ATIVIDADE 3 – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 53_2025
Para corrigir uma técnica incorreta, durante a aula, basta apenas demonstrar o movimento correto.
A dramatização consiste, unicamente, na utilização da linguagem corporal para interpretar e projetar no aluno o sentimento da música.
Uma instrução verbal eficaz depende apenas da qualidade da voz, uma vez que, uma voz baixa pode não ser audível para todos na sala.
O contato pré-aula é o momento de realizar uma breve descrição do conteúdo da aula, fornecer dicas de segurança aos alunos, assim como descontrair e relaxar o grupo.
O termo \”perna líder\” é empregado para identificar o lado dominante do corpo dos indivíduos, contudo, para fins didáticos, o professor geralmente adota a perna esquerda como perna líder.
As sessões de treino precisam ser planejadas e estruturadas a partir dos objetivos que são possíveis de se atingir com os exercícios de determinada modalidade, levando sempre em consideração a relação volume e intensidade dos esforços bem como dos períodos de recuperação. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de aulas e cada aula precisa ter um início, meio e fim.
MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Com base no material estudado, analise as afirmações abaixo:
I. O aquecimento tem como finalidade preparar o corpo, do ponto de vista fisiológico, metabólico e psicológico, para os movimentos que serão executados na aula.
II. No momento da parte principal da aula é que os métodos de treinamento, contínuo variável ou o fracionado intervalado extensivo, são aplicados para que os objetivos da aula sejam alcançados.
III. Na introdução à aula, o professor deve dar as boas-vindas e se apresentar, deve explicar aos alunos os principais pontos de atenção, o funcionamento dos equipamentos, dar dicas para iniciantes, intermediários e avançados e elevar a motivação dos alunos.
IV. Após o término da parte principal, é importante que os alunos parem de uma vez de realizar os exercícios com o intuito de restabelecer os sistemas fisiológicos que foram solicitados durante aula o mais rápido possível, esse momento é chamado de volta à calma.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Para a realização de um planejamento eficaz de um treinamento físico, o Profissional de Educação Física precisa ter um conhecimento adequado sobre os princípios desse treinamento, visando atingir o objetivo proposto.
MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Referente aos Princípios do treinamento esportivo, avalie as afirmações a seguir:
I. Ao longo do treinamento, a intensidade e o volume são os principais fatores a serem ajustados no princípio da sobrecarga.
II. Os fatores fundamentais no princípio da individualidade biológica são a aptidão física, genética, repertório motor e a idade biológica.
III. Quando o treinamento é interrompido, ou não possui o estímulo adequado, as alterações ocorridas podem se estagnar, ou voltar aos níveis iniciais.
IV. O volume é composto pelo peso levantado por unidade de tempo, a distância percorrida, a duração do treinamento e o número de repetições de um movimento ou exercício, no qual, em uma sessão de treino, todos esses elementos devem estar presentes.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A posição com as mãos afastadas do guidão é usada em terrenos planos, descidas íngremes, estando somente sentado na bicicleta.
As variações da posição das mãos no guidão são feitas de acordo com o tipo de terreno e movimento que está sendo simulado, podendo ser: juntas e afastadas.
A bicicleta de ciclismo indoor possui características semelhantes às bicicletas de corrida, contudo, não permitem simular todos os tipos de técnicas, como o Sprint por exemplo.
O ciclismo indoor é uma aula realizada em bicicleta estática e, mesmo sendo praticada em local fechado, algumas aulas são outdoor, conduzindo os praticantes à trajetos urbanos e rurais.
A maior parte das músicas que compõem a aula de ciclismo indoor tem os batimentos por minuto (BPM) semelhante às rotações por minuto (RPM), fazendo com que, o número de batidas da música coincida com o número de voltas do pedal em um minuto.
( ) Considerando um limite inferior de 60% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor mínimo 128 BPM.
( ) Considerando um limite superior de 80% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 158 BPM.
( ) Podemos dizer que a reserva da Frequência cardíaca estimada para esse indivíduo é de 129 BPM.
( ) A Frequência cardíaca máxima estimada para esse indivíduo pode ser de 184 BPM.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F.
V, F, F, F.
F, V, V, V.
V, V, V, V.
F, F, F, F.
O chute frontal pode ser utilizado para criar um espaço para desferir outras técnicas, e é executado apenas na base frontal.
Considerando o gesto técnico do soco direto, podemos dizer que ele pode ser executado em ambas as bases, de combate e frontal.
As bases de combate e lateral são exemplos de posicionamentos do corpo, os quais servem de ponto de partida para a execução dos movimentos.
Os movimentos básicos utilizados nessas aulas são derivados de modalidades onde o combate é realizado em pé, como o Boxe, o Tai Chi Chuan e a Capoeira.
A quantidade de participantes na sala não constitui um ponto de segurança da aula que envolve movimentos das lutas, mas sim, os objetos que estão presentes na sala.
Os Princípios do treinamento esportivo servem de base para o planejamento do processo de treinamento físico. Assim, o profissional de Educação Física deve conhecer cada um desses princípios antes de elaborar qualquer programa de treino, de longo ou curto prazo.
MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o exposto a respeito dos Princípios do treinamento esportivo, e, em meio aos diversos princípios existentes, avalie as afirmações a seguir:
I. Princípio da sobrecarga: responsável por controlar os estímulos gerados pelos exercícios físicos.
II. Princípio da especificidade: dispõe que o treinamento deve ser criado com base em condições especiais da performance esportiva, em termos de sistema energético dominante, aptidão física exigida, coordenações psicomotoras utilizadas e segmento corporal.
III. Princípio da individualidade biológica: explica que cada indivíduo é um ser único, sendo portanto, cada um portador das suas próprias aptidões, capacidades e respostas aos estímulos enfrentados. E por esse motivo, completamente normal que indivíduos diferentes respondam de maneiras diferentes ao mesmo tipo de treino.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A estrutura organizacional de uma empresa deve levar em consideração diversos fatores, como a sua dimensão e a sua cultura. Cada uma dessas estruturas apresenta suas vantagens e desvantagens.
MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Em relação as características dessas estruturas, analise as afirmações a seguir:
I. A estrutura por clientes é indicada para empresas que não costumam ter muitas mudanças, e produtos com pouca variação.
II. Na estrutura por produtos ou serviços, os gerentes possuem alto poder, o que pode gerar a desestabilização na estrutura organizacional.
III. A estrutura por produtos e serviços, as atividades costumam ser bastante repetitivas e pouco integradas, sendo adequada para trabalhar com cumprimento de prazos.
IV. Para empresas que tem como foco a inovação, a estrutura funcional não é a mais indicada, pois a mesma pode apresentar falhas em sua comunicação, e uma estrutura mais rígida.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I – Em sua maioria, as modalidades de Ginástica de academia são consideradas exercícios aeróbicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I – Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
II – O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, no entanto, não informa sobre o mercado que irá atuar.
III – Um plano de negócios não é uma ferramenta de grande importância para aquele que irá empreender um negócio, porque ela ajuda a prever apenas alguns fatores.
IV – O plano de negócios pode ser confeccionado sob três modelos: o plano de negócios completo, o plano de negócios resumido, e plano de negócios operacional.
V – O sumário executivo de um plano de negócios contém o título de cada seção do plano e pode ser considerado a principal seção do documento.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV e V, apenas.