ATIVIDADE 2 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Na escola, o obstáculo epistemológico assume função didática e permite superar duas grandes ilusões no ensino de Ciências: o não rompimento entre os conhecimentos cotidiano e científico e a crença de que se conhece a partir do nada. Uma das proposições é que estes obstáculos, muitas vezes, acontecem em relação ao trabalho docente.
Sobre os obstáculos que existem em relação aos professores, analise as afirmativas a seguir:
- Dificuldades na formação inicial.
- Carência de formação continuada do professor.
III. Falta de fundamentação teórico-metodológica.
- Trabalho crítico-analítico com o livro didático adotado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A Educação Ambiental transcende a unidade temática vida e evolução por conta de seu caráter interdisciplinar. Na realidade, a Educação Ambiental também se mostra como uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais.
Fonte: ARAÚJO, João Luis Dequi; BRUGO, Ozilia Geraldini. Metodologia do Neisno de Ciências. Maringá: Unicesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
- A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1º, VI, estabelece a obrigação do Poder Público de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.
PORQUE
II. A educação para o meio ambiente vem crescendo e assumindo um papel muito importante na criação de uma linguagem comum na comunidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Disponívem em: https://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/. Acesso em: 13 dez. 2023.
Com base nas informações apresentadas na imagem, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
- A figura do cientista se baseia em estereótipos, não pertinentes à sociedade contemporânea.
PORQUE
II. O trabalho pedagógico deve ser baseado em uma discussão dialética, que proporcione professor e alunos utilizando da premissa: prática-teoria-prática.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Fonte: https://img.imageboss.me/revista-cdn/cdn/44394/5e69eaa7225eb126e41ff1ce462ebec0483b0bfe.jpg?1682443514
Com base nas informações apresentadas na imagem, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A figura do cientista se baseia em estereótipos, pertinentes à sociedade atual e contemporânea.
PORQUE
II- O trabalho do cientista se baseia única e especificamente naquele que desenvolve atividades laboratoriais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Ao estudar a BNCC de Ciências, você vai perceber que há novos nomes para os antigos eixos temáticos que organizavam os conteúdos do componente curricular. Mas a mudança vai além da nomenclatura. No que diz respeito a área da Ciência da Natureza, o objetivo principal é proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade.
Fonte: Burgo, João Luis Dequi Araújo Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá /PR. UniCesumar, 2022.
Com base nas informações acerca da área intitulada ciências da natureza, avalie as afirmações a seguir.
I- A área ciência da natureza não está subdividida em três unidades temáticas: Biologia, Física e Química.
II- A unidade temática Matéria e Energia não é responsável pelo estudo da matéria e suas transformações.
III- A unidade temática Terra e Universo não objetiva discutir sobre as características dos seres vivos que habitam na terra.
IV- A unidade temática Vida e Ebulição prevê um estudo que seja baseado nas relações naturais do homem para com o ambiente e características evolutivas dos seres vivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas;
Alternativa 3 – III e IV, apenas;
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas;
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Ao estudar a BNCC de Ciências, você vai perceber que há novos nomes para os antigos eixos temáticos que organizavam os conteúdos do componente curricular. Mas a mudança vai além da nomenclatura. No que diz respeito a área da Ciência da Natureza, o objetivo principal é proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade.
Elaborada pelo professor, 2024.
Com base nas informações acerca da área intitulada ciências da natureza, avalie as afirmações a seguir.
I- A área ciência da natureza está subdividida em três unidades temáticas: Biologia, Física, Química e Geografia.
II- A unidade temática Matéria e Energia não é responsável pelo estudo da matéria e suas transformações.
III- A unidade temática Terra e Universo objetiva discutir sobre as características dos seres vivos que habitam na terra.
IV- A unidade temática Vida e Ebulição prevê um estudo que seja baseado nas relações naturais do homem para com o ambiente e características evolutivas dos seres vivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas;
Alternativa 3 – III e IV, apenas;
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas;
Alternativa 5 – l, ll, lll e lV.
QUESTÃO 7
O contexto no qual a aprendizagem acontece é fundamental para o planejamento. A respeito disso, a atividade de planejar não deve ignorar alguns pressupostos fundamentais que valem para o estudo de Ciências. Nesta perspectiva, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
Elaborada pelo professor, 2024.
Alternativas
Alternativa 1 – As ciências devem se legitimar por currículos desligados do mundo, não deve ser contínua e prosseguir ao longo da vida.
Alternativa 2 – O ensino de Ciências não deve ter ?lugar? em outros ambientes que não somente a escola formal afinal este deve explicitar o trabalho de campo.
Alternativa 3 – O desenvolvimento de competências e atitudes científicas deve ser ignorado em prol daquele que pode ser visto como um ?corpo de conhecimentos?.
Alternativa 4 – O Ensino de ciências não deve primar por uma abordagem histórica pois no terreno científico, a exploração do experimental é um imperativo.
Alternativa 5 – O Ensino de Ciências deve possibilitar o desenvolvimento de competências e atitudes científicas dos estudantes.
QUESTÃO 8
A Educação Ambiental transcende a unidade temática vida e evolução por conta de seu caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdiciplinar. Na realidade, a Educação Ambiental se mostra como uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, e é exatamente por isso que sua prática se faz tão importante, a fim de solucionar as questões relativas ao acúmulo de resíduos, desperdício de água, entre outras.
Burgo, João Luis Dequi Araújo Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá – PR.: UniCesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1o, VI, não estabelece a obrigação do Poder Público de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, pois a conscientização pública deve partir dos próprios cidadãos.
PORQUE
II- Com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002 o Brasil se destacou como o único país da América Latina a ter uma política nacional especificamente voltada para a Educação Ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Considera-se que, no processo de ensino e aprendizagem, a construção de conceitos pelo estudante acontece no confronto entre a interação social e científica. A partir dessa concepção, Vygotsky (1991) desenvolve o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Fonte: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), analise as afirmativas a seguir:
- A distância entre o que o estudante já sabe e consegue, efetivamente, fazer ou resolver por ele mesmo.
- O que o estudante ainda não sabe, mas pode vir a saber, com a mediação de outras pessoas.
III. O nível de conhecimento real e o nível de conhecimento potencial de cada estudante são variáveis e determinados principalmente pela mediação didática.
- Fundamento do processo pedagógico que propicia ao estudante realizar sozinho, amanhã, aquilo que hoje realiza com a ajuda do professor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
O contexto de uma sala de aula é objeto de estudo de um futuro pedagogo, principalmente no que diz respeito ao professor e ao aluno e os processos dinâmicos de uma sala de aula, afinal, são pontos focais de seu futuro trabalho. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que descreve de modo correto o papel do professor no século XXI.
Alternativas
Alternativa 1 – O professor deve intervir no processo de aprendizagem.
Alternativa 2 – O professor é transmissor de conhecimento para o aluno.
Alternativa 3 – O papel do professor, atualmente, difere do docente considerado ?tradicional?.
Alternativa 4 – O papel do professor como mediador ou facilitador do processo de aprendizagem aparece como condição não essencial.
Alternativa 5 – O professor atua como um agente ?cuidador? do aluno em meio ao seu próprio processo de aprendizagem.