ATIVIDADE 3 – GINÁSTICA – 53_2025
Assinale a alternativa que apresente uma das características mais marcantes da Ginástica Geral (GPT), que a diferencia das demais ginásticas reconhecidas pela FIG (Federação Internacional de Ginástica):
A ausência de competição.
A obrigatoriedade de uso de aparelhos.
A falta de técnica na execução das séries.
A obrigatoriedade de separação entre os sexos.
A ausência de elementos corporais da ginástica nas apresentações.

Disponível em: https://www.ciaathletica.com.br/blog/infantil/ginastica-de-solo-para-criancas/. Acesso em: 06 maio 2019.
A partir da imagem, identifique qual é o elemento da acrobacia de solo realizado pela criança e em qual (is) modalidade (s) gímnica (s) ele está presente e assinale a alternativa correta.
Vela- GA, Gae, GR e GPT.
Parada de mãos- GA, GR, GPT e Gacro.
Roda- Atividades Circenses, GR, Gacro e Gae.
Ponte- GA, Gacro, GPT e Atividades Circenses.
Oitava- GA, Gacro, GPT e Atividades Circenses.
A partir do excerto do texto apresentado po Peuker (1973), analise as afirmativas a seguir:
I. Andar valseado: esse andar é muito parecido com o dançar da valsa. Você dará um passo grande em deslocamento e dois pequenos no mesmo lugar.
II. Andar em meia ponta ou releve: a ponta do pé toca o solo, descendo para o restante do pé, enquanto isso, o outro pé já vem em ponta para dar continuidade.
III. Andar cruzado: mesma posição dos pés, corpo virado de lado para a direção em que se vai. A cada passo, cruza-se um pé na frente do outro, depois voltar do outro lado.
Assinale a alternativa correta:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Com relação às características da GR, assinale a alternativa correta:
Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de equilíbrio, além de força e agilidade, aliados à montagem de figuras acrobáticas com suas parceiras.
Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de força e agilidade, realizados sobre um dos seus aparelhos: solo, trave, barras assimétricas e salto sobre a mesa.
Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos manuais: arco, bola, maças e fita.
Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos manuais: claves, bastões, cordas e bolinhas.
Durante a sua apresentação, a ginasta deve demonstrar aos árbitros e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de força e agilidade, aliados ao domínio de movimentos acrobáticos realizados durante o voo sobre o trampolim.
Diante do exposto, assinale a alternativa que representa estas modalidades competitivas.
Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim.
Ginástica Artística, Ginástica de Demonstração, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim.
Ginástica Artística, Ginástica de Condicionamento Físico, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica Fisioterápica.
Ginástica Artística, Ginástica de Demonstração, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica de Conscientização Corporal.
Ginástica Rítmica, Ginástica de Condicionamento Físico, Ginástica Acrobática e Ginástica de Demonstração e Ginástica Fisioterápica.
I. Escola Alemã: surge no início do século XIX, sob a influência de Guts Muths – o pai da ginástica pedagógica. Ela visava a importância da fisiologia e da prática voltada a constituição de cada indivíduo, constituindo um fator fundamental da Ginástica na Alemanha.
II. Escola Sueca: integra a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo necessários homens completos. Ele era orientada tanto para militares quanto para toda a população, no intuito de criar o “homem universal”.
III. Escola Francesa: o proponente desse método é Pehr Henrik Ling (1776-1839), que desenvolveu uma ginástica impregnada de nacionalismo e destinada a regenerar o povo, tornando os homens capazes de preservar a paz na França.
IV. Escola Inglesa: denominada de movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
União Asiática de Ginástica, Confederação Japonesa de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
União Africana de Ginástica, Confederação Americana de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
União Europeia de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federação Paranaense de Ginástica.
União Panamericana de Ginástica, Confederação Europeia de Ginástica, Federação Paulista de Ginástica.
União Panamericana de Ginástica, Confederação Brasileira de Ginástica, Federações Estaduais de Ginástica.
Com base no excerto acima, analise as afirmativas:
II. Todas as séries são executadas sem música e com coreografia. Isto ajuda favorecer os movimentos corporais.
III. A Ginástica Acrobática têm cinco divisões: par feminino, par masculino, par misto, trio feminino e quarteto masculino.
IV. Durante a coreografia, os ginastas desempenham diferentes papéis que são definidos de acordo com a sua estrutura corporal (peso e altura).
Assinale a alternativa correta:
As alternativas I e II estão corretas
As alternativas II e III estão corretas
As alternativas III e IV estão corretas
As alternativas I, II e III estão corretas
As alternativas II, III e IV estão corretas
A partir do trecho acima, assinale a alternativa correta sobre a construção de materiais:
A construção de materiais alternativos não compensa, pois, fica mais caro do que comprar o pronto.
A construção de materiais alternativos não é indicada, pois, não é fácil de se encontrar os materiais para construção.
A construção de materiais alternativos atrapalha na formação das crianças, pois, desvaloriza o material fabricado pela indústria.
A construção de materiais alternativos não é necessária, pois, sempre temos os materiais oficiais disponíveis em nosso local de trabalho.
A construção de materiais alternativos é importante, visando a aprendizagem que a confecção de um material pode proporcionar, além da valorização que muitas vezes se tem mais para o que é feito e não comprado.
Assinale a alternativa do PBM que corresponde a essa definição:
Saltos.
Balanços.
Rotações.
Aterrissagens.
Deslocamentos.