ATIVIDADE 2 – SSOC – CENÁRIOS ECONÔMICOS – 53_2024
QUESTÃO 1
A moeda pode ser mensurada de acordo com várias definições. Portanto, para medir a oferta de moeda, precisamos de uma definição que nos diga exatamente quais ativos deveriam ser incluídos. A mais restritiva incluiria apenas dinheiro (notas e moedas metálicas – também chamado de papel-moeda em poder do público não bancário, moeda manual ou moeda corrente) na definição de moeda. Outras definições incluiriam outros ativos financeiros, como depósitos a prazo, depósitos em caderneta de poupança e, ainda, títulos públicos federais, que, apresar de não serem considerados moeda no sentido estrito, apresentam algumas características da moeda em sentido amplo. Assim sendo, costuma-se chamá-los de quase moeda, pois podem, sem grandes problemas, ser transformados em moeda.
Fonte: https://profcapriata.com.br/funcoes-da-moeda-criacao-e-destruicao/. Acesso em: 8 fev. 2024.
A partir do contexto, analise as afirmativas a seguir:
- O papel-moeda é representado pelos depósitos à vista (depósito em conta corrente) nos bancos comerciais.
- A moeda escritural representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público.
III. As moedas metálicas constituem parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Baseado na propriedade privada, no lucro e no trabalho assalariado, o Capitalismo é um sistema econômico. Em outras palavras, o Capitalismo depreende propriedade privada dos meios de produção que asseguram aos seus donos os ganhos de sua exploração. Registra-se que seu advento remonta à chamada Baixa Idade Média, com a consolidação da burguesia. De lá para cá, o supracitado sistema passou por inúmeras fases, dentre elas: o capitalismo comercial, industrial e financeiro.
Fonte: IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. Cenários Econômicos. Maringá: UniCesumar, 2022.
Partindo desse entendimento, analise as afirmativas a seguir:
- Contribuem para o funcionamento do sistema econômico, por meio de suas ações, pessoas jurídicas, estando entre elas: as famílias e o governo.
- O modo de produção no qual estamos organizados atualmente é denominado Capitalismo.
III. Na economia de mercado, atividades econômicas são coordenadas por famílias que definem “o que” e o “quanto” será produzido de bens ou serviços que a sociedade demande.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
“[…] a teoria do equilíbrio geral (TEG), considerada como o “núcleo duro” da teoria neoclássica, sendo o ‘manual’ do funcionamento desse ‘mundo fictício’, vem se tornando o ponto de convergência dos ataques promovidos, principalmente, por cientistas sociais contrários ao mainstream. Contudo, não obstante as observações anteriores, podem-se, ainda, encontrar alguns relatos positivos sobre o modelo. O próprio Sen (1999) destacou sua importância prática considerável. Pois, embora seja abstrata, no sentido da caracterização das instituições sociais e dos seres humanos, ela indubitavelmente facilita o entendimento da natureza da interdependência social. Kirman considerou que a teoria do equilíbrio geral continua a ser uma referência fundamental, constituindo-se como uma das bases da teoria moderna com quem as demais abordagens dialogam” (Figueirêdo; Netto Junior; Leite Filho, 2005, p. 337).
Fonte: FIGUEIRÊDO, E. A.; NETTO JUNIOR, J. L. da S.; LEITE FILHO, P. A. Teoria do equilíbrio geral e realidade: uma discussão à luz do conceito do tipo ideal weberiano. Economia e Desenvolvimento, Recife, v. 4, n. 2, p. 335-359, 2005.
Sobre a teoria do equilíbrio geral, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na teoria do equilíbrio geral, as flutuações econômicas são inevitáveis e ocorrem devido à rigidez dos preços e salários, impedindo que o mercado ajuste automaticamente as condições de oferta e demanda.
PORQUE
II. O modelo assume que os agentes econômicos são racionais e buscam maximizar sua utilidade, considerando as informações disponíveis no momento da tomada de decisão.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Para gerir finanças de forma eficaz, é importante saber como se dá o fluxo da economia. Especialmente no caso da gestão empresarial, em que não há apenas aspectos internos, mas também o mercado e o contexto nos quais a organização está inserida. Esse macroambiente da economia é descrito no fluxo circular de renda. O fluxo circular de renda é um modelo utilizado para explicar a economia. Mostra o fluxo da atividade econômica em formato de diagrama, o qual comporta um fluxo financeiro.
Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/fluxo-circular-renda. Acesso em: 7 fev. 2024.
Sobre fluxos de troca em um sistema econômico, analise as afirmativas a seguir:
- O mercado de fatores de produção compreende o capital, a terra e o trabalho.
- Bens e serviços são ofertados no mercado por organizações. Esses itens são necessários às famílias, que oferecem ao mercado fatores de produção, necessários às empresas para gerar serviços e bens.
III. As empresas têm receitas por meio da comercialização de serviços e bens no mercado. Essas vendas são custos para as famílias consumidoras. Tais famílias conseguem suas rendas no mercado de fatores de produção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
O Estado desempenha um papel fundamental na garantia da estabilidade e justiça no âmbito econômico, visando impulsionar o crescimento econômico, assegurar o pleno emprego e promover a equidade social.
Essa missão abrange uma série de ações e estratégias, incluindo a implementação de políticas fiscais e monetárias que buscam equilibrar as contas públicas e estimular o desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o Estado desempenha um papel crucial na regulamentação do mercado, intervindo para evitar práticas desleais e assegurar a concorrência saudável entre os agentes econômicos.
Desse modo, o Estado desempenha suas funções econômicas por meio de três abordagens principais: alocativa, distributiva e estabilizadora.
Ao seguir esses princípios e diretrizes, o Estado atua como um agente promotor do desenvolvimento sustentável e da justiça social na esfera econômica, buscando o equilíbrio entre interesses individuais e o bem comum.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A função distributiva visa corrigir a desigualdade na distribuição da renda nacional, utilizando instrumentos como o sistema tributário e a política de gastos governamentais. A transferência de renda para populações mais carentes, como o Programa Bolsa Família, é um exemplo dessa função.
PORQUE
II. A função que está diretamente relacionada à manutenção de um alto nível de utilização de recursos e à estabilidade de preços, buscando promover o crescimento econômico sustentado, é a função alocativa.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, como decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.
Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.
Fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-dinheiro.html. Acesso em: 29 nov. 2023.
Sobre a moeda, analise as afirmativas a seguir:
I. A moeda é uma resposta à necessidade social decorrente da divisão social do trabalho na economia capitalista moderna.
II. Na economia capitalista moderna, a especialização das unidades de produção e dos indivíduos cria uma interdependência que torna a moeda um instrumento essencial para agilizar as transações comerciais.
III. Uma sociedade sem moeda teria uma vida econômica ágil, pois a divisão do trabalho facilitaria as transações comerciais.
IV. A moeda é crucial para reduzir o tempo necessário para concretizar transações comerciais, evitando desgastes físico e mental excessivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Superando a clássica trilogia da produção, distribuição e consumo das riquezas, as definições contemporâneas da Economia evidenciam que esta é, em última análise, a “ciência da escassez”. Em todas as sociedades, os recursos patrimoniais são sempre escassos para atender às altas exigências de consumo e bem-estar. Em contrapartida, enquanto a escassez dos recursos produtivos constitui uma limitação à produção de bens e serviços, parece não haver limites para as necessidades e desejos humanos.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/escassez-de-recursos-e-ilimitadas-necessidades-da-santos/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 7 fev. 2024.
Com base nas ideias sugeridas no enunciado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Até hoje nenhum sistema econômico conseguiu satisfazer todas as necessidades da coletividade.
PORQUE
- A todo momento novos desejos e necessidades são criados, motivados pela perspectiva que se abre a todos de sempre aumentarem o seu padrão de vida e o seu bem-estar material.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre). Assim, o PIB representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-pib.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Inclui-se no cálculo do PIB a produção das empresas públicas e privadas produtoras de bens e prestadoras de serviços.
Alternativa 2 – A Renda Privada Disponível é uma referência importante como medida do padrão de vida e de desenvolvimento econômico dos países.
Alternativa 3 – O Produto Nacional Bruto de um país ou região representa a produção de todas as unidades produtoras da economia em um dado período.
Alternativa 4 – A Renda Nacional Bruta de uma região representa a produção de todas as unidades produtoras da economia em um dado período, normalmente de 1 ano.
Alternativa 5 – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é obtido na sua forma per capita, sendo essa uma referência importante como medida-síntese do padrão de vida e de desenvolvimento econômico dos países.
QUESTÃO 9
A morte de Carlos Magno, em 814, provocou uma fragmentação no poder do Sacro Império Romano, e pouco a pouco os nobres foram se tornando senhores das terras que governavam. Essa nova situação ocasionou o surgimento de vários pequenos reinos na Europa.
Outro fator importante é que desde a época de Carlos Magno a economia europeia era basicamente agrária e de subsistência. Com isso, a riqueza estava na posse da terra; quanto mais terras possuía, mais rico era o senhor.
Ter terras significava ter riqueza e poder.
O fim do Império de Carlos Magno representou o nascimento de uma nova sociedade, a sociedade feudal.
Fonte: https://historialivre.com/medieval/feudalismo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Sobre o feudalismo, analise as afirmativas a seguir:
I. A relação entre suserano e vassalo envolvia a concessão de terras em troca de fidelidade.
II. No aspecto político, o feudalismo caracterizava-se pela presença de um Estado centralizado, com poder político concentrado na nobreza.
III. A Igreja exerceu uma forte influência durante o período medieval, contribuindo para a promoção do comércio por meio das Cruzadas.
IV. Na economia feudal, a organização era voltada à agricultura de subsistência, com um modo de produção predominantemente artesanal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A teoria das vantagens absolutas é um conceito econômico desenvolvido pelo economista escocês Adam Smith, que é considerado um dos pilares da economia clássica. Essa teoria é apresentada em sua obra A Riqueza das Nações, publicada em 1776.
A ideia central da teoria das vantagens absolutas é que os países devem se especializar na produção daquilo em que são mais eficientes, ou seja, naquilo em que têm vantagem absoluta. A vantagem absoluta de um país em produzir determinado bem ou serviço está relacionada à sua capacidade de produzir esse item utilizando menos recursos produtivos do que outros países.
Por sua vez, a teoria das vantagens comparativas é uma extensão da teoria das vantagens absolutas, e foi desenvolvida pelo economista britânico David Ricardo no início do século XIX. Essa teoria é outra contribuição importante para a compreensão do comércio internacional e dos benefícios derivados da especialização.
Sobre a teoria das vantagens comparativas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A teoria das vantagens comparativas, proposta por David Ricardo, destaca que países devem se especializar na produção daquilo que possui maior eficiência e menor custo de oportunidade, permitindo a maximização do ganho conjunto no comércio internacional.
PORQUE
II. A especialização na produção de bens nos quais um país possui vantagens comparativas implica que todos os outros setores da economia serão necessariamente prejudicados, levando a um desequilíbrio na alocação de recursos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.