A partir disso, assinale a alternativa que expõe de forma correta a visão de homem para Comênio:
Comênio concebia o homem em sua integralidade, ou seja, uma unidade dialética entre corpo e alma.
Comênio concebia o homem apenas pelo seu lado humano. Ele não considerava a parte espiritual da humanidade.
Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado humano quanto pelo seu lado instintivo. Pois, a condição biológica era o fator determinante no homem para ele.
Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado humano quanto espiritual, tanto que faz uma proposta pedagógica que envolve ambos e que é referência nos estudos do processo de ensino, ou seja, da Didática.
Comênio concebia o homem tanto pelo seu lado instintivo quanto mercadológico, tanto que faz uma proposta pedagógica que envolve ambos e que é referência nos estudos do processo de ensino, ou seja, a Medicina.
I – Comênio, em sua didática, também defendia a educação escolar das crianças pequenas, pois, assim, elas poderiam ter acesso, desde cedo, às noções das ciências básicas que viriam a estudar mais tarde.
II – Em sua didática, Comênio defendia que a aprendizagem iniciava pelo treino dos sentidos, pois as impressões das experiências vivenciadas com os objetos seriam internalizadas e mais tarde interpretadas pela consciência racional.
III – Na didática de Comênio, ensinar supõe que há conteúdos a serem ensinados, sejam eles de natureza moral, instrucional ou sobre a religião. Esses conhecimentos também dão base para a exploração e o conhecimento de nós próprios, assim, essa natureza que deve ser explorada é a natureza social, ou seja, os conteúdos historicamente acumulados.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I – Comênio via o capitalismo como o símbolo maior de uma força libertadora para as nações oprimidas;
II – A Didática Magna, escrita por Comênio, é uma das obras mais importantes para a educação institucional, tendo em vista seu caráter pioneiro no processo de democratização da escola;
III – Retomar a obra de Comênio significa resgatar a utopia de uma educação para todos, em que as mulheres e os menos favorecidos socialmente são incluídos. Significa uma possibilidade de educação que considere a multiculturalidade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I. Os profissionais de Educação Física comprometidos que fazem do ensino um ato político e libertador, compreendem o quanto tais atividades exigem organização, métodos e pesquisas constantes.
II. A tarefa de planejar transcende o ato do preenchimento mecânico de formulários e outros documentos para controle administrativo, pois os mesmos se tornam coadjuvantes na ação educativa estabelecida pelo profissional de Educação Física.
III. O planejamento crítico é uma atividade consciente de previsão das ações profissionais, fundamentadas em opções político-pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, os problemas sociais.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Libertadora e Histórico-crítica.
II – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Tecnicista e Multiculturalista.
III – As duas tendências pedagógicas progressistas são denominadas de Tecnicista e Histórico-crítica.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I – O método proposto por Paulo Freire expõe o antagonismo existente entre a forma como a educação era realizada – autoritária – e a forma como se pretendia construir a educação – participativa.
II – O método proposto por Paulo Freire defendia uma prática educativa que fosse democrática e participativa pois, desta forma, a população teria consciência da sua realidade.
III – O método de Paulo Freire, que é a base da tendência pedagógica libertadora, tem como princípio que a educação consiste em um ato político, pois permite a construção de conhecimentos e a possibilidade de criação de uma nova sociedade, mais justa, solidária, humana e ética.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
O pensador organizou sua didática em quatro níveis, deste modo, assinale a alternativa que disserta de forma correta sobre esses níveis definidos por Comênio:
Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola inicial, de 0 a 2 anos; escola média, de 3 a 12 anos; escola final, de 13 a 25 anos; e viagens a partir dos 26 anos.
Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola materna, de 0 a 6 anos; escola vernácula, de 7 a 12 anos; escola latina, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola sensitiva, de 0 a 6 anos; escola pré-operatória, de 7 a 12 anos; escola estrutural, de 13 a 18 anos; e viagens a partir dos 19 anos.
Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola eclesiástica, de 0 a 6 anos; escola vernácula, de 7 a 12 anos; escola anglo-saxônica, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
Comênio organizou a didática em quatro níveis: escola principiante, de 0 a 6 anos; escola mediana, de 7 a 12 anos; escola profissional, de 13 a 18 anos; e universidades e viagens a partir dos 19 anos.
Neste sentido, sobre a Teoria Geral da Administração, avalie as assertivas a seguir:
I – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo a falta de controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema capitalista não influenciou as relações de trabalho nos séculos XIX e início do século XX.
II – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo o controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema capitalista introduziu novas relações entre os trabalhadores e o processo de produção – a compra e venda da força do trabalho. Surge a figura do gerente, que planeja e controla os processos de produção.
III – A Teoria Geral da Administração possui como principal objetivo a falta controle do processo produtivo. O desenvolvimento gerado pelo sistema feudalista introduziu novas relações entre os trabalhadores e o processo de produção no início do século XX – a compra e venda da força do trabalho. Surge a figura do escravagista, que planeja e controla os processos de produção.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Assim, assinale a alternativa que disserta corretamente sobre os elementos que constituem a base do método didático de Comênio:
A base do método didático de Comênio se constitui por apenas dois elementos: teoria e prática. Por meio destes podemos chegar a inúmeras qualidades fundamentais.
A base do método didático de Comênio se constitui por quatro elementos: compreensão, a catarse, a teoria e prática. Por meio destes podemos chegar inúmeras qualidades fundamentais.
A base do método didático de Comênio se constitui por três elementos: compreensão, retenção de informações e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: empreendedorismo, positividade e autoritarismo.
A base do método didático de Comênio se constitui por dois elementos: teoria e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: empreendedorismo, positividade e individualidade, as quais nos levam às duas competências que devem ser adquiridas: memorização e retórica.
A base do método didático de Comênio se constitui por três elementos: compreensão, retenção de informações e prática. Por meio destes podemos chegar a três qualidades fundamentais que devem ser desenvolvidas pelos alunos: erudição, instrução e religião, as quais nos levam às três competências que devem ser adquiridas: desenvolvimento intelectual, disposição em aprender e memória.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre o método individual:
I – Esse método de ensino, pode ser considerado o método mais novo do ensino e da aprendizagem do século XXI.
II – Esse método de ensino. pode ser considerado o método que nunca foi utilizado por professores, pois, é considerado um método difícil de ser desenvolvido em escolas e instituições de ensino.
III – Esse método de ensino, que é considerado um dos mais antigos, apresenta mais algumas vantagens para o processo de ensino, a saber: o professor conhecia o seu aluno de forma a compreender se havia disposição para o conhecimento, conhecia o seu caráter, seu gênio, se poderia se tornar bom aluno.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.