ATIVIDADE 3 – MKT – GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING – 53_2024
QUESTÃO 1
O branding envolve a gestão das estratégias de marca de uma empresa, o que inclui o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto dos demais. Além disso, uma marca eficaz vai além do produto físico, formando uma imagem na mente dos consumidores que associa qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca. Ele destaca que o branding não é apenas sobre se destacar visualmente, mas também sobre construir uma reputação que estabeleça uma conexão emocional com os consumidores.
SULZ, Paulino. O que é Branding: aprenda como fazer uma gestão de marca incrível . Rockcontent. 22, ago. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/branding/. Acesso em: 22 jul .2024.
Sobre branding, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O branding é essencial para construir uma identidade de marca forte e consistente.
PORQUE
II. O branding foca em criar logotipos atraentes e slogans memoráveis.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Uma marca, além de nominar uma empresa, seus produtos e serviços, é capaz de gerar uma imagem frente aos consumidores, os tornando fiéis e criando percepções positivas em suas mentes. Além disso, o uso da marca como ferramenta mercadológica vem crescendo cada dia mais no mercado, afinal, o conhecimento e imagem da marca vem sendo fator decisório na escolha dos consumidores. Assim, uma marca forte é construída com base em 10 (dez) fatores internos e externos, sendo um desses relacionados aos valores, proposta e posicionamento que a marca possui, além de apontar também para a definição das percepções e do público alvo da marca.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Assim, assinale a alternativa que define corretamente o Fator Interno e Externo de construção de uma marca citado na questão:
Alternativas
Alternativa 1 – Clareza.
Alternativa 2 – Presença.
Alternativa 3 – Consistência.
Alternativa 4 – Autenticidade.
Alternativa 5 – Comprometimento.
QUESTÃO 3
A internet permite que as organizações propaguem conteúdo a seus públicos de diversas maneiras por meio de sites e redes sociais. Além disso, o marketing de conteúdo não deve ser visto como uma venda em um primeiro momento, mas sim, como o compartilhamento de informações que sejam valiosas e relevantes aos consumidores de uma determinada marca, produto e/ou serviço.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Assim, com base nessas informações, avalie as assertivas a seguir quanto ao marketing de conteúdo e marketing de Mídia Social.
- O Marketing de Conteúdo, assim como o Marketing de Mídia Social está localizado apenas nas redes sociais das organizações.
- O site de uma marca, que será capaz de gerar um endereço na web para a marca, é realizado no Marketing de Mídia Social.
III. O Marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo e que, busca atrair, reter e converter clientes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Além de analisar fatores como preço e marca, os consumidores avaliam os atributos que os produtos possuem, afinal, é preciso que sua compra seja capaz de satisfazer sua necessidade e desejo de consumo, tornando sua experiência positiva e satisfatória. Com isso, é necessário que as organizações conheçam os diferentes tipos de atributos que os produtos, para que possam trabalhar tais informações em suas ações de comunicação, marketing e vendas no mercado. E, um dos atributos apresentados pelos produtos envolve tudo aquilo que é considerado como tangível e físico em um produto, e que será analisado pelo consumidor, como por exemplo, a estrutura física de uma empresa.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando tais informações, assinale a alternativa que define corretamente o atributo descrito na questão:
Alternativas
Alternativa 1 – Atributos salientes.
Alternativa 2 – Atributos concretos.
Alternativa 3 – Atributos importantes.
Alternativa 4 – Atributos determinantes.
Alternativa 5 – Atributos relacionados ou intrínsecos.
QUESTÃO 5
A comunicação de uma organização no mercado é realizada pelo uso de diversas ferramentas mercadológicas, e que, contribuirão para a realização das ações e vendas no mercado, além de propagação de sua marca frente a seus consumidores. Porém, a publicidade e a propaganda, ações que contribuem na comunicação e marketing das empresas, gera dúvidas e conflitos quanto as suas definições e funções no mercado. Apesar disso, é possível unir e trabalhar publicidade e propaganda em conjunto, em busca dos objetivos de mercado das empresas.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas quanto a Publicidade.
- A Publicidade envolve a divulgação de uma ideia, ou seja, torna-la pública com a realização da persuasão no público que está recebendo essa mensagem.
PORQUE
- Trata-se de um esforço de comunicação incapaz de influenciar determinadas atitudes dos consumidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Além de planejar as mensagens e ações que serão transmitidas e realizadas com suas ações de comunicações, cabe as organizações atentarem-se as legislações vigentes quanto às ações promocionais que serão realizadas no mercado. Uma empresa, marca, produto e/ou serviço que realize uma ação que vá contra a legislação vigente, além de ser punido com base nas leis, corre o risco de ter sua imagem desgastada e até vista como negativa pelos seus consumidores. É preciso conhecer e compreender o que pode e o que não deve ser realizado no momento das ações de comunicação e marketing no mercado.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A Publicidade Enganosa ocorre quanto as ações de comunicação não transmitem a verdade de forma total ou parcial, podendo ocorrer a omissão de informações que são consideradas essenciais.
PORQUE
- A Publicidade Abusiva as informações que são transmitidas na mensagem são verdadeiras, o problema está na forma como elas são apresentadas, sendo isso o que a torna abusiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Existem várias opções para atrair clientes para nossa loja, sendo crucial identificar quais são as mais adequadas para nossa realidade. Embora os termos de promoção de vendas possam variar de acordo com diferentes autores, essas ferramentas são de fácil reconhecimento e aplicação. Compreender essas opções nos permitirá escolher as estratégias mais eficazes para aumentar a atração de clientes e melhorar o desempenho de vendas em nosso contexto específico.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Selecione a alternativa que corresponde à uma técnica de promoção de vendas:
Alternativas
Alternativa 1 – Anúncios em TV.
Alternativa 2 – Criação de logotipo.
Alternativa 3 – Cupons de desconto.
Alternativa 4 – Gestão de redes sociais.
Alternativa 5 – Desenvolvimento de embalagem.
QUESTÃO 8
A empresa Roupas e Acessórios, localizada na cidade de Maringá, vem enfrentando problemas em suas vendas, com uma grande queda no número de consumo nos últimos meses. Após realizar uma pesquisa de mercado, junto aos seus consumidores, levantou que um de seus maiores problemas está relacionado a falhas no atendimento ao público realizado por sua equipe de vendas.
Com essas informações em mãos, os gestores da empresa, antes de programarem treinamentos em busca de melhorar a atuação de seus vendedores, tiveram que estudar e compreender as etapas do processo de vendas. E, um dos pontos estudados refere-se a Prospecção e Qualificação dos Possíveis Clientes (mercado).
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Assim, avalie as alternativas a seguir, e assinale a que define corretamente a que representa a etapa denominada de Prospecção e Qualificação dos Possíveis Clientes (mercado):
Alternativas
Alternativa 1 – Nessa etapa a equipe de vendas deve identificar os potenciais clientes, analisando o segmento-alvo, além de planejar a forma como se aproximarão dos consumidores e que tipos de perguntas poderão realizar.
Alternativa 2 – Ocorre quando o vendedor, pelo uso de suas técnicas de vendas, consegue fazer com que o cliente aceite a compra do produto e finalize sua ação solicitando a empresa a preparação da entrega do mesmo.
Alternativa 3 – Trata-se da forma como o vendedor irá abordar o cliente, sendo necessário, nesse momento, captar informações quanto as necessidades e desejos de consumo, além do poder aquisitivo do consumidor.
Alternativa 4 – Envolve as ações e atitudes que o vendedor terá frente as objeções apresentadas pelos clientes, ou seja, as opiniões, ideias e até discordâncias que o consumidor pode apresentar durante o processo de compra.
Alternativa 5 – É o contato inicial que o vendedor tem com o seu cliente, sendo esse o momento de despertar em seu público o interesse pelo produto que está sendo vendido, além de compreender as reais necessidades do consumidor.
QUESTÃO 9
Todo produto, vendido pelas organizações no mercado, tem a função e o objetivo de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores. Afinal, ao adquirir um produto, os consumidores também buscam benefícios e que, serão capazes de solucionar o problema que estão enfrentando naquele momento. Assim, os produtos podem ser divididos em 2 (duas) categorias, sendo essas a de tangíveis e intangíveis.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações apresentadas anteriormente, avalie as assertivas a seguir.
- Os bens tangíveis são aqueles denominados de bens materiais, sendo divididos em duráveis e não duráveis.
- Os bens intangíveis, também chamados de bens imateriais, envolvem serviços, pessoas, locais, organizações e ideias.
III. Como bens não-duráveis definimos aqueles que possuem um alto valor de mercado, como uma geladeira ou uma maquina industrial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Para que a comunicação entre organização, mercado e público aconteça é preciso que seja compreendido e realizado o Processo de Comunicação, representado na imagem a seguir:
Fonte: SILVA, Priscila Kalinke da. SAES, Diogo Xavier. Pesquisa de Marketing. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2022. P. 22.
Cada uma das etapas do processo deve ser conhecida e compreendida pelas empresas, para que, em suas ações de marketing e comunicação sejam elaboradas e realizadas sem falhas, proporcionando resultados como vendas positivas e conhecimento da marca no mercado.
Referente as etapas do Processo de Comunicação, avalie as assertivas a seguir.
- O Receptor é aquele que vai receber a mensagem encaminhada pela empresa, quanto o Emissor será o responsável por emitir uma mensagem.
- O Ruído envolve todas as falhas e dificuldades que são capazes de interferir tanto na transmissão quanto na recepção ou compreensão da mensagem.
III. O Código envolve os signos, como por exemplo a escrito, e que permite a transmissão de uma mensagem.
- A Decodificação envolve a interpretação da mensagem, enquanto a Codificação é a transformação da mensagem com base em regas predeterminadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.