ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 53_2024
QUESTÃO 1
Observe a figura a seguir.
Figura 1 – Imagem ilustra as interações e adaptações pedagógicas e mobiliárias para o atendimento do PAEE (Público-Alvo da Educação Especial).
Fonte: o autor.
A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva deu um novo significado para a inclusão: ela é para todos, não substitui o ensino comum e vê cada estudante por sua individualidade, respeitando seus direitos. A inclusão efetiva do Público Alvo da Educação Especial (PAEE) vai além da mera integração visual de pessoas com deficiência no ambiente, como na figura 1. A inclusão propriamente dita ocorre quando todos no ambiente possuem recursos adaptados para participar plenamente.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá–PR: Unicesumar, 2023.
Considerando a figura 1 e o texto apresentado, analise as sentenças a seguir:
- A presença de alunos com deficiência na sala de aula, assim como na figura 1, já garante automaticamente uma inclusão bem-sucedida do Público-Alvo da Educação Especial.
- A educação inclusiva tem como função exclusivamente identificar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
III. Além das adaptações observadas na figura 1, como a adaptação do espaço físico para atender ao estudante do PAEE, para a inclusão realmente ser bem-sucedida, deve haver uma transformação, na cultura, na política e nas práticas pedagógicas, enfatizando o respeito às diferenças.
- A inclusão efetiva da pessoa com deficiência demanda práticas pedagógicas diferenciadas, adaptações curriculares e um ambiente educacional que reconheça e respeite a diversidade de habilidades, promovendo uma participação equitativa de todos os estudantes, algumas dessas características podemos observar na figura 1.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Joaquim é do sexo masculino e nasceu no dia 02 de fevereiro de 2010. Seu nascimento foi considerado normal, no entanto os pais perceberam algo diferente no menino, pois seu choro era repentino, constante e perdurava por muito mais tempo do que geralmente ocorre com uma criança dita normal. Após muitos especialistas, foi diagnosticado com autismo. Ao iniciar o período de escolarização, a professora percebeu que ele deveria sentar-se longe dos estímulos visuais e precisou adaptar a turma para que a movimentação e agitação fosse menor para que Joaquim conseguisse se acalmar na sala de aula. Isso foi um processo longo e perdurou por meses. Outra característica acentuada de Joaquim está relacionada à sua linguagem e comunicação, pois a linguagem verbal era comprometida, mas apresentava boa compreensão de comandos. Ele se apresentava mais agitado, quando não queria desenvolver alguma atividade, e demonstrava isso por meio de gritos, ou correndo pela sala. Em relação às suas habilidades motoras, ele não observava os colegas, montava o quebra cabeça, por exemplo, rapidamente, sem olhar um modelo, parecia que estava verificando apenas a quantidade de peças e, quando faltava alguma delas, ele apresentava estereotipias, balançava o tronco e as mãos em forma de flapping. Adorava livros e possuía uma facilidade enorme em folheá-los. Em momentos aleatórios, Joaquim reproduzia os desenhos que havia visto nos livros.
Elaborado pela professora, 2022.
A respeito das adaptações curriculares, leia as afirmações abaixo:
I. Joaquim precisa apenas de uma professora de apoio, pois cabe a ela realizar todas as adequações necessárias para a sua socialização, pois nesse momento a aprendizagem fica em segundo plano, visto as suas dificuldades.
II. Nomear tudo pela escola, articulando as palavras com seus significados de maneira visual e concreta auxiliará não apenas Joaquim, mas todos da turma que encontram-se em processo de alfabetização.
III. Em relação à comunicação, as professoras poderiam utilizar fichas, como as de ir ao banheiro, hora do descanso, hora do lanche, entre outros, para facilitar a rotina dele na escola.
IV. Montar uma rotina diária e semanal para Joaquim, com atividades com letras em caixa alta e a correspondência concreta facilitará a sua compreensão, diminuindo o seu nível de ansiedade e de stress.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Eduardo é um aluno do ensino fundamental. Com 9 anos de idade, ele sofreu um grave acidente e teve perda de visão total. Após seu retorno para a escola, Eduardo começou a aprender o braille. Além disso, o professor do aluno já adaptou todos os materiais para que ele consIga se orientar por meio do braille. Os outros alunos da sala de Eduardo acharam incrível os equipamentos e os métodos utilizados por ele para escrever, tornando o aprendizado do aluno mais divertido e inclusivo. Ademais, todos os alunos decidiram também aprender braille para interagir com o amigo de maneira escrita. Atualmente, Eduardo troca bilhetes com seus colegas utilizando o braille.
Considerando os aspectos apresentados no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O braile deveria ser um método de escrita apenas do aluno cego, não havendo necessidade dos outros alunos aprenderem essa escrita.
Alternativa 2 – A inclusão de Eduardo deveria ser oferecida no contraturno nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), por profissionais capacitados.
Alternativa 3 – Na interação com os outros alunos e com a adaptação realizada pelo professor, o sucesso do aluno está diretamente ligado ao processo adequado de inclusão.
Alternativa 4 – As adaptações da escrita em braile para Eduardo não serão suficientes para compensar a perda da visão, e o professor não conseguirá incluir o aluno de maneira adequada.
Alternativa 5 – Eduardo não deveria estar frequentando o ensino regular, o aluno deveria ser atendido na educação especial, para permitir um maior desenvolvimento dos alunos ditos “normais”.
QUESTÃO 4
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), foi desenvolvido principalmente no que diz respeito à proteção da criança e do adolescente. Sendo assim, este documento também está alinhado na concretização da inclusão na área educacional e social.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991.
Com relação ao ECA e a inclusão da pessoa com deficiência, assinale a alternativa abaixo.
Alternativas
Alternativa 1 – Salas de aula especiais, por meio de atendimento em duplas e conforme a deficiência apresentada, devendo ficar nos mesmos pares.
Alternativa 2 – É preciso assegurar professores especializados, com curso de pedagogia e especialização em educação especial para as crianças e adolescentes.
Alternativa 3 – É preciso assegurar à criança e ao adolescente, escolas especiais para os alunos com deficiência e, cursos de formação específica aos pais dos alunos.
Alternativa 4 – Salas de aula especiais, por meio de atendimento individualizado de acordo com a deficiência apresentada devem ser asseguradas as crianças e adolescentes.
Alternativa 5 – É preciso assegurar à criança e ao adolescente do público-alvo da educação especial, atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
QUESTÃO 5
Considerando que o início da escolarização é um período extremamente importante para a socialização das crianças e para a aquisição de comportamentos sociais, a prática da integração escolar no Brasil, para as crianças com deficiência, deve ser urgentemente revisada. A criança agrupada em ambiente segregativo (classe especial, instituição ou escola especializada) não poderá se beneficiar da interação com a criança normal. Esta interação é fundamental para a aquisição dos comportamentos sociais adequados à idade cronológica da criança.
BONETI, R. V. F. Escola como lugar de Integração (ou segregação?) das crianças portadoras de Deficiência Intelectual. Disponível em:< https://www.aprendizagemnadiversidade.ufc.br/documentos/inclusao_escolar/a_escola.pdf>.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- A integração escolar tem como perspectiva educacional considerar o estudante no processo, independentemente das suas especificidades ou condições. O docente acompanha a realização das atividades e direciona os passos a serem seguidos.
PORQUE
- A inclusão escolar consiste em ações inclusivas realizadas no interior da escola, de modo que todas as pessoas tenham acesso ao ensino de maneira igualitária e sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, o principal foco da inclusão escolar é a oferta e o acesso às pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE), que, geralmente, apresentam algum tipo de deficiência.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Deficiência auditiva, ou surdez, pode ser definida como a perda total ou parcial da audição e assume classificações como leve, moderada, severa e profunda (BRASIL 2004).
BRASIL. Portaria GM nº 2.073, de 28 de setembro de 2004. Institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Brasília: DF, 2004.
Considerando a surdez, seus níveis e suas necessidades, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O aluno com surdez severa não consegue distinguir nenhum som, desta forma, é necessário que este aluno tenha um atendimento especializado com apoio de um interprete.
PORQUE
- Somente se o aluno surdo conseguir interagir com os demais alunos, este aluno deve ser enviado para uma sala especial com acompanhamento de um interprete.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.<br/>
QUESTÃO 7
Observe a figura a seguir:
Figura 1 – Imagem ilustra as interações e adaptações pedagógicas e mobiliárias para o atendimento do PAEE (Público-Alvo da Educação Especial).
Fonte: a autora.a
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 2/2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biológicas, psicológicas e sociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos.
Fonte: BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, p.1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf . Acesso em: 10 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado e com base na figura 1, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A exclusão de práticas pedagógicas que promovam a diversidade e a valorização das diferenças.
Alternativa 2 – Verifica-se na imagem o desenvolvimento de estratégias que desconsideram as características individuais dos alunos com deficiência.
Alternativa 3 – Verifica-se na imagem a oportunização de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas às necessidades específicas dos estudantes.
Alternativa 4 – A imposição de uma única abordagem pedagógica, independentemente das peculiaridades dos alunos atendidos na educação especial.
Alternativa 5 – Podemos verificar na imagem que o aluno de inclusão deve se adequar à padronização dos métodos de ensino, visando a uniformidade na abordagem pedagógica.
QUESTÃO 8
Para Costa (2023, p. 163), “a demanda humana, cultural e social por emancipação, a favor da educação inclusiva e refletindo sobre as políticas de educação e formação docente, decorrentes da legislação vigente, que se inserem como ações políticas, na dimensão sociocultural contemporânea com complexas demandas, é possível afirmar que a educação de estudantes com deficiência deve ocorrer nas escolas junto com os demais colegas”.
Fonte: COSTA, V. A. da. Educação inclusiva, direitos humanos, formação docente e democratização da escola. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 159-172, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/view/750. Acesso em: 11 jul. 2024.
Em concordância com Costa (2023), temos também que a formação continuada do docente para o atendimento do PAEE é fundamental para o bom funcionamento da educação e da integração e inclusão do aluno no ambiente escolar.
Sobre a necessidade da formação continuada docente na perspectiva da educação inclusiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Considerando os apontamentos feitos por Costa (2023), também podemos verificar que a formação continuada do profissional da educação é fundamental para um atendimento de qualidade.
PORQUE
- Possibilita o acesso e a permanência do estudante na perspectiva da educação inclusiva, contando também com o apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido no contraturno nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A formação inicial dos professores é muito debatida por inúmeros estudiosos, segundo Libâneo e Pimenta (1999), em seu trabalho, os autores deixam claro que existe uma desarticulação entre a teoria e a prática, levando o estudante à prática somente após finalizar a teoria, deixando que os alunos apenas vislumbrarem a real situação docente e não proporcionando a união entre teoria e prática.
Fonte: LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 237-277, 1999.
Inúmeras são as legislações que trazem em seu conteúdo a preocupação com a formação inicial do professor, um bom exemplo é a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada, estabelece no art. 13º, que a formação inicial do magistério da Educação Básica em nível superior deverá garantir em seu currículo conteúdos específicos relacionados à Educação Especial.
Fonte: adaptado de: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselhor Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a Formação Continuada. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 de jan. 2024.
Com relação ao cenário da formação inicial docente e a desarticulação com a educação especial e inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
- Existe uma necessidade crescente de capacitar professores em práticas inclusivas para atender a diversidade presente nas salas de aula.
- As políticas educacionais têm promovido adequadamente a inclusão de conteúdos sobre educação especial nos currículos de formação docente.
III. Muitos cursos de formação inicial de professores ainda apresentam uma lacuna significativa no que diz respeito à preparação para lidar com alunos com necessidades especiais.
- Segundo Libâneo e Pimenta (1999) a formação inicial docente no Brasil atualmente oferece uma integração completa e eficaz entre a educação regular e a educação especial e inclusiva.
É correto apenas o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Antônio é professor de ciências há 30 anos na rede pública de ensino, apesar de sua formação continuada na área para a educação inclusiva fornecida pelo Estágio, Antônio ainda se sente despreparado para o atendimento ao público alvo da educação especial. Desta forma, a escola que o professor atua, decidiu realizar um projeto piloto com o intuito do trabalho em conjunto entre professor regente e a equipe pedagógica especializada. Este trabalho em grupo se motiva em um processo reflexivo que alia a teoria com a prática, auxiliando assim, o trabalho dentro de sala de aula.
Elaborado pelo professor, 2023.
Com base no estudo de caso acima, analise o que é correto afirmar sobre o cenário de formação continuada do docente, e considere (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- A formação continuada do professor é de extrema importância, visto que muitos cursos de formação inicial não conseguem abranger em sua grade curricular a formação inclusiva.
- O trabalho reflexivo e a atuação do professor Antônio em conjunto com a equipe pedagógica privilegiam a aquisição de novos conhecimentos e um melhor trabalho para o atendimento dos alunos com deficiência.
III. Apesar de a formação continuada ser relevante, o que mais importa durante a atuação do professor regente em sala de aula é a sua experiência.
- Existe uma resistência do professor em trabalhar algo novo, e isso deve ser rompido, visto que a formação continuada privilegia a formação adequada do professor para o atendimento especializado.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – F, F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, V.