Desde a iniciação a prática esportiva, é importante que os jogadores vivenciem situações que proporcionem a aprendizagem de comportamentos associados a forma como eles se comunicam (comunicação na ação), como ocupam os espaços de jogo (estruturação do espaço) e também como realizam ações com a bola (relação com a bola). Para que esse aprendizado ocorra de forma satisfatória deve-se explorar o ensino do jogar com regras menos complexas, espaços e número de jogadores reduzidos, permitindo maior interação entre os jogadores.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).
Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):
Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre o abuso da verbalização, sobretudo para pedir a bola.
Relação com a Bola: na fase de descentração, há ocupação do espaço em função dos elementos do jogo.
Comunicação na Ação: na fase de elaboração, ocorre a otimização das capacidades proprioceptivas.
Comunicação na Ação: na fase de jogo anárquico, há elevada utilização da visão central.
Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre a aglutinação em torno da bola e subfunções.