ATIVIDADE 2 – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS – 53_2024
QUESTÃO 1
A Aprendizagem Significativa ocorre quando novos conceitos se relacionam de maneira não arbitrária e substantiva com os conhecimentos prévios dos alunos. Para isso, é necessário que os conhecimentos prévios sejam relevantes e bem organizados, proporcionando uma base sólida para a integração de novos conteúdos.
Fonte: ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. de. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR: UniCesumar, 2021.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Aprendizagem Significativa depende da relevância e organização dos conhecimentos prévios dos alunos, pois são esses conhecimentos que permitem a ancoragem dos novos conceitos, facilitando a construção de uma compreensão mais profunda e duradoura.
PORQUE
- Conhecimentos prévios relevantes e bem organizados proporcionam uma estrutura cognitiva estável, que é essencial para a assimilação e integração de novos conteúdos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel destaca a importância dos organizadores prévios, que são mecanismos pedagógicos utilizados para ligar os conhecimentos prévios dos alunos aos novos conteúdos a serem aprendidos. Esses organizadores ajudam a estruturar a aprendizagem de forma a tornar novos conhecimentos mais compreensíveis e acessíveis aos alunos.
Fonte: ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. de. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR: UniCesumar, 2021.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Organizadores prévios são essenciais para a Aprendizagem Significativa porque fornecem uma estrutura que ajuda os alunos a relacionarem novos conhecimentos com o que já sabem, facilitando a compreensão e a retenção dos novos conteúdos.
PORQUE
- Organizadores prévios fornecem uma ponte cognitiva entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos a serem aprendidos, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
As diferentes tecnologias podem ser classificadas em três grandes grupos: físicas, organizadoras e simbólicas. Cada grupo desempenha um papel específico no contexto educacional e na sociedade. Tecnologias físicas incluem dispositivos como computadores e tablets, tecnologias organizadoras referem-se a sistemas produtivos e métodos de ensino, enquanto tecnologias simbólicas envolvem formas de comunicação como a escrita e a fala.
ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. de. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR: UniCesumar, 2021.
Sobre a classificação das tecnologias, avalie as afirmativas a seguir:
- Tecnologias físicas englobam equipamentos eletrônicos que são usados diretamente pelos usuários.
- Tecnologias organizadoras referem-se exclusivamente a métodos de ensino, ignorando outras formas de organização social e produtiva.
III. Tecnologias simbólicas incluem formas de comunicação, como a escrita, a fala e outros sistemas de símbolos usados para transmitir informações e ideias.
- Tecnologias organizadoras abrangem sistemas produtivos e métodos de ensino que ajudam a estruturar e otimizar processos e relações.
- Tecnologias físicas se limitam a artefatos digitais, como smartphones e laptops, e não incluem tecnologias tradicionais como livros e calculadoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e V, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
Nos últimos anos, o termo aprendizagem ativa vem gradativamente ganhando atenção no cenário educacional nacional. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) se configura como uma perspectiva de proporcionar, aos estudantes, condições de aproximarem a realidade vivenciada no cotidiano com aquilo que é aprendido na escola. No contexto do LEM, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O LEM é um laboratório moderno e digital que transmite o conteúdo de modo efetivo, ou seja, a transmissão do conhecimento é garantida por conta das tecnologias.
Alternativa 2 – O LEM é um ambiente escolar o desenvolvimento de atividades experimentais, inclusive de produção de materiais instrucionais que possam facilitar o aprimoramento da prática pedagógica na Educação Matemática.
Alternativa 3 – O LEM é um local exclusivamente destinado para os professores e diretores, que poderão utilizar esse local exclusivamente para a construção de conteúdos para as aulas e para a elaboração de avaliações escritas.
Alternativa 4 – O LEM é um ambiente escolar destinado exclusivamente para a realização de aulas regulares de Matemática e, nesse sentido, não pode ser utilizado para explicar dúvidas de alunos e nem para o planejamento de atividades.
Alternativa 5 – No LEM o professor não pode usar brinquedos e jogos para ensinar conceitos matemáticos, porque quando um material é divertido ele nunca é informativo. Sendo assim, o ideal é utilizar recursos não divertidos porém muito informativos.
QUESTÃO 5
O jogo, assim como qualquer material didático que o professor escolhe utilizar em suas propostas de ensino e aprendizagem, deve “[…] propiciar a aquisição de habilidades, permitir o desenvolvimento operatório do sujeito e, mais, estar perfeitamente localizado no processo que leva a criança do conhecimento primeiro ao conhecimento elaborado” (MOURA, 1992, p. 47).
MOURA, M. O. de. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Publicação séries e ideias, p. 45-52, 1992.
Com base na reflexão apresentada, analise as asserções a seguir.
- A reflexão evidencia que o uso do jogo ou qualquer material pedagógico deve assegurar a promoção de situações que permitam os estudantes mobilizarem conhecimentos prévios para a construção de outros mais elaborados.
DIANTE DISSO
- A linguagem matemática, pouco a pouco, será incorporada aos conceitos matemáticos formais com o uso do jogo, por exemplo, quando os estudantes podem, no contexto de um jogo de trilha, associar o “voltar” algumas “casas” com a compreensão dos números inteiros, isto é, o ato de retroceder algumas “casas” pode representar elementos do conjunto dos números negativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A gamificação na educação tem sido utilizada como uma estratégia para aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais pode proporcionar uma aprendizagem mais interativa e divertida. Essa abordagem busca transformar a experiência de aprendizado, tornando-a mais envolvente e incentivando a participação ativa dos alunos.
ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. de. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR: UniCesumar, 2021.
Sobre a gamificação no ensino, avalie as afirmativas a seguir:
- A gamificação pode aumentar a motivação dos estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais estimulante e envolvente.
- Elementos de jogos são aplicados somente em disciplinas exatas, pois não são eficazes em áreas como ciências humanas e sociais.
III. A gamificação não tem impacto no desempenho acadêmico dos estudantes, sendo apenas uma estratégia de entretenimento.
- Jogos educativos podem tornar a aprendizagem mais interativa e prática, facilitando a compreensão de conceitos complexos.
- A aplicação de jogos é uma prática recente na educação e ainda está em fase experimental.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – III e V, apenas.
QUESTÃO 7
Para a população Nativa Digital, os artifícios tecnológicos, como smartphone e notebooks, tornaram-se necessidades básicas para a vida cotidiana. Em tempos de amplos meios de divulgação de informações, as empresas jornalísticas buscam estratégias para cativar e manter seu público consumidor. Assim, ao acessar reportagens e/ou artigos com títulos e manchetes atrativas, fica-se sujeito tanto a informações confiáveis quanto a informações controversas, as famosas “Fake News”.
Fonte: adaptado de: ALMEIDA JÚNIOR, E. R. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O conhecimento de senso comum e o professor de ciências: reflexões à luz da teoria das representações sociais. In: SHIGUNOV NETO, A. et al. (org.). A formação de professores de física em discussão: passado, presente e perspectivas. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Nzh2I4LH7g9h2H4qbcNFTWD9rgsezfID/view. Acesso em: 25 out. 2023.
Sobre conhecimento e informação, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao ter acesso a um amplo repertório de informações, o estudante já possui garantias de que a construção do conhecimento científico acontecerá.
II. O professor é o detentor do saber, isto é, o professor deve dominar todo o conhecimento de sua área para transmiti-lo de forma organizada e resumida para seus alunos.
III. O professor é o responsável pela mediação do processo de que as informações sejam transformadas em conhecimentos na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, a informação é aplicada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
A fortificação de tecnologias digitais na Educação permitiu o desenvolvimento de teorias cognitivistas que visam elucidar os elementos essenciais para a aprendizagem multimídia. A respeito da formação da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) e suas explicações para o processo de construção da aprendizagem multimídia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A TCAM concebe que a aprendizagem, durante a interação com um recurso multimídia, ocorre por um canal duplo de processamento cognitivo: o auditivo e o visual.
PORQUE
- Quando uma informação é apresentada em dois canais, o aluno tem duas vezes mais exposição ao conteúdo e, além disso, as informações captadas por meio de imagens e sons são complementares, ou seja, os modelos verbais e visuais criados durante a interação com um recurso digital facilitam a compreensão humana.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A tecnologia tem mudado significativamente os métodos de ensino, introduzindo novos recursos e ferramentas que facilitam o aprendizado. A inserção de recursos digitais, como simuladores e aplicativos educativos, tem demonstrado potencial para melhorar a compreensão dos estudantes sobre conceitos complexos. No entanto, a eficácia dessas tecnologias depende de sua integração adequada com metodologias pedagógicas eficazes.
ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. de. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR: UniCesumar, 2021.
A respeito da influência das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Tecnologias digitais são mais eficazes apenas em disciplinas exatas.
Alternativa 2 – Tecnologias digitais substituem a necessidade de professores em sala de aula.
Alternativa 3 – A utilização de tecnologias digitais garante, por si só, a aprendizagem dos estudantes.
Alternativa 4 – O uso de tecnologias digitais é irrelevante para o aprendizado de conceitos complexos.
Alternativa 5 – Tecnologias digitais devem ser utilizadas em conjunto com metodologias pedagógicas adequadas.
QUESTÃO 10
Diante dessa necessidade de desenvolver o letramento matemático, em consonância com as competências gerais da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular propõe algumas competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental. Uma destas competências enfatiza o potencial da tecnologia para a aprendizagem dessa área do conhecimento, “utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados” (BRASIL, 2018, p. 267).
Fonte: ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. [Unidade 2, p. 45].
A respeito da formação de professores para o século XXI e suas implicações no âmbito da sala de aula, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O termo “professor mediador” pressupõe que o professor deve proporcionar dinâmica ao processo de aprendizagem, isto é, colaborar para que os alunos consigam superar suas dificuldades quando colocados diante de questões éticas, sociais e profissionais.
PORQUE
- As práticas de ensino contemporâneas requerem a centralidade do processo no aluno e não ao ensino, ou seja, não basta a transmissão de informações aos alunos e sim a promoção da aprendizagem cognitiva profunda.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.