ATIVIDADE 3 – PSICO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 53_2024
QUESTÃO 1
↵
O processo de aprendizagem de uma pessoa surda apresenta diferenciações e depende das condições que apresenta, a sua causa, se está relacionada a outras deficiências e também o grau de surdez.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com relação à surdez e aos aspectos do desenvolvimento da pessoa que apresenta essa especificidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É fundamental investigar o caso e identificar as necessidades para, assim, sistematizar estratégias de estimulação para cada caso.
PORQUE
- Para que o desenvolvimento da pessoa com surdez seja eficiente, é necessário utilizar recursos adequados de comunicação, como sinais sem restrições, expressões faciais e corporais e a língua de sinais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Lucas é um aluno de 8 anos matriculado na educação básica do ensino regular. Desde cedo, seus pais e professores notaram que ele tinha dificuldades significativas em várias áreas de desenvolvimento, incluindo habilidades cognitivas, comunicação e habilidades sociais.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com relação ao estudo de caso do aluno Lucas e ao trabalho que o psicopedagogo deve desenvolver, analise as afirmativas a seguir:
- O psicopedagogo deve realizar a entrevista com os pais ou responsáveis, a fim de verificar os principais apontamentos.
- Na Anamnese, o psicopedagogo poderá realizar os primeiros contatos com Lucas e verificar suas dificuldades, estabelecendo a confiança com o aluno.
III. A entrevista operativa centrada na aprendizagem é um momento de interação entre o estudante e o psicopedagogo.
- O contato com a escola e a entrevista com o(s) docente(s) que atua(m) com o estudante não são necessários para adaptações para inclusão do aluno Lucas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 3
Falar sobre a evolução conceitual da deficiência e sua terminologia correta é um importante meio para evitar estigmas e preconceitos. Salienta-se que usar termos técnicos corretamente é ir além da questão semântica. É válido escrever construtivamente, principalmente, sobre a inclusão social e a educação para cidadania, pois se trata também de uma questão de direitos humanos.
Também, segundo os autores Coll, Palacios e Marchesi (1995, p. 12) “A deficiência não é uma categoria com perfis clínicos estáveis, sendo estabelecida em função da resposta educacional. O sistema educacional pode, portanto, intervir para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com algumas características ‘deficitárias’”.
Fonte: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995. v. 3
Sobre a conceituação e a terminologia da deficiência, analise as afirmativas a seguir:
- A terminologia correta com relação à deficiência é fundamental para evitar estigmas e preconceitos, promovendo uma abordagem mais inclusiva e respeitosa.
- O uso correto de termos técnicos sobre deficiência é apenas uma questão semântica, e não tem impacto significativo na inclusão social e nos direitos humanos.
III. A deficiência é uma categoria com perfis clínicos estáveis, não sendo influenciada pela resposta educacional ou pelo sistema educacional.
- A deficiência é uma condição que pode ser influenciada e modificada pela resposta educacional e pelo sistema educacional, conforme afirmado pelos autores Coll, Palacios e Marchesi (1995).
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
Analise o seguinte caso hipotético:
Vinícius é um menino de 9 anos, com deficiência múltipla. Vinícius é ativo e bastante alegre, e possui um irmão mais novo. Vinícius está matriculado no ensino regular, porém não está alfabetizado e apresenta dificuldades na leitura, escrita e comunicação. Os pais se queixam que existem dificuldades na leitura, escrita, na comunicação e no desenvolvimento motor.
Com relação ao estudo de caso do aluno Vinícius e às avaliações psicopedagógicas para a conciliação da intervenção, analise as afirmativas a seguir:
- A leitura, a escrita e a comunicação devem ser trabalhadas em conjunto com o psicopedagogo e o corpo docente da escola em que Vinícius está matriculado.
- O desenvolvimento motor deve ser trabalhado com jogos e brincadeiras que facilitem o tratamento do aluno, desenvolvendo suas habilidades.
III. Além do psicopedagogo e da escola, a família deve auxiliar o aluno Vinícius em casa, utilizando as estratégias fornecidas pelo psicopedagogo.
- A dificuldade de comunicação relatada pela família deve ser trabalhada apenas no ambiente familiar, visto que não é um ponto a ser trabalhado pelo psicopedagogo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 5
Analise o seguinte caso hipotético:
Adriana é mãe de Gustavo, um menino de 4 anos que nasceu surdo, sendo descoberta a sua surdez aos 2 anos. Adriana gostaria de matricular o filho em uma escola particular, mas já foi em várias escolas e todas dizem que estão lotadas, sem possibilidade de novas matrículas. No entanto, muitas escolas não possuem a condição ideal e não querem receber alunos como Gustavo, pois não conseguem suprir a demanda requisitada pelo aluno.
Com base no excerto, sobre os princípios da Tecnologia Assistiva na perspectiva da Educação Inclusiva na escola, analise as afirmativas a seguir:
- Apesar de haver tecnologia assistiva voltada para adaptações para a pessoa surda, essas tecnologias não devem ser utilizadas para adaptação para o aluno na escola, apenas em casa.
- No caso apontado anteriormente, a escola precisa tomar a decisão de não aceitar o aluno Gustavo, pois ele deve ser matriculado em uma escola inclusiva, e não no ensino regular.
III. As tecnologias assistivas precisam ser vinculadas a métodos caros de aprendizagem, e utilizadas apenas pela própria equipe pedagógica, para auxiliar o aluno Gustavo.
- Promover a diversidade humana é uma forma de superar o estigma da deficiência, por isso o ideal é que crianças com e sem deficiência dividam os mesmos ambientes.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 6
Analise a seguinte situação hipotética:
Valéria, uma aluna de 9 anos, está matriculada na educação básica do ensino regular. Valéria apresenta deficiência múltipla, causada em decorrência de problemas que a mãe teve durante a gravidez. Para adaptação e inclusão nos ambientes, Valéria utiliza aparelho de surdez e necessita de cadeira de rodas para a locomoção. Antes do acompanhamento com o psicopedagogo, Valéria apresentava problemas na leitura, escrita e comunicação pessoal. Após a avaliação com o psicopedagogo e realização das etapas prevista para o acompanhamento e a realização das propostas de intervenção, verificou-se que Valéria está muito mais comunicativa e se desenvolvendo com grande rapidez e eficiência; ainda, verifica-se que a comunicação oral e a escrita melhoraram, além de desenvolver uma melhora na comunicação interpessoal.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com relação ao estudo de caso da aluna Valéria e às práticas psicopedagógicas inclusivas, analise as afirmativas a seguir:
- O psicopedagogo desempenhou um papel fundamental na avaliação das necessidades de Valéria, no desenvolvimento de planos de ensino individualizado e na coordenação da equipe multidisciplinar, para garantir a implementação eficaz da intervenção.
- Valéria poderá se desenvolver cada vez mais se seguir a proposta de intervençção estabelecida pelo psicopedagogo. Outro ponto fundamental para a melhora do desenvolvimento da aluna é a relação entre a família e a escola.
III. As adaptações propostas pelo psicopedagogo devem ser colocadas em prática somente no ambiente familiar, visto que, na escola, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas fica em função do docente.
- Apesar da aluna Valéria estar se desenvolvendo bem, o acompanhamento psicopedagógico deve se encerrar assim que possível, pois apenas a equipe pedagógica da escola deve suprir as necessidades inclusivas da aluna.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 7
O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento que investiga os elementos que se interpõem ao processo de aprendizagem do sujeito. Dessa maneira, a psicopedagoga, quando solicitada para atender a um caso de uma aluna de 7 anos com deficiência visual e não alfabetizada, deve desenvolver algumas estratégias para se relacionar com a aluna e com a equipe pedagógica.
Sobre as avaliações e as interações entre equipe pedagógica, aluna e psicopedagoga, analise as afirmativas a seguir:
- A psicopedagoga que foi relatada no estudo de caso deve realizar inicialmente a anamnese da aluna em questão, verificando a sua relação com família e escola.
- Após a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, a psicopedagoga poderá entender como a aluna se comporta, suas ansiedades e mecanismos de defesa. Essas observações podem auxiliar no desenvolvimento da aluna.
III. A aplicação de técnicas projetivas deve ser finalizada com a prova ao domínio de consigo mesmo, relacionado à concepção que a aluna tem de si mesma e o que ela faz. Tendo por objetivo principal verificar como a aluna se vê, do que gosta e como ela ocupa o tempo.
- A intervenção da psicopedagoga deve ser finalizada assim que foram relatadas a devolutiva e a proposta de intervenção, visto que o papel do psicopedagogo é apenas desenvolver um plano de ação e não acompanhar o aluno durante seu desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 8
Analise o seguinte caso hipotético:
Eduardo é um menino de 6 anos, filho único, sendo diagnosticado com surdez total aos 6 meses. Os pais de Eduardo pretendem matriculá-lo no ensino regular e gostariam de iniciar com a intervenção psicopedagogia, para auxiliar no seu desenvolvimento ao longo de sua jornada acadêmica.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre as estratégias, os recursos e os instrumentos utilizados no processo avaliativo pelo psicopedagogo para conciliação da intervenção, analise as afirmativas a seguir:
- A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem é um momento de observação e interação entre o psicopedagogo e Eduardo.
- A Prova Operatória envolve uma série de atividades concretas de classificação, seriação, espaço e pensamento formal.
III. A Prova Pedagógica é aquela em que Eduardo deverá realizar atividades escolares adaptadas ou não, dependendo de sua necessidade e de sua especificidade.
- A Técnica Projetiva envolve alguns domínios em que o psicopedagogo produzirá, a partir de suas concepções, cada um dos domínios.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 9
É fundamental que o psicopedagogo realize um trabalho em conjunto com a escola e a família, para que processo de inclusão seja potencializado com as práticas terapêuticas e adaptações necessárias.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o papel do psicopedagogo nesse trabalho em conjunto entre docente e estudante, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O papel do psicopedagogo com o aluno é analisar os possíveis indicativos; e com o docente o trabalho é em parceria, a fim de auxiliar o processo educacional e inclusivo.
PORQUE
- Nessa etapa o psicopedagogo poderá auxiliar o docente no desenvolvimento do planejamento adaptado e nas adequações para melhor atender ao aluno. Além disso, é também nessa etapa que o profissional de psicopedagogia auxilia a família a trabalhar as dificuldades do aluno em casa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Segundo a ONU (2006) a pessoa com deficiência pode ser caracterizada como “[…]aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Também podemos observar que a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também segue a mesma caracterização da ONU (2006) para a pessoa com deficiência. Desta maneira, a pessoa com deficiência é caracterizada e deve possuir seus direitos garantidos frente aos problemas enfrentados em seu dia a dia.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: https://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf . Acessado em: 06 out. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS [ONU]. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Doc. A/61/611, Nova Iorque, 2006.
Considerando o excerto acima, sobre as especificidades, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A pessoa com deficiência deve ter seu direito garantido, tendo toda a adequação necessária para que o atendimento de qualidade seja assegurada.
PORQUE
II – A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 é a única legislação brasileira que assegura os direitos às pessoas com deficiência no Brasil, sendo esta legislação um norte para todos os tomadores de decisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.