MAPA – TAUT – PROCESSOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS AO TEA – 51_2025
No desenvolvimento infantil, o brincar não é apenas entretenimento ou lazer, mas é a base para o desenvolvimento desse período. É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo, aprende a resolver problemas, desenvolve atenção voluntária, autocontrole da conduta e criatividade, além de desenvolver habilidades socioemocionais. É por meio da brincadeira que a criança se desenvolve. Isso contrapõe a ideia de um sistema educacional baseado no conteudismo, centrado na memorização e repetição mecânica das informações. Para o desenvolvimento integral da criança, é necessário que haja experiências significativas, experiências com atribuições de significados e afetos, tendo em vista que o aprendizado não é separado do desenvolvimento afetivo da criança. Quando o sistema educacional reduz o ensino a um processo técnico, afasta-se das necessidades cognitivas, emocionais e sociais da criança.
Elaborado pelo professor.
Considere o seguinte caso: imagine que uma turma de um colégio, com idade média de 11 anos, ao entrar no ônibus escolar, depara-se com um homem que se autoproclama líder de um “Exército da Libertação Infantil”. Este homem acredita que está salvando as crianças da pressão extrema dos estudos e da competitividade imposta pela sociedade sul-coreana ao proporcionar uma experiência de passar o dia brincando na natureza. Este líder não vê suas ações como um crime, mas sim como uma forma de libertação diante de uma escola conteudista. Ele leva as crianças para um local onde podem brincar livremente, longe das obrigações escolares excessivas. No tribunal, ele tenta justificar seus atos com uma visão quase utópica da infância, argumentando que o verdadeiro sequestro é feito pelos pais e pelo sistema educacional. O episódio levanta debates sobre a pressão acadêmica na Coreia do Sul e a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. As brincadeiras realizadas pelas crianças na natureza são livres, espontâneas e exploratórias. Elas envolvem atividades que estimulam o contato com o ambiente natural e promovem criatividade, cooperação e desenvolvimento motor.
Dentre as principais características dessas brincadeiras, estão: exploração e aventura – as crianças correm, escalam árvores, pulam em riachos e exploram o ambiente ao redor sem a supervisão rígida de adultos; uso da imaginação: elas inventam histórias, constroem cabanas com galhos e folhas e criam brincadeiras simbólicas baseadas no que encontram na natureza; atividades sensoriais: o contato com a terra, a água, as plantas e os animais proporciona estímulos táteis, olfativos e auditivos enriquecedores; cooperação e socialização: diferente do ambiente escolar competitivo, as crianças brincam em grupo, aprendendo a resolver conflitos e tomar decisões em conjunto; autonomia e liberdade: sem regras impostas por adultos, elas experimentam a independência e tomam iniciativas, o que fortalece a autoconfiança e a criatividade.
Essas brincadeiras contrastam fortemente com a rotina de estudos excessivos e pressão acadêmica que muitas crianças enfrentam, reforçando o argumento do líder (personagem ficcional) sobre a importância do brincar na infância.
Esse relato de caso é baseado em uma série, portanto, é um caso fictício.
Para essa atividade MAPA, considerem o caso relatado, e com base nos excertos teóricos vistos ao longo da disciplina, façam uma análise – mínimo uma lauda, máximo duas laudas – acerca das questões da importância do brincar no desenvolvimento infantil e dos perigos de um sistema educacional priorizar apenas a transmissão de conteúdos em detrimento da importância da brincadeira. Em seguida, argumente sobre o brincar infantil de crianças com/no Transtorno do Espectro Autista (TEA), relacionando a importância do brincar para o desenvolvimento de crianças com o diagnóstico. O texto deve respeitar a quantidade de linhas estipulada e conter as seguintes informações:
1 – Argumentação crítica acerca da problemática de escolas conteudistas, que desconsideram a brincadeira como possibilidade de aprendizagem.
2 – Relacione os aspectos teóricos da disciplina acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil com o caso abordado.
3 – Considerando o contexto da inclusão, faça uma reflexão sobre o brincar de crianças com desenvolvimento atípico, estabelecendo possíveis relações das brincadeiras relatadas com a importância da brincadeira de crianças autistas.
Você deve procurar em fontes confiáveis as informações que estão sendo solicitadas, como artigos, revistas, livros, jornais, teses etc. Assim, é necessário colocar citações e referências conforme as normas da ABNT.
Indicações:
– Para tecer desdobramentos acerca do brincar de crianças com autismo, você poderá utilizar o artigo a seguir, ou outra referência confiável, com base científica: BAGAROLLO, M. F.; RIBEIRO, V. V.; PANHOCA, I. O brincar de uma criança autista sob a ótica da perspectiva histórico-cultural. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n. 1, p. 107-120, jan.-mar., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/dMKstH3Rt4DBB5Q5hsnwDhK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2025.
ATENÇÃO:
– Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, efetue o envio.
– Certifique-se de que está enviando o arquivo correto antes de clicar em “finalizar”, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
– Acesse a Sala do Café, onde foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
– Formatação: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
– Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.
Bons estudos!