ATIVIDADE 3 – PED – PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A Lei Orgânica de 1946 do ensino Normal organizou a escola em dois ciclos: formação de professores regentes para o ensino Primário nas escolas denominadas “Escolas Normais Regionais” e formação de professores primários “nas Escolas Normais”.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a formação de professores, baseada nessa Lei de 1946.
Alternativas
Alternativa 1 – O ensino normal será ministrado em dois ciclos. O primeiro dará o curso de regentes de ensino primário, em dois anos, e o segundo, o curso de formação de professores primários, em três anos.
Alternativa 2 – O ensino normal será ministrado em dois ciclos. O primeiro dará o curso de regentes de ensino primário, em três anos, e o segundo, o curso de formação de professores primários, em dois anos.
Alternativa 3 – O ensino normal será ministrado em dois ciclos. O primeiro dará o curso de regentes de ensino primário, em quatro anos, e o segundo, o curso de formação de professores primários, em três anos.
Alternativa 4 – O ensino normal será ministrado em dois ciclos. O primeiro dará o curso de regentes de ensino primário, em três anos, e o segundo, o curso de formação de professores primários, em quatro anos.
Alternativa 5 – O ensino normal será ministrado em dois ciclos. O primeiro dará o curso de regentes de ensino primário, em quatro anos, e o segundo, o curso de formação de professores primários, em dois anos e meio.
QUESTÃO 2
Avalie as assertivas e a relação estabelecida entre elas.
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) comungam da ideia de que são necessárias algumas ações que deverão ser desenvolvidas pelos professores em sua formação inicial e continuada a fim de contribuir para o exercício de suas atividades profissionais e a primeira delas seria a formação de uma equipe de trabalho.
PORQUE
A necessidade desse trabalho visa à possibilidade da união entre as pessoas para a resolução de problemas. O diálogo, o compartilhamento de ideias, a cooperação entre indivíduos são uma exigência da nossa sociedade, portanto, devem ser incentivados desde o primeiro ano de formação de professores.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
A respeito das duas asserções acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – Tanto a primeira quanto a segunda asserção são falsas.
Alternativa 4 – A primeira asserção é verdadeira e a segunda falsa.
Alternativa 5 – A primeira asserção é falsa e a segunda verdadeira.
QUESTÃO 3
Figura – Tecnologia e a prática docente, uma metodologia inovadora
Fonte: CARVALHO, T. C. de.; TORTORELI, A. C. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
A imagem exposta claro que podemos retratar a tecnologia como um meio de conectar o espaço e o tempo, perpassando as paredes da sala de aula e os muros da escola. Desta forma, a utilização da tecnologia em sala de aula e a formação de professores para desenvolver um ensino-aprendizagem de qualidade utilizando estas ferramentas é fundamental.
Considerando a imagem e o excerto exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- As novas tecnologias são boas ferramentas a serem utilizadas em sala de aula, e seu uso é incentivado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n° 9.394/96).
PORQUE
- O professor preparado para utilizar essas novas tecnologias deve assumir uma posição de centralização do conhecimento, sendo o ponto focal para os alunos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 4
No que tange à relação entre a teoria e a prática, segundo Carvalho (2022, p. 74) “É importante saber que a teoria é a maneira como o conhecimento é manifestado, articulando-se a conceitos específicos, podendo ser exemplificado a partir de ações práticas; enquanto a prática é formada e fundamentada na teoria, organizada em ações concretas, porém é flexível e moldável”.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2022. 240 p.
Da mesma maneira Saviani (2007, p. 108) entende a relação entre teoria e prática como “a prática é a razão de ser da teoria, o que significa que a teoria só se constituiu e se desenvolveu em função da prática que opera”.
Fonte: SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan. 2007.
A indissociabilidade entre a teoria e prática exige analisar a formação docente a partir de outras perspectivas, ultrapassando os modelos existentes e propondo uma nova forma de experienciar a ação discente e docente durante o percurso formativo. Diante disso e dos excertos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- A separação da teoria e da prática compromete o processo de formação e, consequentemente, a prática docente.
PORQUE
- A construção da identidade docente surge da teoria, e a prática não precisa ser submetida a essa teoria para que tenha validade.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A partir da LDB 9.394/96, a disciplina de Prática de Ensino passou a ser um eixo articulador do currículo nos cursos de Licenciatura.
BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.
Baseados neste contexto, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
- As transformações ocorridas em decorrência dos movimentos da década de 1990 modificaram a concepção sobre a Prática de Ensino na formação docente, que passou a ser vista como o caminho para se conhecer a realidade escolar.
- A formação docente não era pautada no aprendizado, pois sendo o professor detentor do conhecimento pedagógico, não havia mais necessidade de recursos para o aprendizado.
III. A integração entre teoria e prática possibilitou que a formação docente se tornasse muito mais eficiente. Isso porque, além de conhecer as teorias e métodos pedagógicos necessários à prática docente, o futuro professor vivenciaria a realidade escolar, o que lhe permitiria interagir dentro desse processo.
- A iniciativa das ações educacionais fica a critério dos Estados, Municípios e escolas, pela primeira vez. A lei educacional deixa a União com o papel de coordenador, abrindo espaço para a autonomia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Para Marçal (2001), o Projeto Político Pedagógico apresenta quatro dimensões, sendo elas: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Ao fazer a leitura dessas quatro dimensões que estão presentes no PPP, é importante que ele não seja visto como um documento estático a ser guardado na gaveta.
MARÇAL, J. C. Progestão: como promover a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola? Módulo III. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Secretários da Educação, 2001.
Sobre o assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- As dimensões do PPP não estão separadas das dimensões socioculturais, as quais permeiam a realidade na qual a escola está inserida, pois elas precisam ser reavaliadas constantemente, a fim de que os pressupostos democráticos se sobreponham aos desafios em torno dessas dimensões.
PORQUE
- As dimensões do Projeto Político-Pedagógico serão delineadas levando em consideração as inúmeras realidades e estruturadas a partir de algumas perguntas que deverão ser respondidas ao longo de sua construção.
A respeito das duas asserções acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é verdadeira e a segunda, falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é falsa e a segunda, verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserção é falsa.
QUESTÃO 7
Segundo os autores Pimenta e Lima (2004), o estágio também pode ser realização sob a forma de projetos.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à realização do estágio sob a forma de projetos:
Alternativas
Alternativa 1 – Estimula um olhar interpretativo sobre as questões da realidade.
Alternativa 2 – Oferece o aprendizado apenas para os acadêmicos, estágiários, e não gera aprendizado para os alunos da escola.
Alternativa 3 – Proporciona ao futuro professor o aprendizado dos conteúdos teóricos do estágio, mas não sobre a vivência e a realidade do aluno.
Alternativa 4 – Possibilita ao futuro professor a reflexão em torno da sala de aula, mas não o desenvolvimento de propostas coerentes com as necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.
Alternativa 5 – Permite organizar a prática pedagógica, propondo objetivos, conteúdos, métodos, organizando o tempo e o espaço, mas não diversifica materiais e atividades que atendam às necessidades das crianças.
QUESTÃO 8
“A educação não formal visa contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes […]. Este modelo alternativo de educação não se dá apenas em instituições fechadas, apesar de na maioria dos casos se caracterizarem desta forma, mas também através de movimentos sociais e ainda organizações não governamentais que atuam com a questão da infância e adolescência […]” (SOUZA, 2008, p. 2).
Fonte: SOUZA, C. R. T. de. A Educação não formal e a escola aberta. EDUCERE, 2008.
Eles definem a educação informal como um meio no qual o sujeito adquire habilidades, conhecimentos, atitudes e valores ao longo de sua vida, a partir das inferências e influências educativas recebidas pelo ambiente em que estão inseridos.
CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2022, 240 p.
Com base nos excertos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação não formal possui disciplinas, currículos e programas, mas não oferecem graus ou diplomas oficiais.
( ) Para a educação informal, não há lugar, horários ou currículos, sendo os conhecimentos partilhados em meio a uma interação sociocultural.
( ) Para a educação informal, apesar desta modalidade não ser vinculada a ambientes escolares, o educador possui o interesse em promover a educação de maneira direta.
( ) Na educação não formal, as práticas pedagógicas são direcionadas a públicos diferenciados e se concretiza com objetivos que estejam de acordo com as necessidades desses públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – F, F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, V.
QUESTÃO 9
A dicotomia entre a teoria e a prática, compromete a formação docente, a prática pedagógica na escola, a qualidade de ensino dos educandos e a sua atitude crítica reflexiva diante da complexidade dos problemas da sociedade. Desse modo, resolver essa questão no processo de formação docente tem sido um problema que ainda precisa ser resolvido.
Elaborado pela professora, 2022
Frente às concepções apresentadas, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A formação docente precisa ampliar o estudo da prática anteriormente à teoria.
Alternativa 2 – A dicotomia entre a teoria e a prática encontra-se nas pesquisas realizadas nas escolas.
Alternativa 3 – A dialética na formação é necessário para que haja o processamento entre a teoria e prática e vice-versa.
Alternativa 4 – O currículo dos cursos de formação docente não precisam contemplar o estágio, pois a teoria estudada consegue apresentar a dinamicidade da escola.
Alternativa 5 – A formação docente deve utilizar como técnica, a observação do fazer, para compreender como é a ação docente para reproduzi-las.
QUESTÃO 10
Sabemos que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) apresenta quatro dimensões, sendo elas: pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Ao fazer a leitura dessas quatro dimensões, é de suma importância entender que este documento não deve ser visto apenas com um mais um documento estático que deve ser engavetado.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2022. 240 p.
Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, suas dimensões e funções, analise as afirmativas a seguir:
- O Projeto Político-Pedagógico estabelece práticas educativas, possibilita formar a identidade da escola e demonstra a intencionalidade do fazer educativo da escola.
- O desenvolvimento do PPP envolve, além de intencionalidade, aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, que permeiam as discussões e decisões envolvendo o processo de ensino e aprendizagem.
III. As dimensões do Projeto Político-Pedagógico serão delineadas podendo levar em consideração as realidades e estruturadas a partir de algumas perguntas que deverão ser respondidas ao longo de sua construção.
- As dimensões do PPP não estão separadas das dimensões socioculturais, as quais permeiam a realidade na qual a escola está inserida, pois elas precisam ser reavaliadas constantemente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – II e IV, apenas.