ATIVIDADE 3 – LOG – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 53_2024
QUESTÃO 1
Os profissionais de marketing podem escolher entre uma variedade de maneiras para segmentar mercados. Ao escolher a base para a segmentação, eles se apoiam em seu conhecimento do mercado, nas tendências atuais das compras, na pesquisa de marketing e no bom senso. Os principais tipos de segmentação para mercados de consumo são: demográfica, geográfica, psicográfica, segmentação baseada nos pensamentos e sentimentos do comprador e segmentação baseada no comportamento de compra, ou comportamentais.
Fonte: GIOIA, R. M. Fundamentos de Marketing: conceitos básicos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013 (adaptado).
Sobre os tipos de segmentação para mercados de consumo, analise as afirmativas a seguir:
- A segmentação geográfica é o processo de divisão do mercado com base em características da população.
- A segmentação demográfica é o processo de divisão do mercado com base na localização e outros critérios como densidade populacional ou clima.
III. A segmentação psicográfica é o processo de divisão do mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo atividades, interesses e opiniões.
- A segmentação comportamental separa os grupos de consumidores que costumam comprar sempre a mesma marca dos que compram marcas variadas de um mesmo produto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
O valor para o cliente está na forma em que o produto é oferecido, que de acordo com Philip Kotler, grande nome do Marketing, está relacionado com a criação de razões genuínas para que o consumidor opte pela compra de um produto ou serviço. Dessa forma, é possível entender o que é valor para o cliente, de acordo com a soma de elementos percebidos pelo consumidor durante o processo de compra, como: qualidade do produto, forma de atendimento; preço; condições de negociação; condições logísticas; tempo de investimento; e esforço para alcançar o seu objetivo.
Fonte: O que é valor para o cliente? Tallos Blog. Disponível em: https://tallos.com.br/blog/o-que-e-valor-para-o-cliente-como-acontecer/. Acesso em: 22 fev. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A percepção de valor é a avaliação subjetiva que um cliente faz sobre os benefícios e os custos associados a um produto ou serviço em comparação com outras opções disponíveis no mercado.
PORQUE
- O valor percebido se resume ao quanto o cliente está disposto a pagar por um produto ou serviço, este conceito envolve várias nuances que podem influenciar significativamente a decisão de compra.
A respeito dessas asserções, assinale alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Após uma empresa se dedicar ao desenvolvimento de um produto, é hora de lançá-lo no mercado. Na etapa de Introdução, o produto será apresentado pela primeira vez aos consumidores em potencial. Para o marketing, a noção de Ciclo de Vida do produto é de grande importância. Levada em consideração na hora de se montar o planejamento, há grandes possibilidades de fortalecer o produto o suficiente para que ele tenha um “fôlego extra” no mercado (SEBRAE, c2024).
Fonte: adaptado de: https://sebraeatende.com.br/system/files/estrategia_de_marketing_e_ciclo_de_vida_dos_produtos.pdf. Acesso em: 23 jan 2024.
A partir do enunciado, e dos estudos em relação a etapa “Introdução”, do Ciclo de Vida de um produto, analise as afirmativas a seguir, e a relação proposta entre elas:
- Período entendido como de alto crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado.
PORQUE
- O foco da promoção é formar a consciência sobre o bem ou serviço, estimular a experimentação e firmar, gradualmente, a sua imagem junto aos consumidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A análise do ambiente de marketing é indispensável para qualquer empresa que esteja em busca de uma vantagem competitiva no mercado. Ela leva em consideração o conjunto de forças e variáveis que uma organização deve avaliar para atender às necessidades dos clientes da melhor forma possível. Quando falamos em variáveis do ambiente de marketing, estamos, ao mesmo tempo, observando aspectos internos empresariais, assim como fatores sociais bem mais abrangentes e complexos. Dessa forma, é possível ter uma análise bem detalhada sobre tudo aquilo que afeta a empresa direta ou indiretamente e acertar precisamente na hora de montar uma estratégia de marketing.
Fonte: Blog do Neil Patel. Ambiente de Marketing: Entenda O Que É e Cada Um de Seus Fatores. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/. Acesso em: 22 fev. 2024.
Sobre a análise dos ambientes de marketing, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O ambiente competitivo deve ser analisado localmente.
Alternativa 2 – O ambiente tecnológico pode proporcionar grandes avanços nos mais diversos campos.
Alternativa 3 – O ambiente natural pode ser desprezado quando se trata de estratégias de marketing digital.
Alternativa 4 – O ambiente sociocultural se trata de crenças e valores culturais, não importando fatores demográficos par a sua análise.
Alternativa 5 – Novos modelos de negócios devem ser estudados pela perspectiva das variáveis internas, uma vez que são as variáveis que uma organização pode controlar.
QUESTÃO 5
A intangibilidade dos serviços apresenta alguns desafios especiais, uma vez que o cliente não pode examinar um serviço antes de comprá-lo. Dessa forma, as organizações devem oferecer indicações ao cliente sobre a qualidade do serviço oferecido. Acerca desse assunto, é importante destacar que os serviços diferem dos produtos em quatro aspectos principais: inseparabilidade, intangibilidade, perecibilidade e variabilidade.
Fonte: BLANCO, T. H. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- No aspecto da inseparabilidade, os serviços geralmente não podem ser separados da pessoa que os fornece.
- A intangibilidade é a fonte da qual emergem as outras três características: inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
III. Com relação à perecibilidade dos serviços, podemos afirmar que só podem ser usados no momento em que são oferecidos.
- Por conta da inseparabilidade e alto envolvimento, cada serviço pode ser único, com uma possível variação de qualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
As etapas da jornada do cliente seguem a mesma linha de raciocínio do funil de vendas. A ideia é levar o consumidor, de forma estratégica, do momento em que ele tem o primeiro contato com a marca como prospect até ele tomar a decisão de fechar negócio e se tornar, oficialmente, cliente da marca. Mais do que isso, uma jornada de compra do cliente realmente moderna e eficiente precisa pensar para além da primeira venda. Sim, as etapas de pós-vendas são fundamentais para manter o consumidor realmente fidelizado e fazendo negócio com a marca no decorrer do tempo. O processo decisório de comprar envolve desde a fase de reconhecimento do problema ou necessidade até o descarte do produto.
Fonte: adaptado de: Jornada de Compra: O que é e como mapeá-la? Zendesk. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/jornada-compra-cliente/. Acesso em: 22 fev. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Na fase de reconhecimento das necessidades, o cliente está buscando informações iniciais e toma conhecimento da marca através de estratégias de marketing como SEO, conteúdo de blog, mídia social, publicidade paga, entre outros.
PORQUE
- Na fase de reconhecimento, os profissionais de marketing utilizam estratégias eficazes que incluem ofertas especiais, avaliações de clientes, provas sociais e garantias para influenciar positivamente a decisão.
A respeito dessas asserções, assinale alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Uma das ferramentas mais apropriadas para que as empresas obtenham dados é a pesquisa de marketing. Ela é um dos processos de gestão mais importantes para as organizações, e é conduzida para trazer dados e informações, que contribuirão para a tomada de decisão dos gestores.
Fonte: BLANCO, T. H. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos do marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Maria é gerente de marketing de uma indústria de cosméticos. Após identificar que as vendas dos produtos da empresa em que trabalha têm apresentado redução mês após mês, ela chegou à conclusão de que será preciso fazer uma pesquisa, para tentar identificar o que está acontecendo no mercado em que sua empresa atua, procurando obter o máximo de informações possíveis, inclusive tendências de mercado, e dessa forma, poder tomar as decisões necessárias para reverter o quadro de redução nas vendas. Durante o processo para a elaboração da pesquisa, na etapa em que trata sobre a definição da abordagem metodológica, Maria optou por utilizar dados do tipo secundários, pois no mercado de atuação de sua empresa existe um volume considerável de informações disponíveis e confiáveis.
Sobre esse assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Ao optar por uma fonte de dados secundários, Maria estará utilizando dados já coletados e analisados por outro pesquisador.
PORQUE
- Mesmo que os dados de fonte secundária não sejam suficientes, Maria poderá complementar sua pesquisa utilizando, também, dados primários.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O Mercado Livre, empresa que utiliza uma metodologia ágil de marketing, durante a pandemia, para conscientizar sobre o coronavírus, mudou seu logo. No lugar onde ficavam as tradicionais mãos dadas, passaram a ficar dois cotovelos, um tocando o outro. A postura do Mercado Livre foi um sinal de sensibilidade com o seu público (CATRACA LIVRE, 2020, on-line).
Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos de Marketing. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Acerca do Marketing Ágil, qual alternativa diz respeito ao alcance da eficiência de um fluxo ágil na empresa?
Alternativas
Alternativa 1 – O Marketing Ágil não preza pela colaboração e a comunicação eficaz.
Alternativa 2 – O uso de uma metodologia ágil não implica em resultados e respostas em tempo real.
Alternativa 3 – A postura do Mercado Livre nada tem a ver com uso de metodologias ágeis no marketing.
Alternativa 4 – Para ter agilidade organizacional, é necessário construir equipes descentralizadas e multifuncionais que consigam projetar.
Alternativa 5 – O desenvolvimento e a validação de produtos e campanhas de marketing, que promovam um aumento da burocracia nas empresas.
QUESTÃO 9
O comportamento do consumidor é o estudo sobre como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais e pessoais. Um desses fatores exerce a maior e mais profunda influência, sendo o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa. Sob influência da família e outras importantes instituições, uma criança cresce exposta a valores como realização e sucesso, disposição, eficiência e praticidade, progresso, conforto material, individualismo, liberdade, bem-estar, humanitarismo e juventude. Uma criança que cresce em outro país pode ter uma visão diferente de si mesma, de seu relacionamento com os outros e de rituais.
Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
Assinale a alternativa que corresponde ao fator que influencia o comportamento de compra descrito no enunciado:
Alternativas
Alternativa 1 – Fatores sociais.
Alternativa 2 – Fatores culturais.
Alternativa 3 – Fatores pessoais.
Alternativa 4 – Fatores financeiros.
Alternativa 5 – Fatores psicológicos.
QUESTÃO 10
Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usado por gerentes para obter informações diárias sobre ocorrências no ambiente de marketing. O sistema de registros internos fornece dados de resultados, enquanto o sistema de inteligência de marketing fornece dados de eventos. Os gerentes de marketing coletam informações de marketing de diversas maneiras: lendo livros, jornais e publicações setoriais; conversando com clientes, fornecedores e distribuidores; acompanhando mídias sociais na Internet; e participando de reuniões com gerentes de outras empresas.
Fonte: Inteligência de Marketing. BH1. Disponível em: <https://www.bh1.com.br/administracao-de- marketing/inteligencia-de-marketing>.
Analise as alternativas a seguir, que discorrem sobre medidas para melhorar a quantidade e a qualidade de sua inteligência de marketing.
I. Dados provenientes de fontes governamentais, podem auxiliar em estratégias de inteligência de marketing.
II. Sistemas de Feedback online é um método de coletar informações para desenvolvimento da inteligência de marketing.
III. Treinar vendedores para que eles possam captar eventos e informações importante é uma ação para melhora da inteligência de marketing.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.