A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD), que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual.
Fonte: VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em perspectiva, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://bityli.com/AbcFTyo. Acesso em: 16 set. 2022.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas:
I. A deficiência intelectual é dividida em níveis, como: leve, moderado e severo. O moderado apresenta dificuldade em pronunciar palavras.
II. O nível severo da deficiência intelectual apresenta a capacidade de expressar emoções limitada, além de convulsões e expectativa de vida reduzida.
III. A avaliação da deficiência intelectual deve levar em consideração alguns aspectos, como: comportamento adaptativo, saúde, contexto e habilidades intelectuais.
IV. A deficiência intelectual é reconhecida pela restrição limitada, tanto do funcionamento intelectual quanto comportamental (habilidades conceituais, sociais e práticas).
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.