ATIVIDADE 2 – PSICO – PSICOPATOLOGIA E SAÚDE MENTAL – 53_2024
QUESTÃO 1
Com o tempo, ênfases diversas começaram a ser dadas às relações de doença. Até certo ponto da história, “Hospital Geral”, era o local onde todas as pessoas adoecidas eram colocadas, tanto as com doenças aparentes, quanto as com aquelas que não eram evidentes.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o contexto exposto, sobre quem foi o médico que iniciou um trabalho pautado em compreender o sofrimento das pessoas e, ainda, a razão pela qual elas estavam inseridas nos hospitais gerais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Joseph (ou Jean-Joseph) Jacotot (1770 ? 1840) foi um professor francês e filósofo educacional, criador do método da “emancipação intelectual”.
Alternativa 2 – Sigmund Freud (1856-1939) foi um neurologista austriaco, de origem judaica. É considerado o fundador da psicanálise conhecido por compreender o consciente e inconsciente.
Alternativa 3 – Jacques-Yves Cousteau (1910 – 1997) foi um francês oficial da Marinha, considerado o pai das “Naus”, embarcações que levavam os loucos para tratamentos.
Alternativa 4 – Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) foi um médico grego, considerado o pai da Medicina. Foi o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica.
Alternativa 5 – Philippe Pinel (1745-1826) foi pioneiro no tratamento de doentes mentais e um dos precursores da psiquiatria, conhecido por seu trabalho no tratamento de pessoas que possuíam algum tipo de transtorno mental.
QUESTÃO 2
No funcionamento do cérebro, podemos apontar o modo operacional e a mente. A mente está ligada ao ato de pensar, compreender e lidar com as situações. A psicopatologia se relaciona diretamente com este ponto (mente). Ela lida, basicamente, com o não-físico.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o conceito de psicopatologia e seu objeto de estudo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A psicopatologia tem como enfoque apenas os funcionamentos anormais, é o estudo das doenças da psique.
PORQUE
- A psicopatologia está diretamente ligada à compreensão das razões que levaram o sujeito a não se apresentar dentro de um considerado “estado normal”. Ou seja, aquilo que produz um desconforto, uma desorganização, um desequilíbrio naquele que organiza todo o sujeito (a mente).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A história da saúde mental e das psicopatologias passou por significativas transformações ao longo dos tempos, acarretando, consequentemente, diferentes maneiras na qual as pessoas que possuíam alguma psicopatologia eram vistas e, inclusive, tratadas pela sociedade.
Fonte: NETTO, J. V. G.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Michel Foucault, foi um filósofo que tratou da temática loucura e nos apresentou a Nau dos Loucos. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Consistia no ato de agrupamento de loucos em terrenos baldios junto com outros animais peçonhentos.
Alternativa 2 – Eram antigas embarcações, comuns no século XV, que possuíam como objetivo retirar da sociedade as pessoas consideradas loucas.
Alternativa 3 – Consistia no ato de agrupar os loucos em embarcações que possuíam cuidados especializados para o melhor tratamento e reinserção da sociedade.
Alternativa 4 – O Nau dos Loucos tinha em suas embarcações aqueles considerados loucos, pois estar envolto pelas águas faria com que as pessoas se purificassem e se curassem.
Alternativa 5 – Eram embarcações que levavam as pessoas consideradas loucas para tratamentos humanitários em outros países que possuíam melhores profissionais e amparo.
QUESTÃO 4
O significado que os termos normal e anormal carregam, diverge ao permear diferentes culturas. Toda ideia de normalidade e anormalidade é cultural e pode ser modificada ao longo de sua história. O homem é um ser amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e considera a cultura essas teias, como uma ciência interpretativa a procura de significado.
CARNAÚBA, Raquel Arruda et al. NORMALIDADE X ANORMALIDADE: A RELATIVIDADE DOS TERMOS. CES Revista, v. 31, n. 2, p. 253-266, 2017.
Sobre as quatro perspectivas de normalidade, avalie as afirmações a seguir.
- A normalidade enquanto saúde está associada ao aspecto médico, no conceito de saudável ou normal, enquanto aquele que é ausente de qualquer forma de psicopatologia.
- A normalidade enquanto processo é compreendida como os estudos de comportamento humano, direcionados aos princípios de distribuição de normalidade.
III. A normalidade enquanto utopia diz respeito à compreensão de um indivíduo idealizado e é uma prática corriqueira de psicanalistas.
- A normalidade enquanto média se direciona para os aspectos de interações sociais construídas em sistemas que diferem entre si.
Está correto o que se afirma em.
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
A ideia de encarar as pessoas como a simples reunião de vários sintomas é, no mínimo, desumanizadora. Porém, para destacar os aspectos da semiologia psicopatológica definida enquanto estudo de sinais e sintomas dos transtornos mentais, precisamos nos atentar aos seus representativos signos, até para poder distinguir um possível diagnóstico de outro.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022 [Adaptado pelo professor].
Sobre o conceito de signo no contexto da semiologia e psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:
- Signo consiste em ser um elemento que representa o conceito real, é um sinal.
- O signo que interessa e é alvo de atenção dos profissionais são os sinais de ordem comportamental objetivos.
III. Signo consiste em representar o zodíaco para os sintomas verificados no paciente clínico.
- Signo está ligado ao conceito de representação, indicando a existência de que algo não vai bem, considerando a semiologia psicopatológica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) é um guia sobre psicopatologias dedicado principalmente à prática clínica para auxiliar no diagnóstico e tratamento, mas também é utilizado por estudantes e pesquisadores.
CALDEIRA, Camila Lopes; FRANÇOIA, Carla Regina. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e os critérios do Transtorno de Personalidade Borderline. Psicologia Argumento, v. 35, n. 90, 2017.
Relembrando os Transtornos de Neurodesenvolvimento, analise as afirmações abaixo.
- O Transtorno específico da aprendizagem é compreendido como o déficit de capacidades mentais genéricas que apresentam como consequência fragilidades no funcionamento adaptativo, de maneira que o sujeito não consegue atingir independência e responsabilidade.
- Quando direcionamos ao contexto do déficit constante na interação e na comunicação social, bem como a presença de comportamento, atividades ou interesses recorrentes, é sobre o Transtorno de Comunicação que nos referimos.
III. O Transtorno definido por graus prejudiciais de desorganização, desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade é o TDAH.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V.
Alternativa 3 – F, F, F.
Alternativa 4 – F, F, V.
Alternativa 5 – V, F, F.
QUESTÃO 7
Desinstitucionalização é um conceito complexo, que exige cuidado e minúcia em seu manejo. Por isso, é preciso refletir sobre o entendimento e estrutura que tal conceito tem tomado e com isso dimensioná-lo considerando seu potencial.
Fonte: NETTO, J. V. G.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o conceito de desinstitucionalização, muito trabalhado na Reforma Psiquiátrica, analise as afirmativas a seguir:
- Desinstitucionalizar significa romper com o atendimento à doença, abstraindo a pessoa que a possui.
- Visão em que a doença é tida como sinônimo de incapacidade, fazendo com que o indivíduo seja levado ao processo de internação.
III. É o rompimento com o paradigma que entende a loucura como sinônimo de incapacidade e periculosidade.
- Entende a loucura como motivo principal para que o indivíduo seja direcionado para o processo de internação.
- Nova significação ao olhar anterior de isolamento, focando agora em cuidados direcionados a volta ao convívio social.
É correto o que se afirma:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
No Brasil, a aprovação do ECA marca a passagem de um impreciso e discriminador uso do status de “menor em situação irregular”, relativo a crianças e a adolescentes entregues ao próprio azar e/ou internados em instituições do Estado ou por ele financiadas, para a Doutrina da Proteção Integral, em vista de proporcionar atendimento especializado e humanizado para crianças e adolescentes.
Fonte: FRANCISCO, Julio Cesar; LIMA, Agnaldo Soares; GROPPO, Luís Antonio. Tramitação e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional (1989-1990)(Processing and approval of the Statute of the Child and Adolescent in the National Congress (1989-1990). Emancipação, v. 20, p. 1-21, 2020.
Ao refletir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Todos os adolescentes e crianças possuem direitos fundamentais da pessoa humana, sem prejuízo de proteção integral, visando à busca do desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social.
PORQUE
- A criança e o adolescente não possuem direito de proteção à saúde e à vida pois, mediante a efetivação de regras que oprimem o desenvolvimento harmonioso e sadio, estão submetidos a condições precárias de existência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Durante muitos anos, a base do tratamento psiquiátrico no Brasil e em outros países ocidentais foi centrada na internação em manicômios por tempo indeterminado. Sendo considerado espaço de cura pela “razão” e de julgamento social, o modelo manicomial baseou-se filosoficamente no alienismo.
MACHADO, Richardson Miranda et al. História da saúde mental de Divinópolis-MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 3, n. 2, 2013.
Acerca da história da saúde mental, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O conceito de loucura perpassa por Foucault, que apresenta, por exemplo, as antigas embarcações, conhecidas como Nau dos Loucos.
Alternativa 2 – A estratégia para lidar com os loucos era levá-los para o mar, a fim de curá-los por meio dos valores presentes nas viagens marítimas.
Alternativa 3 – Para Hipócrates, era responsabilidade dos marinheiros a retirada da sociedade das pessoas que eram consideradas impróprias.
Alternativa 4 – Ao longo dos tempos, não ocorreram mudanças na maneira pela qual as pessoas que possuíam alguma psicopatologia eram vistas e tratadas pela sociedade.
Alternativa 5 – Hipócrates compreendia que os sujeitos eram acometidos por condições internas que causam sofrimentos e, como consequência, reações no corpo.
QUESTÃO 10
A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O movimento da Reforma Sanitária, sedimentada com a construção do SUS, e o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e responsabilidades pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, redefiniram a posição do Estado em relação à assistência e à elaboração de políticas públicas voltadas a tal população.
DELFINI, Patricia Santos de Souza; REIS, Alberto Olavo Advincula. Articulação entre serviços públicos de saúde nos cuidados voltados à saúde mental infantojuvenil. Cadernos de saúde pública, v. 28, p. 357-366, 2012.
Ao compreender a estruturação e formulação de políticas para saúde mental infanto-juvenil, é necessário relembrar que existem alguns princípios que devem ser considerados. Sobre eles, avalie o que afirma abaixo.
- A construção permanente da rede diz respeito aos ambientes e os espaços onde o indivíduo está inserido ou vivência: grupos sociais, família, comunidade, amigos, entre outros.
- A intersetorialidade na ação do cuidado direciona para a consideração de várias esferas presentes na vida e na realidade do sujeito.
III. O encaminhamento implicado está associado a um plano técnico solidificado e habitual, isto é, que a construção objetiva ininterrupção.
- O território é a noção de acompanhar o andamento de determinados casos mesmo que não faça mais parte do processo.
As afirmações I, II, III e IV, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, F, F.
Alternativa 3 – V, V, F, F.
Alternativa 4 – F, F, V, V.
Alternativa 5 – F, V, F, V.