ATIVIDADE 3 – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 53_2024
QUESTÃO 1
O educador da Educação Infantil deve estar sempre atento ao dia a dia da sala de aula, conhecendo as experiências e vivências dos seus alunos. Assim, a partir das observações e registros é possível que as intenções pedagógicas sejam direcionadas, buscando a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem. Segundo Louzada, Albuquerque e Amâncio (2023, p. 107) , os processos de avaliação, portanto, devem ir além da apuração, pois também devem contribuir “[…] para o desenvolvimento da escuta e observação atenta por parte dos educadores e para o conhecimento aguçado sobre as crianças, suas características e desejos […]”.
Ainda, conforme as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (Brasil, 2012, p. 29), a avaliação deve garantir “a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano” e a “utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.)”.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
LOUZADA, V.; ALBUQUERQUE, L.; AMÂNCIO, C. Educação Infantil e avaliação: compromisso com a qualidade social. Cad. Cedes, Campinas, v. 43, n. 121, p.101-111, set.-dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC269535. Acesso em: 15 jan. 2024.
A avaliação é um processo que compreende diversos procedimentos didáticos que permeiam vários tempos e espaços escolares. Sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. O processo avaliativo observa, narra, interpreta, reflete e comunica os processos de educação que ocorrem na escola, além de valorizar as crianças e respeitar suas individualidades.
II. Ao avaliar os alunos, o contexto não deve influenciar a observação e o registro dos processos de aprendizagem.
III. A avaliação permite que se acompanhe a variedade de ideias e as manifestações das crianças para planejar ações significativas. Deve ter intenção planejada para auxiliar a ação pedagógica.
IV. O professor media e observa o que a criança sabe e o que ainda pode aprender, assim a própria criança não precisa perceber quais suas conquistas e dificuldades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O ensino e a aprendizagem na Educação Infantil possuem características específicas. Ela “é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada” (BRASIL, 2018, p. 36). Nesta etapa da educação básica, o ensino deve propiciar experiências e vivências para promover a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15 jan. 2024.
Sobre o que significa o educar na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Garantia da alfabetização das crianças, preparando-as para entrarem no Ensino Fundamental.
Alternativa 2 – Realização de atividades que trabalhem primordialmente jogos com regras e a literatura com lição de moral.
Alternativa 3 – Oferecimento de situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.
Alternativa 4 – Criação de condições para que as crianças aprendam as operações matemáticas, a alfabetização e o letramento de maneira sistemática, além da compreensão sobre a arte e a música.
Alternativa 5 – Desenvolvimento de atividades que permitam às crianças se conhecerem, conhecerem o outro e a promoção do cuidado pessoal; e, se necessário, a promoção de atividades de lógica e psicomotricidade.
QUESTÃO 3
Analise a figura a seguir:
Figura 1- Conceitos da teoria de Jean Piaget
Fonte: a autora.
De acordo com Jean Piaget (2012), aspectos hereditários interferem no desenvolvimento intelectual, mas o autor também mostra que existem estruturas a serem desenvolvidas e que são as interações e mediações que determinam se as estruturas vão se formar em sua potência. Além da hereditariedade, alguns conceitos são essenciais para compreender a teoria de Piaget.
Fonte: PIAGET, J. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A equilibração ocorre na relação entre assimilação e acomodação, em um constante processo de adaptação às interferências do ambiente em que o indivíduo está inserido. O indivíduo passa para um estágio de maior conhecimento, ao voltar ao equilíbrio, mas com uma estrutura mais avançada.
PORQUE
II. A assimilação ocorre quando algo novo é incorporado às ideias prévias, quando as estruturas herdadas começam a se modificar. E a acomodação é a modificação que ocorre após (e/ou durante) a formação dos esquemas, que antes foram estabelecidos para lidar com uma nova informação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A alfabetização, segundo Soares (2003, p.15), é “um processo de representação de fonemas e grafemas, e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressão de significados por meio de código escrito”. E o letramento é o “estado ou condição de quem se envolve em numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita” (SOARES, 2002, p.44), ou seja, o uso social da leitura e escrita.
Fontes:
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Com base nos excertos e sobre a alfabetização e letramento na Educação Infantil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É importante que haja um ambiente alfabetizador para estimular naturalmente (por meio do brincar principalmente), com as letras do alfabeto e calendário, por exemplo.
PORQUE
- Na Educação Infantil é importante que se construa as bases para a alfabetização e o letramento.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Na obra “Didática Magna” de Comenius, a didática é apresentada pelo filósofo como “a arte de ensinar” (COMENIUS, 2011, p. 13). Ainda, de acordo com Santa (2022, p. 153) “O ato de ensinar é a «alma» de tudo aquilo que conforma o trabalho-real-na-educação”.
Fontes:
COMENIUS, I. A. Didática magna. Tradução de Ivone Castilho. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
SANTA, R. D. A centralidade do trabalho em educação: retornar ao ato de ensinar na sala de aula. R. Katál.,
Florianópolis, v.25, n. 1, p. 147-155, jan./abr. 2022. Disponível em: https://orcid.org/0000-0001-7364-3267. Acesso em: 5 fev. 2024.
A respeito da didática, analise as afirmativas a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
Ao planejar a ação pedagógica, o professor deve elaborar atividades correspondentes à faixa etária da turma e motivar os alunos a serem sujeitos ativos do processo de aprendizagem.
II. A afetividade é um elemento dispensável na didática na Educação Infantil, uma vez que o professor deve dominar o conteúdo.
III. De acordo com Comenius, o educador deve agir com exemplos constantes, sendo autoritário no processo educacional.
IV. A didática pode ser entendida como a maneira que o professor permite que o aluno aproprie do conhecimento.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, V.
Alternativa 2 – F, V, F, F.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, F.
QUESTÃO 6
A rotina é um elemento a ser estruturado e planejado pelo professor no cotidiano da educação infantil, e é essencial para a aprendizagem. A organização das atividades da rotina devem partir das observações do educador sobre como as crianças agem em cada uma delas. Segundo Santos et. al. (2021), o professor também deve perceber quando as atividades permanentes são necessárias e exequíveis, pois elas possibilitam o desenvolvimento da autonomia e da identidade das crianças e promovem situações diversas, como o cuidado e a higiene.
Fonte: SANTOS, D. de M. et al. As rotinas e atividades permanentes na educação infantil. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, [s. l.], v. 7, n. 11, 2021, p.1474-1482. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3209. Acesso em: 15 jan. 2024.
Sobre a rotina na Educação Infantil, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apesar da rotina propiciar uma previsibilidade que oferece ao aluno segurança para aprender, ela não deve ser rígida, permitindo que o professor adeque o tempo, espaço e as atividades conforme à realidade dos alunos.
( ) A educação e o cuidado estão automaticamente intrínsecos à rotina, não sendo necessário o professor planejá-la.
( ) A aprendizagem apenas acontece dentro da sala de aula, com móveis fixos e materiais determinados pelo professor, sendo os ambientes externos utilizados apenas para o momento do relaxamento.
( ) Além das atividades do cotidiano escolar, como alimentar-se e lavar as mãos, também é preciso garantir o tempo livre à criança, para que ela possa se expressar e vivenciar experiências diversas com os colegas.
( ) O quadro-rotina deve ser feito pelo professor com os alunos, para que a rotina traga reflexão e significado para os alunos, facilitando a adaptação e a realização das atividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, F, F, F.
Alternativa 2 – F, V, F, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F, V, V.
Alternativa 4 – F, V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, F, V.
QUESTÃO 7
A organização é primordial para que a aprendizagem na Educação infantil aconteça. É necessário conhecer os fundamentos históricos da infância, os direitos das crianças, como elas se desenvolvem, sobre a didática para que haja intencionalidade na ação pedagógica. Algumas orientações auxiliam ao professor determinar como o tempo pedagógico pode ser organizado, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que apresenta atividades que podem ser realizadas no cotidiano da Educação Infantil, como roda de história, a roda de conversa, hora das refeições, oficinas de desenho e pintura e cuidados com o corpo.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento deve ser flexível, sem considerar os imprevistos, mas levando em conta as contribuições dos alunos.
PORQUE
II. O planejamento deve considerar a realidade da escola e a particularidade de cada criança, suas necessidades e diferenças.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Para Vigotski, o aluno se desenvolve a partir da sua interação com o mundo, que é mediada por instrumentos e signos, e aperfeiçoada, principalmente, pelo processo escolar, pelas ações do professor.
Fonte: Elaborada pelo autor, 2024.
A respeito da teoria de Vigotski e da imagem acima, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a mediação de outras pessoas e não depende da mediação.
Alternativa 2 – O conhecimento prévio do aluno não influencia a maneira como o professor ou a pessoa mais experiente irá criar condições para alcançar o conhecimento.
Alternativa 3 – O Nível de Desenvolvimento Real (NDR) é o que a criança é capaz de fazer com ajuda de outra pessoa.
Alternativa 4 – Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP) é o que a criança é capaz de fazer sozinha.
Alternativa 5 – É no processo de interação/mediação que o professor aperfeiçoa o uso das funções psicológicas superiores de seus alunos.
QUESTÃO 9
O brinquedo, o jogo, a brincadeira e o brincar são fundamentos didáticos e pedagógicos essenciais na Educação Infantil. O brincar é apresentado como um dos direitos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular:
“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL, 2017).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.
Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 fev. 2024.
Fonte: Disponível em: https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/735569526488356/. Acesso em: 5 fev. 2024.
A partir do excerto da BNCC e da charge, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. Apesar das diversas atividades que a criança da charge irá desenvolver, ela considera que não terá tempo para ser criança, por não ter tempo para brincar.
PORQUE
II. O brincar é característico da infância e um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, adquirindo habilidades sociais, psicológicas, motoras, e para assimilar a cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Avaliar não é fazer um “diagnóstico de capacidades”, mas acompanhar a variedade de ideias e manifestações das crianças para planejar ações educativas significativas (HOFFMANN, 2012). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementa que […] as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno (BRASIL, 2017).
Fontes:
HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017.
Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 jan. 2024.
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Diante disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Podemos inferir que, no excerto acima, há uma proposta de discussão sobre a avaliação na educação infantil, seus métodos e os registros que podem contribuir para que o professor avalie nesta etapa da Educação Básica.
PORQUE
- A avaliação na Educação Infantil é definida a partir da concepção de desenvolvimento maturacional e, portanto, deve priorizar registros que ajudem o professor a classificar o aluno conforme sua faixa etária e desempenho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.