MAPA – TINT – TERAPIAS COLETIVAS – 51_2025
A MÚSICA COMO ABORDAGEM DE INTERVENÇÃO COM IDOSOS
A Musicoterapia é uma forma de terapia que utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para promover e facilitar a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a
expressão, a organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, atendendo às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas das pessoas. Pode ser aplicada em diversos contextos, como
hospitais, clínicas, escolas, instituições geriátricas, entre outros.
Principais Aplicabilidades da Musicoterapia:
- Redução do Estresse e Ansiedade: Utilização de músicas calmantes para ajudar a relaxar e reduzir níveis de estresse.
- Reabilitação Física: Utilização do ritmo e da melodia para facilitar movimentos e melhorar a coordenação motora.
- Desenvolvimento Cognitivo: Utilização de músicas para estimular a memória e a atenção, especialmente em pacientes com demência ou Alzheimer.
- Expressão Emocional: Ajuda as pessoas a expressarem suas emoções através da música, seja tocando, cantando ou compondo.
- Melhora na Comunicação: Especialmente útil para pessoas com dificuldades de comunicação, como autistas, ajudando-as a se expressarem de maneiras não-verbais.
BONEMER, Maria Elaine Angeli de Toledo; MORAIS, Lilian Rosana dos Santos. Terapias Coletivas. Maringá PR.:Unicesumar, 2020.
Compreendendo as infinitas possibilidades da musicoterapia a atividade MAPA envolve a organização de uma proposta hipotética de intervenção terapêutica com Música que possa ser realizada de forma integral
pelo profissional de Terapias Integrativas e Complementares. A criação desta proposta envolve as diferentes etapas que precisam ser descritas em detalhes de acordo com cada ponto em questão.
Contextualizando a hipótese:
Imagine (hipotéticamente) que você acaba de se formar e é convidado(a) pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do seu bairro para organizar e aplicar um momento coletivo utilizando os conhecimentos da Musicoterapia.
O grupo que será conduzido tem 20 pessoas, de ambos os sexos e fazem parte de um grupo de idosos atendidos pela UBS. A idade dos participantes varia de 60 a 75 anos. Todos estão aptos a realizarem as atividades. Seu tempo de prática é de 1 horas.
A UBS fornecerá todos os materiais e recursos necessários para sua prática, sendo assim, você terá disponível os seguintes materiais: aparelho de som, diversos tipos de instrumentos musicais simples (pandeiros, tambores, maracas, etc.), música de diferentes gêneros e estilos previamente selecionada e folhas de papel e lápis para desenho.
Para nortear a sua elaboração sua prática hipotética terá como OBJETIVO introduzir os participantes ao conceito de musicoterapia, demonstrando como a música pode ser usada para promover bem-estar e facilitar a expressão emocional.
A estrutura da Atividade contará com 6 etapas que precisam ser detalhadas. Neste momento você deve usar de todo o conhecimento adquirido na disciplina, também poderá realizar pesquisas e,
fundamentalmente, usar da criatividade:
ETAPA 1. Acolhimento e Introdução (10 minutos): descreva de que forma você fará esse momento.
Lembrando sempre dos elementos teóricos estudados.
ETAPA 2. Exploração Musical (15 minutos): descreva de que forma você planeja desenvolver nos participantes esse momento de contato inicial com a música. Se aproprie das possibilidades e materiais diversos.
ETAPA 3. Atividade de Relaxamento (10 minutos): Utilizando o contexto da música elabore uma atividade que possa promover nos participantes relaxamento.
ETAPA 4. Expressão Emocional através da Música (15 minutos): escolha uma música que você encontre afinidade com o grupo e apresente uma atividade que possa ser orientada onde os participantes possam
viver e compartilhar suas emoções e sensações.
ETAPA 5. Criação Coletiva (10 minutos): elabore uma atividade para que os participantes sejam guiados a experimentar sobre as diferentes possibilidades das práticas com música.
ETAPA 6. Encerramento e Reflexão (10 minutos): Estruture um momento em que você possa trazer ao grupo possíveis reflexões e de que forma isso pode ser trabalhado em grupo.