibilizações e adaptações curriculares, os serviços de apoio pedagógico especializado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi considerada mais um avanço em prol do compromisso com a educação inclusiva, pois foi a partir da aprovação desse documento que a inclusão começou a se efetivar de maneira mais notória nas escolas de todo o país. Essa política visa assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Garante acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade apenas até os anos finais do ensino fundamental.
Alternativa 2 – Preza pela participação do aluno com necessidades educacionais especiais no atendimento educacional especializado no período normal de aula.
Alternativa 3 – Estabelece a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior e a oferta do atendimento educacional especializado.
Alternativa 4 – Garante a formação de professores para o atendimento educacional especializado, sendo apenas estes profissionais capacitados para o trabalho de inclusão em toda instituição escolar.
Alternativa 5 – A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva não garante acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação, entre outras modificações.
QUESTÃO 8
“A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular não consiste na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.”
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. CNE: Brasília, p.1, 2001.
A Declaração de Salamanca ajudou a expandir o conceito de necessidades educativas especiais para todo aquele que precisasse da adaptação da escola para que suas necessidades fossem atendidas e a escolarização, assim, pudesse se encaminhar. Nesse sentido, a educação inclusiva nos lembra que não apenas os alunos com deficiência têm sofrido dificuldades de inserção nos espaços escolares. É a partir desse marco que a educação inclusiva vai se popularizando, partindo sim da educação especial, mas vislumbrando uma nova concepção de educação: a escola precisa incluir não apenas os “especiais”, mas todos os alunos.
NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação inclusiva: entre a história, os preconceitos, a escola e a família. Psicologia: ciência e profissão, v. 35, p. 1106-1119, 2015.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
- Nos dois excertos podemos perceber que não bastam apenas adaptações superficiais, devemos pensar em inclusão para todos os alunos, sejam eles portadores de deficiência ou não.
PORQUE
- Deste modo, todos se beneficiariam da educação inclusiva, tornando a educação e consequentemente a sociedade locais de inclusão e aprendizado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, em seu Art. 2º estabelece, entre outras diretrizes, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos(as) profissionais da educação. A valorização do profissional da educação é organizada no PNE, nas metas 15, 16, 17 e 18, que abordam a formação, a carreira, a remuneração e as condições de trabalho.
Fonte: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/formacao-de-professores. Acesso em: 20 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – ONE e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A respeito da Formação inicial, uma das estratégias propostas na Meta 15 é fomentar a oferta de cursos técnicos de nível médio e tecnológicos de nível superior destinados à formação, nas respectivas áreas de atuação, dos(as) profissionais da educação de outros segmentos que não os do magistério.
PORQUE
- Na formação continuada, o objetivo proposto é implantar, no prazo de um ano de vigência desta lei, política nacional de formação continuada para os profissionais da Educação de outros segmentos que não os do magistério, construída em regime de colaboração entre os entes federados.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Inclusão em sua definição literal quem dizer “fazer parte de ou participar de” desta forma, a inclusão não deve ser apenas uma proposta ou pensamento, deve ser realizada de modo que a pessoa com necessidades especiais possa sem incluída na sociedade, de modo a possuir os mesmos direitos da demais pessoas.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC
Assim como no excerto e a imagem acima, é necessário repensar e reorganizar o ambiente escolar para que os alunos com necessidades especiais sejam incluídos em todos os momentos dentro da escola.
Elaborado pelo professor, 2023.
Desta forma, analisando o contexto da inclusão social e a imagem, analise as afirmativas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso:
- Como na imagem acima, podemos verificar que a inclusão se faz com a participação de todos, seja na sociedade ou no ambiente escolar.
- Não existe legislação que forneça respaldo para a pessoa com necessidades especiais ser inserida na educação comum.
III. É direito da pessoa com necessidades especiais possui atendimento igual tanto na sociedade quando na educação.
- Pequenas transformações no ambiente escolar, sejam elas transformações físicas internas ou externas, já possibilitam que a pessoa com deficiência possa ter a liberdade e a integração nos ambientes de convívio comum.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – F, F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, F.