ATIVIDADE 3 – EDU – DIDÁTICA – 53_2025
1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. Aspectos mercadológicos; 4. oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.
1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.
1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. proatividade; 6. participação dos diretores e supervisores; e, 7. superação do aluno.
1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. participação dos diretores e professores; 6. participação dos alunos; e, 7. plano estatal.
1. Conceito aberto de organização; 2. estruturação; 3. economia do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação dos alunos; 6. participação dos alunos; e, 7. aspectos mercadológicos.
Ensino, Pesquisa, Aliança e Gestão.
Aliança, Mediação, Geração e Gestão.
Ensino, Mediação, Conhecimento e Gestão.
Geração, Mediação, Organização e Gestão.
Organização, Mediação, Aprendizagem e Gestão.
I – Para as autoras, uma boa didática não está relacionada com um bom planejamento.
II – Para as autoras, não existe um bom profissional sem uma boa didática e não existe didática sem planejamento.
III – Para as autoras, não existe um bom profissional com uma boa didática e ao mesmo tempo com um bom planejamento.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I – Na avaliação somativa, pressupõem-se que as pessoas aprendem do mesmo modo, no mesmo momento e tenta evidenciar competências isoladas, o que evita a exclusão dos alunos que possuem menos facilidade de aprendizagem.
II – A avaliação formativa é realizada com o propósito de informar ao profissional e ao aluno a respeito do resultado de aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades educativas que acontecem durante o processo de ensino e aprendizagem.
III – A avaliação diagnóstica trata-se de uma etapa do processo educacional que tem por objetivo mensurar os conhecimentos aprendidos pelos alunos no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, classificando cada um deles por meio de notas numéricas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
F, V, F.
V, F, F.
F, F, F.
I – O método de ensino do professor está associado ao objetivo proposto no planejamento institucional de cada escola.
II – O método de ensino do professor na sala de aula precisa estar desvinculado da abordagem pedagógica adotada por ele e pela instituição escolar.
III – Método é o conjunto de ações, passos e condições que o professor utiliza para viabilizar o processo de ensino em função da aprendizagem do aluno.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O plano de aula é a primeira etapa do planejamento escolar e a menos importante.
O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar e deve ser realizado exclusivamente pelos alunos e alunas.
O plano de aula é uma atividade que deve ser realizada pelos alunos e pelas alunas. O professor não deve participar da elaboração dessa etapa do planejamento escolar.
O plano de aula é um documento que deve ser realizado pelos responsáveis pelas políticas públicas e deve chegar pronto e acabado para os professores apenas executarem as aulas por meio dele.
O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar, mas é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que poderemos saber se a trajetória anterior foi bem-sucedida.
I – O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre as atitudes docentes e envolve todas as ações e situações do educador no seu cotidiano pedagógico.
II – O planejamento escolar precisa de uma atitude crítica por parte do educador diante de seu trabalho docente e não é uma fórmula pronta e acabada.
III – O planejamento escolar é um processo de debate e reflexão que deve ser realizado apenas pelos alunos e as alunas das escolas, os professores não devem realizar essa atividade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I – Na tendência pedagógica tradicional, a avaliação tem características de memorização e reprodução do conteúdo.
II – Na tendência pedagógica tecnicista, a avaliação tem caráter contínuo e acontece por meio de autoavaliação.
III – Na tendência pedagógica histórico-crítica, a avaliação se desenvolve ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, F, F.
I – O objetivo, o conteúdo, os métodos, os recursos e a avaliação se caracterizam como elementos essenciais de um “bom” plano de aula.
II – O registro, a exposição e a aprendizagem são os elementos essenciais que configuram a estrutura de um “bom” plano de aula.
III – Os elementos essenciais de um “bom” plano de aula se caracterizam exclusivamente pela descrição das tarefas que são exigidas pelo professor durante a aula.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
F, F, F.
V, F, F.
F, V, V.
V, V, F.
V, V, V.
I – A graduação é uma base, um suporte teórico e prático inicial que pode amparar as necessidades de um profissional que acaba de entrar no mercado de trabalho.
II – A formação de professores deve promover instrução, produção, simulação, documentação, retroação e observação, tudo para estimular e capacitar o profissional a fazer pesquisas na educação de uma forma geral.
III – Ao longo do curso o acadêmico no campo da educação também tem a oportunidade de ter contato com a prática docente por meio dos estágios, nos quais pode verificar como a teoria se efetiva no contexto escolar, como é a rotina de uma escola, dentre outros aspectos relacionados à práxis escolar.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.