ATIVIDADE 2 – MKT – GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING – 53_2024
QUESTÃO 1
Em qualquer negócio, conhecer os jargões técnicos torna-se condição fundamental para melhor compreensão do mercado. Mais do que conhecer os termos e seus significados, é importante saber como e quando utilizá-los. Aqueles que não sabem se comunicar, usando os termos técnicos adequados, não são capazes de se fazer entendidos, o que fragiliza sua credibilidade, além de aumentar sensivelmente os riscos.
Fonte: LAM, C. Os termos de marketing que todo empreendedor precisa saber. Revista exame (on-line), 2013.
Um dos muitos jargões utilizados na gestão empresarial é a sigla CIM (Comunicação Integrada de Marketing). O CIM é um processo estratégico para comunicar a empresa e seus produtos com o mercado e fornecer maior clareza e impacto na comercialização.
Sobre a comunicação integrada de marketing, analise as afirmativas a seguir.
- O plano integrado de comunicação organizacional envolve apenas a área de marketing da organização e objetiva criar e manter uma imagem institucional positiva.
- A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica para as organizações atingirem seus objetivos. Assim, ela deve ser utilizada de forma contínua pelas empresas que possuem foco em uma administração estratégica.
III. Um dos tipos de comunicação no âmbito organizacional é a comunicação mercadológica. Este tipo de comunicação está voltado para a divulgação dos produtos e serviços, porém sem se relacionar com os canais de transmissão utilizados para atingir aos clientes-alvo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Estratégia de comunicação é o plano pelo qual uma empresa, seus produtos ou serviços são divulgados para o público externo (clientes) ou interno (funcionários). Em outras palavras, é toda e qualquer comunicação produzida pela própria empresa e de acordo com seu planejamento estratégico empresarial. Em tempos onde a tecnologia permeia a vida empresarial, a comunicação digital torna-se extremamente importante! Isso porque ela, permite o uso de diversas ferramentas e formatos para que a mensagem chegue ao receptor da melhor forma possível, especialmente diante de uma estratégia muito bem definida.
Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/estrategia-de-comunicacao/. Acesso em: 19 set 2023.
Dentro deste contexto, podemos considerar correta a alternativa:
Alternativas
Alternativa 1 – Perfis em redes sociais já são uma obrigatoriedade de todos os segmentos.
Alternativa 2 – CEO são palavras-chaves que ajudam na otimização dos sites em buscadores.
Alternativa 3 – Umas das vantagens do digital é a segmentação e mensuração dos resultados.
Alternativa 4 – E-mail marketing é uma modalidade retrógrada e, por isso, é preferível usar redes abertas.
Alternativa 5 – Blog-posts são ferramentas poderosas para passar informações, mas não tão efetivas para promoções.
QUESTÃO 3
As vendas dos produtos de uma organização, em seu mercado de atuação, podem ocorrem tanto por meio de atacadistas ou varejistas. Sua escolha dependerá de seus objetivos de mercado, e do público que pretendem atingir. É importante que no momento de definição as empresas compreendam e definam quem serão seus intermediários de vendas, e que, serão capazes de vender e distribuir seus produtos dentro do mercado em que atuam.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Os Varejistas compram produtos de muitos fabricantes em grande quantidade e variedade.
PORQUE
- Os Atacadistas compram em quantidade e variedade, de um varejista, com base no tamanho de sua empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Marilia possui uma empresa que produz e vende cestas matinais em sua cidade e região. Seus produtos são vendidos para diversas ocasiões, como aniversários e datas comemorativas em que as pessoas desejem presentear quem gostam. Porém, após um tempo no mercado, Marilia, em conversa com a agência de marketing que possui contratada, percebeu que havia uma necessidade em readequar sua marca, adaptando-a as modificações e evoluções de mercado. Após muita conversas e estudos, a agência de marketing propôs a Marília uma marca que combine tanto uma imagem quanto uma palavra, ou seja, o nome de sua empresa e uma imagem que representa o produto que vende no mercado.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que define corretamente o tipo de marca proposto pela agência de marketing a empresa de Marilia:
Alternativas
Alternativa 1 – Marca Mista.
Alternativa 2 – Marca Coletiva.
Alternativa 3 – Marca Figurativa.
Alternativa 4 – Marca Nominativa.
Alternativa 5 – Marca de Alto Renome.
QUESTÃO 5
A promoção de vendas consiste em um conjunto de ações destinadas a aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período específico. Portanto, é uma estratégia eficaz para todos os tipos de empresas, pois incentiva os consumidores a comprarem através de descontos ou benefícios adicionais. Na prática, a promoção de vendas pode ser utilizada em diversas situações, como no lançamento de um novo produto, no aumento das vendas de um produto já existente, ou até mesmo para tornar a marca mais conhecida pelo público-alvo.
MAZZOTTI, Marcelo. Promoção de vendas: o que é e como planejar? Salesforce Brasil. 28, mai. 2021. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/promocao-de-vendas-como-planejar/. Acesso em: 22 jul .2024.
Sobre promoção de vendas, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. A promoção de vendas é uma ferramenta do composto promocional que visa estimular a compra imediata dos produtos.
PORQUE
II. A promoção de vendas geralmente oferece benefícios adicionais ao consumidor, como descontos, amostras grátis e concursos.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Para compreender e aplicar as estratégias de gestão relacionadas aos produtos e/ou serviços, é preciso compreender o conceito e a evolução do marketing. Além disso é preciso compreender que o marketing são é vendas e não é propaganda, e que, suas ações são voltadas a satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores dentro de um mercado, onde se encontram diversos concorrentes.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2024
Assim, com base nessas informações, avalie as assertivas a seguir quanto a evolução do marketing.
- A produção em grande escala, buscando a redução de custos de produção e o preço do produto ao consumidor refere-se ao Marketing 1.0.
- A facilidade de acesso as informações, e que permite a comparação de várias ofertas de produtos semelhantes pelos consumidores refere-se ao Marketing 2.0.
III. No Marketing 3.0 as empresas possuem um diferencial, frente aos seus consumidores, e que está relacionado a seus valores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Diversas marcas estão optando por criar um personagem que será usado em suas ações de comunicação com o mercado. Marcas como Magazine Luiza, que criou a personagem Lu, fazendo com que sua marca e empresa fique mais próxima a seus consumidores, permitindo maior interação com o mercado. Essa ação é denominada de persona, brand persona ou persona da marca, podendo trazer resultados a empresa como a solidificação da marca com seu cliente, e que contribuirá no sucesso de vendas da empresa no mercado.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A persona, brand persona ou persona da marca envolve a criação de um personagem, e que, busca representar no mercado os valores da marca.
PORQUE
- É com essa ação de mercado que a organização gera uma interação com seu público, de uma maneira mais humanizada e natural.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Se os anúncios forem criativos, uma campanha publicitária pode ajudar a construir a imagem da marca e até mesmo conquistar a aceitação e a preferência do público. No entanto, é crucial ter atenção: especialmente em tempos em que os consumidores são inundados por milhares de anúncios buscando sua atenção, é ainda mais importante que seu anúncio seja interessante e apresente um diferencial.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Selecione a alternativa que corresponde à principal função da publicidade no composto promocional:
Alternativas
Alternativa 1 – Determinar o preço do produto.
Alternativa 2 – Reduzir os custos de produção.
Alternativa 3 – Aumentar a eficiência da distribuição.
Alternativa 4 – Facilitar o desenvolvimento de novos produtos.
Alternativa 5 – Criar uma imagem positiva da marca e informar os consumidores.
QUESTÃO 9
No contexto de uma loja, seja ela sua ou de um cliente, é fundamental entender o conceito de varejo para determinar a forma mais eficaz de promover os produtos. A questão de como promover esses produtos é frequente, e para tomar uma decisão informada, é essencial conhecer as opções disponíveis. As ferramentas de comunicação que permitem que nossas mensagens alcancem o público-alvo estão classificadas em cinco categorias principais: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing direto. Cada uma dessas categorias oferece diferentes estratégias e táticas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos de comunicação e promoção de um negócio no varejo. Por isso, entender as características e benefícios de cada ferramenta é crucial para escolher a abordagem mais adequada para o seu mercado específico.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Selecione a alternativa que corresponde à estratégia promocional que se baseia em interações diretas entre o vendedor e o comprador:
Alternativas
Alternativa 1 – Publicidade.
Alternativa 2 – Venda pessoal.
Alternativa 3 – Marketing digital.
Alternativa 4 – Relações públicas.
Alternativa 5 – Promoção de vendas.
QUESTÃO 10
É muito comum haver confusão entre marketing e branding, já que ambos têm o objetivo de comunicar a marca ao cliente. No entanto, o branding foca em fortalecer a relação com o cliente e incentivar o consumo por meio de um vínculo emocional com a marca. Em outras palavras, esse vínculo pode fixar a marca na mente do cliente, tornando o produto mais do que uma necessidade e superando seu valor econômico em favor do valor simbólico. Dessa forma, ao criar valor para a marca, o branding pode influenciar positivamente o comportamento do consumidor ou do público-alvo em relação à marca.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Selecione a alternativa que melhor define branding:
Alternativas
Alternativa 1 – A criação de um produto novo.
Alternativa 2 – A promoção de vendas sazonais.
Alternativa 3 – A definição do preço de um produto.
Alternativa 4 – A distribuição de produtos no mercado.
Alternativa 5 – A gestão de todas as ações e estratégias para construir e fortalecer uma marca.