ATIVIDADE 3 – PED – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
Um dos mais expressivos pensadores da fenomenologia foi Henri Bergson (1859-1941). Duas de suas principais temáticas são o conhecimento e o tempo: o quanto temos uma percepção generalista e quantitativa desses dois elementos fundamentais para a definição da existência humana.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O tempo, para Bergson, é uma constante quantitativa. Ele sempre se soma e é a descrição da experiência.
Alternativa 2 – Para Bergson, pensador francês, o conhecimento é sempre fruto da reflexão humana, ele nunca se transforma em hábito.
Alternativa 3 – Para Bergson, o tempo é uma constante e tem a mesma medida, independente da experiência.
Alternativa 4 – Todo o conhecimento acaba por se manter na memória da mesma forma, com a mesma importância, independente do que tenha ocorrido.
Alternativa 5 – Para Bergson, o tempo é qualitativo. Por isso, a experiência lhe dá significado e intensidade. Assim como há conhecimentos reflexivos e habituais.
QUESTÃO 2
Durante a denominada Era Vargas (1930-1945), a educação ganhou maior notoriedade. A busca em dar eficiência à rede educacional interessava ao poder estabelecido. Em 1937, Vargas se tornou ditador e implantou uma política educacional de caráter nacionalista e tecnicista, o que pode ser percebido pelas ações do poder público.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas características e medidas tomadas pelo governo com relação à educação durante a Era Vargas, analise as afirmativas a seguir:
I. A Reforma Capanema (1942) foi uma das principais mudanças na política educacional do país. Seu teor demonstrava a preocupação com uma educação padronizada em todo o país.
II. Defensor da democracia e preocupado com a cidadania, Gustavo Capanema, ministro da Educação, durante a ditadura Vargas, promoveu uma educação crítica e de cunho libertário.
III. Uma das principais preocupações do governo varguista era em defesa do nacionalismo e do civismo, aliadas a uma educação profissionalizante.
IV. Inspirada no pensamento de Paulo Freire, a educação do governo Vargas visava alfabetizar os idosos e valorizar a cultura regional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Na história da educação brasileira há uma formação moral cristã significativa. O papel das instituições confessionais remonta à formação da nação, nos primórdios da colonização portuguesa, que levou à constituição do território e do Estado. Entender a história da educação é considerar a relevância que as instituições cristãs católicas exerceram.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Além da presença de instituições confessionais, a formação educacional brasileira também tem a participação de livres pensadores e intelectuais que vieram de Portugal e organizaram uma formação laica, independente.
II. O racionalismo dominou os princípios curriculares das instituições cristãs católicas. Esta determinação gerou um ambiente social marcado por cientistas empiristas com tendência naturalista, o que fez da ciência uma característica da educação brasileira.
III. A mais importante instituição religiosa na formação brasileira foi a Ordem Jesuíta. Responsável pela educação no reino português, os inacianos fundaram colégios e missões no Brasil Colônia.
IV. Ainda hoje é possível perceber a importância das instituições confessionais na formação do Brasil. Mesmo ao longo da história, as instituições de formação religiosa influenciaram a vida pública.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Não podemos negar os efeitos que as duas guerras mundiais provocaram na compreensão humana sobre a realidade. A crise da identidade humana se torna tema central nos debates filosóficos, nas artes e na cultura. Resgatar a subjetividade e entender o “mal” que o ser humano é capaz de fazer aos de sua própria espécie é angústia do saber filosófico. Nesse ambiente se desenvolve a Fenomenologia, escola filosófica que tem diversos pensadores como expressão, um dos mais importantes foi Edmund Husserl (1859-1938).
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o pensamento fenomenológico, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A fenomenologia valoriza a exatidão da lógica, a objetividade e a padronização da experiência.
Alternativa 2 – Os fenomenólogos são opositores da subjetividade, pois todo o saber é fruto da descrição empírica.
Alternativa 3 – A experiência tem papel secundário para a fenomenologia. Ela empobrece o saber, pois o conhecimento antecede a comprovação.
Alternativa 4 – A fenomenologia valoriza a experiência. Para eles, há uma relação entre a mente e o objeto marcada pelas sensações e valores que o ser humano tem em si e que se confundem com a percepção.
Alternativa 5 – A fenomenologia se apega ao fato, nada mais é importante do que o acontecimento. Isso independe da existência ou não do ser humano.
QUESTÃO 5
O existencialismo, de Jean-Paul Sartre (1905-1980), foi marcante no século XX. Uma percepção do ser humano através do desdobramento da fenomenologia. A crise do eu é o centro deste debate. A liberdade é um princípio fundamental no entendimento da condição humana. Nem sempre compreendido de forma correta, a liberdade tem um significado singular nas teses existencialistas.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Acerca da liberdade para o existencialismo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A liberdade, para Sartre, é uma condição conquistada na garantia jurídica. A lei é a sustentação da liberdade.
Alternativa 2 – Toda a liberdade é uma conquista do comportamento, não há uma liberdade inata, mas legitimada pelo contrato social.
Alternativa 3 – Toda a liberdade deve ser definida racionalmente. Ela precisa ser descrita para que exista. Não há liberdade teórica.
Alternativa 4 – A liberdade é condição inata ao ser humano, ele é livre. Sua condição de condução da vida lhe dá o desafio de se posicionar no mundo, de ser nele.
Alternativa 5 – A liberdade é uma utopia para o existencialismo. O ser humano é condicionado pelo meio, não escolhe nada, apenas reproduz o que lhe é imposto.
QUESTÃO 6
O materialismo histórico e dialético influenciou a educação no Brasil. Hoje, o que denominamos de pedagogia histórico-crítica é uma expressão desta influência. Para esta linha teórica, a educação tem um papel fundamental diante dos problemas sociais.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a pedagogia histórico-crítica e a influência do materialismo histórico na educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A educação deve ser uma reprodutora de conteúdos, não deve se levar para o ambiente educacional os debates sobre as questões sociais.
Alternativa 2 – Para este pensamento educacional, o professor tem papel secundário na formação dos alunos, e os meios técnicos da educação devem ser valorizados.
Alternativa 3 – A didática é elemento central no pensamento histórico-crítico. As etapas formais de análises dos conteúdos devem ser respeitadas, principalmente com livros didáticos que resumem a proposta de ensino.
Alternativa 4 – Toda a educação tem como principal elemento de formação o espaço físico. O aluno deve ser acomodado em um ambiente que o condicione ao ensino e aos conteúdos aplicados.
Alternativa 5 – A educação deve ser direcionada a potencializar a capacidade de análise e crítica do aluno. O conhecimento deve ser instrumento para a compreensão e consciência social na busca de superação das desigualdades.
QUESTÃO 7
A história da educação brasileira reflete em muito o contexto social nos diversos momentos da formação e consolidação do estado nacional. Um dos momentos em que a educação passou a ser discutida com intensidade foi a Primeira República (1889-1930). Por um lado, ocorre uma influência de ideias “importadas”, consideradas eficientes para a mudança da realidade educacional brasileira; por outro, há uma realidade social que limita a implantação de mudanças na política educacional do país.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assinale a alternativa correta que demonstra essa contradição com relação ao Período da Primeira República.
Alternativas
Alternativa 1 – O país viveu um surto industrial que elevou a necessidade de mão de obra qualificada, o que fez se multiplicar pelo país o ensino técnico profissionalizante, o qual, até hoje, é uma característica marcante da formação educacional brasileira.
Alternativa 2 – A libertação dos escravos durante o Império (1822-1889) gerou uma população de trabalhadores disposta e incentivada à qualificação profissional. Na Primeira República, a alfabetização dos brasileiros foi o principal objetivo, reduzindo o analfabetismo a menos de 2% da população.
Alternativa 3 – Os debates educacionais na Primeira República não atingiram a população de uma maneira geral. A maioria dos brasileiros permaneceu analfabeta e desqualificada.
Alternativa 4 – A formação educacional brasileira foi favorecida pela supremacia das atividades urbanas sobre a rural. As medidas governamentais foram para permitir que a maioria das crianças do país frequentasse as escolas de formação básica, o que atingiu mais de 90% das crianças, em 1920.
Alternativa 5 – A Primeira República (1889-1930) foi dominada pela elite industrial e comercial. O deslocamento maciço de brasileiros do campo para a cidade disponibilizou mão de obra para o parque industrial. Esse ambiente permitiu a população da educação básica e profissionalizante.
QUESTÃO 8
Na educação, o pensamento mecanicista ganhou influência após a Revolução Industrial. Da mesma forma que a produção em série se mostrava eficiente, o saber humano poderia ser multiplicado como um produto? Uma proposta desumana ou eficiente?
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o método mecanicista e a educação, analise as afirmativas a seguir:
I. Pela educação mecanicista se valoriza a subjetividade e a criatividade do educando, isto é, a capacidade de compreender o conhecimento reconhecendo os limites dos seres humanos diante de contextos distintos.
II. Focada na reprodução em massa de um modelo padrão de comportamento e do conhecimento, o método mecanicista considera que os seres humanos são iguais em potencial, e que a ciência é ferramenta de ação.
III. O método mecanicista tem no Positivismo uma de suas expressões. Defendendo a ciência como condição de transformação da realidade, desde que adotada como critério de ação, fundamenta-se na eficiência racional para a superação dos problemas sociais.
IV. A cultura é um mecanismo, a condição fundamental para a compreensão da vida e não a ciência e a racionalidade. O mecânico é, nesse sentido, o padrão cultural, o modelo condicionado de percepção da realidade através de valores sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
No Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), em especial em sua proclamação, o Positivismo, método fundado por Augusto Comte, influenciou os debates sobre a educação no país. Um dos personagens importantes na defesa do método positivista foi Benjamin Constant, militar brasileiro e participante do movimento republicano.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o Positivismo e sua influência na educação brasileira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Estabelecendo uma educação fundada na subjetividade, o positivismo buscou valorizar o ambiente escolar como uma fraternidade. Para os seguidores de Augusto Comte, o mais importante é o tratamento humano, e não a razão científica.
Alternativa 2 – Comte foi um defensor da teologia cristã. Por sua inspiração, no Brasil, foi estabelecida uma reforma educacional que permitiu um aumento da influência das escolas confessionais na formação básica.
Alternativa 3 – O lema impresso na Bandeira Nacional, Ordem e Progresso, é inspirado nas teses de Augusto Comte. Com forte teor da disciplina militar, o lema buscava considerar que a razão deve orientar a ação, fator decisivo para o progresso do país, segundo o pensamento positivista.
Alternativa 4 – A democracia dentro da escola foi proposta por Benjamin Constant, então ministro da educação do governo do Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador da república. Os militares consideravam que a liberdade deve ser estabelecida desde a formação básica, incentivando a cidadania.
Alternativa 5 – A escola otimista, como é conhecida a metodologia positivista, tinha como base a percepção de progresso como condição da vida social. Logo, o termo se associa à classificação dos conteúdos que exaltam os feitos humanos, para estimular o sucesso dos alunos na escola e na vida social.
QUESTÃO 10
Muito se fala da educação tradicional, mas o que ela significa? Na atualidade, há inúmeras críticas à postura de professores que reproduzem dentro de sala de aula um comportamento didático conservador. Contudo, é necessário definir o que seria uma educação com este perfil.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
A respeito do tema exposto, assinale a alternativa correta que define a Pedagogia Tradicional:
Alternativas
Alternativa 1 – A escola tradicional valoriza a retenção do saber no professor e tem como função a transmissão do conhecimento, não respeitando o tempo nem o ritmo de cada educando, suas possíveis dificuldades e limitações.
Alternativa 2 – A escola tradicional respeita o tempo de cada aluno, sua singularidade. O eixo principal da formação está nos núcleos de interesses elaborados pelos educandos.
Alternativa 3 – A escola tradicional se sustenta em valores religiosos e de forte crítica ao mundo laico, denominado de secular.
Alternativa 4 – A escola tradicional se atém aos meios de formação e desloca a formação do professor. Para esta linha pedagógica se deve valorizar os recursos e não o conteúdo.
Alternativa 5 – Ligada à crítica científica, a escola tradicional busca a compreensão dos conteúdos por conhecimentos clássicos, lutando contra qualquer modernidade com relação ao que é programado para o ensino.