ATIVIDADE 3 – PSICO – PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A Psicopedagogia “como ferramenta nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, contribuir na busca de soluções para a difícil questão da aprendizagem. Sabemos que é uma temática que deve ser olhada como atividade do indivíduo ou grupos, que mediante a incorporação de informações e desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal, dos quais revertem no manejo instrumental da realidade” (Terminelis, Morais & Silva, 2022, p. 121)
Terminelis, J. R. M. B. Morais, E. M. Silva, R. T. A UTILIZAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA SOLUCIONAR QUESTÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Educação, saúde e meio ambiente: caminhos da formação cidadã e a realidade: Editora Epitaya. Rio de Janeiro. 2022. pag.121.
A teoria da epistemologia convergente “é o esquema conceitual configurado em virtude da assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalista, psicogenética de Genebra e da psicologia Social.” (Visca, 2010, p.116).
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente. – Jorge Visca. Segunda edição. Tradução: Laura Monte Serrat Barbosa.- São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010. 160p.
Analise as afirmativas seguintes.
I – A psicopedagogia se ocupa de um sujeito que aprende, assim como a psicanálise se ocupa de um sujeito que deseja e a epistemologia genética de um sujeito que conhece.
II – A Epistemologia Genética de Jean Piaget, cujo foco é o sujeito que constrói conhecimento a partir da relação que estabelece com o objeto.
III – A epistemologia genética de Piaget considera que o desenvolvimento do indivíduo só ocorre mediante as interações que estabelece com o contexto histórico e cultural.
As afirmativas I, II, III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V.
Alternativa 5 – F, V, F.
QUESTÃO 2
TEXTO 1: O papel da supervisão psicopedagógica é imprescindível para a atuação de estudantes e profissionais. Auxilia na tomada de decisões, no suporte emocional, na construção do conhecimento e na conduta ética e profissional. Nenhuma pessoa nasce com o olhar psicopedagógico, mas desenvolve social e coletivamente.
Elaborado pelo professor, 2024.
Fonte: https://comunicacaoprodutiva.com.br/assunto/charge/ (Acesso em: 25/06/2024).
A partir da charge e do texto, considerando os estudos acerca da supervisão pedagógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O pensamento crítico, ao ser aplicado na supervisão psicopedagógica, permite uma reestruturação contínua do fazer psicopedagógico, com troca de informações e análise fundamentada teoricamente.
PORQUE
- A supervisão psicopedagógica proporciona momentos de escuta, análise e um levantamento de possibilidades de atuação e intervenção ao caso supervisionado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Na década de 80, surgiram novas concepções críticas de atuação profissional que afastaram a Psicologia Escolar e Educacional do modelo clínico-médico e aproximaram-na de uma abordagem mais voltada para a atuação junto aos membros da comunidade escolar.
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. ( Adaptado)
De acordo com este fragmento de texto, analise as afirmativas.
- O psicólogo escolar pode contribuir na ressignificação de concepções e práticas, segundo uma perspectiva preventiva, institucional, relacional e, socialmente, comprometida.
- O Psicólogo escolar pode atuar desenvolvendo práticas favorecedoras de aprendizagem e desenvolvimento, mediar o processo de ensino, promover espaços de reflexão crítica, sendo mediador de relações, importante para o suporte à prática docente.
III. Na psicologia, o foco sempre será o funcionamento da vida psíquica, a relação entre elementos conscientes e inconscientes e os mecanismos de ajuda que impedem que os alunos tomem conhecimento deste conteúdo mais superficial.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
A filogênese refere-se a composição de uma base orgânica semelhante de uma espécie, revelando as características, elementos e especificidades que são centrais ao longo da evolução e desenvolvimento dos seres de uma mesma espécie.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando os estudos acerca da filogênese, seleção natural e evolução da espécie, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A filogênese diz respeito às características iniciais da espécie, sem a possibilidade de variações e mudanças em suas características.
Alternativa 2 – A seleção natural atua de forma imediata e rápida, adaptando os indivíduos às mudanças ambientais recentes, ao invés de requerer milhões de anos para o desenvolvimento de características.
Alternativa 3 – A evolução genética não é um processo contínuo e gradual, mas sim saltos repentinos e abruptos que ocorrem devido a eventos aleatórios e não necessariamente ligados à adaptação ao ambiente.
Alternativa 4 – As características anatômicas e fisiológicas de uma espécie não são influenciadas significativamente pela herança genética, mas sim por fatores ambientais e comportamentais ao longo da vida de um indivíduo.
Alternativa 5 – A filogênese indica que indivíduos de uma espécie, mesmo com características próprias e singulares, contam com elementos semelhantes em sua base que o configuram como pertencente à mesma espécie.
QUESTÃO 5
A parceria entre Psicopedagogos, considerando um mais experiente, atuante na área, que auxilie a descobrir novos caminhos e formas de intervenção, favorecendo uma atuação mais responsável e segura, englobando os segmentos social, cultural, político, pessoal e profissional, diante disso, a supervisão em Psicopedagogia, como outro olhar nos ajuda na constituição do nosso próprio pensamento clínico e na construção de conhecimento crítico, auxiliando-nos na análise de nossa atuação, ajudando-nos a pensar sobre melhores condutas na nossa intervenção diária.
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Sobre supervisão em psicopedagogia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Deve ocorrer exclusivamente de maneira presencial.
Alternativa 2 – Deve ser vista como uma avaliação do desempenho do psicopedagogo.
Alternativa 3 – Quando o profissional recorre à supervisão, significa que ele não teve uma boa formação.
Alternativa 4 – Pode ser realizada por qualquer profissional da área, independente de sua experiência ou formação.
Alternativa 5 – Pode ajudar o psicopedagogo a desenvolver habilidades para lidar com situações desafiadoras, promover autorreflexão e autoconhecimento.
QUESTÃO 6
TEXTO 1: É importante enfatizar que o pensamento crítico é compreendido como um pensamento que contém objetividade racional e reflexão, sendo desenvolvido a partir de uma complexa rede de elementos, isto é, habilidades e atitudes, participar, ativamente, do processo de construção do conhecimento, adquirindo autonomia frente às decisões.
Elaborado pelo professor, 2024.
TEXTO 2: Dentre as habilidades do pensamento crítico, devemos desenvolver concentração sobre uma questão, análise dos argumentos, formulação e resolução de questões de clarificação ou de contestação, avaliação da credibilidade da fonte, observação e apreciação de dados de observação, elaboração e apreciação de induções, formulação e apreciação de julgamentos de valor, definição de termos e avaliação dos mesmos, reconhecimento de pressupostos e interação com outras pessoas.
Fonte: BARBOSA, Andressa Barbosa. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá–PR: Unicesumar, 2021.
Considerando o processo de apropriação de conhecimento, avalie as afirmações a seguir:
- Dar ênfase somente ao saber teórico.
- Analisar as situações e relações de maneira crítica.
III. Buscar e estudar referenciais teóricos e fontes confiáveis.
- Aceitar passivamente as informações sem questionamento.
- Questionar, ser flexível e definir decisões nas interações pessoais.
Assinale a opção que contém habilidades e atitudes corretas que estão relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico.
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
Freud (1905/1995) postula o termo transferência ao notar a importância da figura que o analista assume no tratamento, no vínculo, nas defesas do ego e na resistência ao tratamento. Esse conceito é expandido para outras situações em que ocorre relação humana, vínculo, portanto, estende-se à Psicopedagogia.
Freud, S. (1995). Análise fragmentária de uma histeria. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 7, p. 113. (Original publicado em 1905).
Sobre Transferência, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
- O afeto, o carinho, a problemática, a inveja, as competições, dentre outros elementos, são sempre decorrentes das nossas ações para com o educando.
PORQUE
- A transferência constitui-se por investimento libidinal dirigido à figura do “suposto saber”, o qual ocupa o lugar de um personagem importante na história do educando. Ele desloca aspectos inconscientes das relações primitivas a pessoas e situações atuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O desenvolvimento humano é um processo complexo que envolve tanto a filogênese quanto a ontogênese, sendo que elas estão intimamente interligadas, cada uma exercendo seu papel. A partir dos estudos acerca da filogênese e da ontogênese, enquanto componentes desse desenvolvimento e percurso da história humana.
Elaborado pelo professor, 2024.
Marque a alternativa que descreve de forma correta a relação entre as funções desses processos.
Alternativas
Alternativa 1 – A filogênese influencia a ontogênese ao estabelecer os limites que moldam o desenvolvimento individual de um organismo.
Alternativa 2 – A filogênese refere-se à história de evolução de uma espécie, enquanto a ontogênese descreve o desenvolvimento individual de um organismo.
Alternativa 3 – Mudanças ambientais ao longo do tempo não impactam a filogênese e a ontogênese, portanto, não alteram os caminhos evolutivos e os padrões de desenvolvimento dos indivíduos.
Alternativa 4 – Na ontogênese, os indivíduos reconstroem a história evolutiva de sua espécie por meio do desenvolvimento de características fisiológicas que foram herdadas geneticamente, sem influência do meio.
Alternativa 5 – A ontogênese é um processo adaptativo que reflete diretamente as pressões seletivas e as mudanças na filogênese, garantindo somente a sobrevivência e a reprodução da espécie em novos ambientes.
QUESTÃO 9
Ao analisarmos a moral do ponto de vista da teoria Psicanalítica, Freud pontua o quanto esta temática carrega em si um conflito. Por um lado, deve obedecer às regras impostas, às quais o indivíduo deve se submeter para viver em sociedade. Por outro, pode relutar em seguir o padrão, a norma, perde a liberdade e precisa abdicar, muitas vezes, de seus desejos mais profundos. Daí a dificuldade em manter um padrão moral o tempo todo, não há como garantir que, em algum momento, estes impulsos mais primitivos passem a dirigir as ações do homem. Freud apresenta o aparelho psíquico, em que estas forças estão, continuamente, se relacionando.
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. UniCesumar: 2021.
Com base no excerto acima, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Considerando o aparelho psíquico de Freud o Superego está relacionado à construção moral.
Alternativa 2 – Considerando o aparelho psíquico de Freud o Id, é o conteúdo mais inconsciente, por isso os desejos não são primitivos.
Alternativa 3 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 4 – Id, Ego e Superego fazem parte do aparelho psíquico apresentado por Freud na teoria psicanalítica e os três são conteúdos inteiramente inconscientes.
Alternativa 5 – Na psicanálise, a ação moral é compreendida como um jogo de forças afetivas, com origem nos desejos e nas pulsões infantis, relacionados aos pais (Complexo de Supergo).
QUESTÃO 10
A identidade profissional do(a) psicopedagogo(a) está em constante construção, uma vez que se faz na e pela atualização e instrumentalização dos processos de ensino aprendizagem, na atuação individual e coletiva, na escola e na comunidade externa e onde mais atuar, já que o campo de atuação psicopedagógico é composto pelas possibilidades que abranjam a relação ensino-aprendizagem.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as possibilidades de atuação do profissional de psicopedagogia e a construção de sua identidade profissional, avalie as afirmações a seguir.
- O psicopedagogo atua exclusivamente no contexto escolar, auxiliando os alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Os campos do trabalho psicopedagógico envolvem também ambientes institucionais, clínicos e hospitalares, com ênfase tanto na prevenção quanto no tratamento de dificuldades de aprendizagem.
III. Uma das funções que o psicopedagogo também pode desenvolver é a realização de orientação vocacional e ocupacional, com base na mediação da escolha de carreira dos indivíduos.
- O trabalho do psicopedagogo se restringe à intervenção individual, não sendo aplicável a grupos.
- O psicopedagogo não necessita de formação específica na área, podendo atuar com base em experiências diversas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II, III, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.