ATIVIDADE 3 – RH – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 53_2024
QUESTÃO 1
Como gestor de um negócio é necessário compreender que existem dois tipos de estruturas que são essenciais de serem estudadas. Existe a estrutura formal que é mais conhecida pelo organograma, ou seja, da forma como é formalmente desenhada pelos diretores com cargos a serem ocupados pelos indivíduos. Além disso, também há a estrutura informal que se trata da maneira como as pessoas interagem socialmente que pode ser diferente da maneira conhecida pelos setores que um colaborador faz parte.
Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no texto apresentado, é possível considerar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Quando fulano é amigo e conversa com beltrano que são de departamentos diferentes se trata da estrutura formal.
Alternativa 2 – A reunião envolvendo a direção e os gestores de diferentes áreas para revisar o planejamento estratégico se trata da estrutura informal.
Alternativa 3 – Se os diretores se reúnem com os subordinamos para que possam discutir o desempenho de cada área é um exemplo da estrutura informal.
Alternativa 4 – Se os membros do departamento de Marketing se reúnem para fazer o planejamento do setor é possível considerar um exemplo da estrutura formal.
Alternativa 5 – Quando existe interação entre os membros de departamentos na sala de café para conversarem sobre a festa de final de ano se trata de um exemplo típico de estrutura formal.
QUESTÃO 2
A estrutura de um negócio é importante que seja feita conforme o tipo de atividade e objetivos desejados. Existem diferentes formas de departamentalização sendo cada uma com vantagens e desvantagens que devem ser devidamente analisadas. A departamentalização funcional tem como características de acordo as funções existentes no empreendimento. É adotado pela especialização visto que permite a repetição das tarefas e se tornar conhecedor da função. Entretanto, é necessário pensar que os colaboradores podem se tornar isolados e perder a noção do todo, a resistência com inovação que venha a impactar as tarefas que executa.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A escolha do tipo de departamentalização é importante visto que deve considerar as características do negócio bem como os objetivos do negócio
PORQUE
- A departamentalização funcional é indicada para dar foco a divisão em funções permitindo a especialização das atividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é uma área da administração que faz uso de técnicas como o fluxograma, estudo do tempo, estudo do layout, formulário, manual, entre outras para melhor gerenciar uma empresa. Com base neste conceito, realizou-se um estudo com o intuito de validar tal conceito.
Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/25024303.pdf. Acesso em: 29 maio 2024.
Diante do excerto, analise as afirmativas a seguir:
I. Também conhecida como área de Organização e Métodos, sua nomenclatura inicial.
II. Ferramentas de melhoria do fluxo de trabalho com foco na eficiência e melhor estrutura organizacional.
III. A OSM foi fortemente influenciada pelos fatos que envolviam o contexto organizacional e social, principalmente das grandes indústrias.
IV. Várias ações foram necessárias, dado o crescimento exponencial das organizações e das cidades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Uma posição importante em um negócio é saber a posição e as responsabilidades de cada membro. A clareza é um aspecto essencial na relação comercial sendo que o organograma permite demonstrar de forma gráfica a divisão de trabalho na organização com apresentação de níveis, a relação superior-subordinado deixando claro as relações de autoridade e responsabilidade, as atividades a serem desenvolvidas pelos departamentos podendo até considerar o tipo de trabalho, os cargos existentes e a quantidade de pessoas. Dessa forma, se torna possível uma análise organizacional com linhas definidas que permite complementar o processo de representação visual do empreendimento.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características do organograma, avalie as afirmações a seguir.
- Pode ser aplicado para diferentes tipos de negócios de pequenos a grande independente do tempo de existência.
- É uma representação que deixa explícito as relações de interação entre os colaboradores e os principais gestores na hierarquia organizacional.
III. Tem como atributo a utilização gráfica com círculos que apresentam a descrição de atividades dos colaboradores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
É importante que um negócio faça o estudo do layout do empreendimento para otimizar os recursos. É necessário considerar funções similares, móveis, equipamentos, evitar postos de trabalho frontais, conforto, circulação de pessoal, setores que precisam ficar isolados, segurança e incêndio, fluxo de clientes, entre outros fatores conforme as características do empreendimento. Existem diferentes tipos de layout como corredor, espaço aberto, panorâmico, escritório, fábrica, processo e produto sendo cada um com vantagens e desvantagens. O tipo em corredor é utilizado para incentivar as relações de grupo porque permite ficar em pequenos grupos, porém, isso consome espaço físico além da necessidade de fazer divisórias.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A disposição do layout deve levar em consideração as características do empreendimento para a otimização dos recursos
PORQUE
- O tipo em corredor tem uma vantagem interessante de reunir pequenos grupos, entretanto, também há desvantagens que devem ser pensadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Uma constante dúvida dos gestores do negócio é saber se os colaboradores estão sobrecarregados e realizando as atividades que são pertinentes. Para isso, o especialista em OSM (Organização, Sistema e Métodos) pode utilizar o Quadro de Distribuição de Trabalho (QDT). Por meio de um diagnóstico as atividades são listadas visando verificar a carga de trabalho necessária. Com isso, pode servir até para a Política de Cargos da organização. Investir tempo permite ter uma visão global das atividades dos departamentos. Para isso, é necessário investir na coleta de dados e na listagem das atividades para usufruir dos benefícios como visão panorâmica das tarefas, análise comparativa das tarefas, verificar se a capacitação está sendo utilizada, equilíbrio no volume de trabalho, grau de especialização das tarefas, critério para a distribuição do trabalho e estabelecer a situação ideal para racionalizar a distribuição das tarefas.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O Quadro de Distribuição de Tarefas é importante de ser realizado quando se deseja fazer um diagnóstico para otimizar as atividades
PORQUE
- Os benefícios permitem analisar, equilibrar e redistribuir as atividades além de permitir uma visão global das atividades dos departamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Um ponto importante que nem sempre é considerado relevante por parte dos gestores é o estudo do layout. A preocupação com o ambiente físico é essencial porque existe a necessidade de adequar as pessoas ao ambiente de trabalho. O layout adequado proporciona economia e melhoria na produtividade, otimização dos equipamentos de trabalho, condições de trabalho, minimizar a movimentação de pessoas e recursos, fluxo de trabalho eficiente. Para implantar um projeto de layout é necessário considerar várias etapas.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando a relevância do layout, avalie as afirmações a seguir.
- É importante inicialmente fazer o levantamento de informações em que é necessário familiarizar-se com o plano.
- Depois de fazer uma análise da situação é importante fazer o planejamento de uma solução para ser implementada.
III. Um projeto deve considerar o controle dos resultados visando acompanhar se as atividades foram implantadas e a mudança verificando a necessidade de fazer adaptação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Um dos pilares de uma abordagem ágil para projetos é não desperdiçar tempo e recursos. Porque os métodos ágeis são altamente iterativos e incrementais, nos quais os desenvolvedores e as partes interessadas do projeto trabalham ativamente juntos para entender o domínio, identificar e priorizar o que precisa ser construído, porque é um processo, com sua função.
Fonte: SILVA, Patrícia Rodrigues. Organização, Sistemas e Métodos. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2016. Reimpresso em 2023.
Diante do excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Os projetos organizacionais são concebidos para permitir a execução técnica adequada das atividades e uma melhor gestão organizacional de forma eficiente e eficaz.
PORQUE
- Um projeto é uma atividade/tarefa específica planejada que está fora da rotina das atividades funcionais de uma organização e tem início e término planejados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A elaboração de manuais é utilizada visando uniformizar os procedimentos realizados pela organização. As normas, funções, atividades, políticas, objetivos e instruções são importantes de serem compartilhados e cumpridos. Existem diversos tipos como manual de organização, políticas e diretrizes, normas e procedimentos, instruções especializados, do empregado e de finalidade múltipla. Deste último, existem dois objetivos como o esclarecimento sobre os variados aspectos da empresa para os empregados e serve de base para o treinamento e a avaliação do plano organizacional da empresa que contém apresentação, histórico, políticas gerais, regulamento interno, equipamentos disponíveis e formas de manutenção.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Os manuais são recomendados de serem elaborados ao permitirem padronizar as informações e procedimentos para todos os colaboradores
PORQUE
- O manual de finalidade múltipla é o tipo mais específico para a uniformização do treinamento de novo colaboradores e a descrição de direitos e deveres do colaborador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
As competências organizacionais têm relação com o diferencial de uma empresa perante a concorrência e dependem dos valores da instituição e de seus colaboradores como um todo. Basicamente, elas formam a identidade corporativa.
Fonte: https://pt.linkedin.com/pulse/o-que-s%C3%A3o-compet%C3%AAncias-organizacionais-leandro-alves-louren%C3%A7o. Acesso em: 29 maio 2024.
Diante do excerto , avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As competências são divididas em: competências gerenciais em intelectuais e interpessoais, técnicas e intrapessoais.
PORQUE
É assim que todo gerente desenvolve conceitos, analisa, planeja, define estratégias e toma decisões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.