Nessa atividade, você deverá propor o esboço de uma UEPS voltada ao ensino de Física para uma turma do Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio, que integre, de forma planejada, recursos digitais e metodologias ativas de aprendizagem.
Você deverá:
– Selecionar uma habilidade da área de Ciências da Natureza (BNCC) e definir um tema de Física associado a ela.
– Escolher uma ou mais ferramentas digitais que serão utilizadas intencionalmente no processo (por exemplo: Kahoot, Mentimeter, PhET Colorado, Wordwall, Scratch, vídeos interativos, simuladores etc.).
– Estruturar um esboço da UEPS que contenha:
– Tema/conteúdo.
– Conhecimentos prévios que serão mobilizados e como isso será feito.
– Situação-problema inicial ou questão motivadora.
– Propostas de atividades práticas (com uso de tecnologia, seja ela digital ou não).
– Evidências esperadas de aprendizagem significativa.
Redija, em seguida, um texto reflexivo entre 20 e 30 linhas (em formato corrido, sem tópicos), respondendo às seguintes provocações:
– Como sua proposta contribui para a construção de aprendizagens ativas e significativas?
– De que forma você considera diferentes perfis de estudantes em sua proposta?
– Em que medida a tecnologia digital, na sua proposta, é utilizada como ferramenta pedagógica planejada – e não como fim em si mesma?
Atenção! Utilize um editor de texto (Word ou equivalente) para elaborar sua resposta e anexar à plataforma.