ATIVIDADE 2 – PED – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
A civilização ocidental foi forjada do encontro do pensamento clássico, greco-romano, e o cristianismo. A concepção gerada pela construção de um ideário de universalidade cristã através da lógica racional grega gera as bases da compreensão cultural dominante na Europa ocidental. Esse ideário se expressou em filósofos medievais como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Dois dos principais filósofos da cristandade.
Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o pensamento medieval cristão e sua relação com o pensamento grego, analise as afirmativas a seguir:
- Santo Agostinho foi um crítico do pensamento platônico. Para ele, a filosofia grega era profana e deveria se conceber Deus a partir da origem hebraica de sua lógica, impositiva e absoluta.
II. Para São Tomás de Aquino, o pensamento grego deturpa a lógica da contemplação. Para os tomistas, tudo o que vem de Deus não precisa da razão para ser compreendido.
III. Santo Agostinho utilizou da lógica platônica para a interpretação dos dogmas cristãos. Para ele, o mundo que vivemos obedece a vontade de Deus, o qual é a essência de todas as coisas.
IV. Tomás de Aquino buscou em Aristóteles e sua observação da experiência a compreensão da vontade de Deus. Aquino valorizava a razão como um dom dos seres humanos dado por Deus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O pensamento medieval é considerado teocêntrico. Desta forma, a maneira de conceber a existência humana passa por uma percepção da interferência de Deus na vida dos homens. Diante disso, cabe ao ser humano buscar entender as intenções divinas para entender o seu próprio destino. Dois grandes pensadores marcaram a filosofia medieval cristã, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o pensamento medieval, o teocentrismo e seus principais pensadores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Mesmo com uma percepção mística sobre a realidade, o pensamento medieval valorizava a razão sobre fé e considera que o debate sobre a existência divina e suas intenções não teve relevância na medievalidade.
Alternativa 2 – O teocentrismo considera Deus no centro da discussão da filosofia medieval. A intenção divina, a lógica do Universo, está no centro dos acontecimentos humanos. O grande debate é sobre o sentido da existência humana e a intencionalidade de Deus.
Alternativa 3 – A liberdade foi tema central na discussão da medievalidade. Santo Agostinho foi um árduo defensor da liberdade humana. Para o filósofo medieval, Deus não interfere na vida, apenas é um observador passivo de sua criação.
Alternativa 4 – O poder divino é apartado da razão, na filosofia medieval. O pensamento humano não leva em consideração uma inspiração divina. Logo, a separação entre o que a fé e a razão faz desta última determinante dos acontecimentos humanos.
Alternativa 5 – Sendo um panteísta, como Espinoza, Agostinho considera que Deus é a natureza e não uma entidade, um ser, apartado do Universo, ele é a totalidade de todas as coisas. Assim, não existe o bem ou o mal.
QUESTÃO 3
O pensamento ocidental nasceu na Grécia Antiga. Sócrates, Platão e Aristóteles são as bases da compreensão do sentido de ser humano diante da natureza. A existência humana e o conhecimento são pontos fundamentais no conteúdo produzido pela filosofia clássica. Princípios da conduta na definição do bem comum também fazem parte daquilo que é tema de reflexão dos clássicos gregos.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o pensamento filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles, analise as afirmativas a seguir:
- Sócrates criticava os sofistas, os quais, para ele, se preocupavam em convencer e não chegar à verdade.
II. Platão era discípulo de Sócrates, o pensamento socrático foi registrado por Platão em seus diálogos.
III. Aristóteles era um crítico da política e considerava que a democracia perverte o ser humano e deve ser evitada.
IV. Ligado a contemplação, Aristóteles considerava que a experiência é nula e de nada serve para se chegar à verdade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Platão, discípulo de Sócrates, deixou um importante legado em forma de diálogos e parábolas. Uma das obras importantes de Platão é a parábola do Mito da Caverna: o pensador se refere a uma caverna onde estão pessoas amarradas de frente para a parede, e as sombras refletidas são tidas como verdade para os que não conseguem enxergar a luz que vem da entrada da caverna, isto é, não entendem que aquelas imagens são apenas reflexos, aparência e não essência.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021
No que se estabelece a lógica dessa alegoria com o pensamento de Platão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Para Platão, o mundo sensível é a fonte de toda a verdade, nada existe além da aparência.
Alternativa 2 – O pensador grego definia o mundo como uma expressão subjetiva. Na prática, não existe verdade, tudo é apenas uma invenção.
Alternativa 3 – Para Platão há dois mundos, este que observamos através dos sentidos e aquele que é a essência a qual devemos buscar, a verdade.
Alternativa 4 – O discípulo de Platão considera que o ser humano não pode se libertar do mundo da aparência. Ele não tem condição de superar mentalmente o resultado de sua experiência.
Alternativa 5 – Assim como Sócrates, para ele, o que devemos fazer é buscar na lógica das sombras o princípio da luz, ou seja, através de ensaio e erro, ação e reação, entender a lógica da verdade.
QUESTÃO 5
A educação ganhou uma nova perspectiva na civilização ocidental nos séculos XVIII e XIX. Uma percepção de ser humano universal capaz de ser moldado pelo conhecimento e contribuir para uma vida social mais justa, além de acreditar que o papel da escola e a possibilidade de propagar o conhecimento a todos os seres humanos traria uma vida social mais eficiente e harmônica, se não harmônica, justa. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) escreveu um tratado sobre educação, “O Emílio”. Para ele, devemos preparar o ser humano para uma sociedade que é nociva, injusta e promove conflitos. A educação, o conhecimento, deve formar um bom ser humano.
Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre as ideias de Rousseau, analise as afirmativas a seguir:
- Para o pensador suiço, a liberdade é um direito natural, porém, limitada pelos contratos sociais.
II. Quanto mais restringimos a liberdade para nos subordinados à civilização, maior a nossa infelicidade.
III. Rousseau acreditava que a propriedade privada é uma natureza humana, logo, a escravidão é natural e deve ser mantida. Por isso, nem todos deveriam ter acesso à educação.
IV. O ser humano tem em sua natureza a repetição de uma vida que segue seu curso, como os animais. Por isso, o ser humano não tem o poder de mudar o seu destino.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
O Renascimento Cultural, ocorrido nos séculos XIV a XVI, alterou a compreensão do significado da existência humana. Nele, o valor estabelecido para o papel do ser humano diante da natureza se eleva, ao comprarmos com a concepção teocêntrica que dominava o pensamento europeu durante a medievalidade.
Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
A chamada “Renascença” é uma ruptura com a expressão cultural, política e intelectual da Europa e foi fundamental para a construção do mundo moderno. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O Renascimento valorizou o nascimento do cristianismo e buscou estabelecer uma relação com o primitivismo cristão, criticando a reinterpretação medieval acerca dos dogmas católicos.
Alternativa 2 – Uma das principais críticas do Renascimento é o racionalismo. Para os pensadores modernos, a razão é uma negação da fé e deve ser vista como um ato profano.
Alternativa 3 – Os renascentistas foram precursores da Reforma Protestante e se opuseram à Igreja Católica, principalmente a Leonardo Da Vinci.
Alternativa 4 – O Renascimento é a busca da retomada do racionalismo grego-romano, ao mesmo tempo, uma defesa do antropocentrismo, valorizando o posicionamento do ser humano diante do Universo.
Alternativa 5 – A Renascença buscou reafirmar os dogmas católicos diante da ascensão do movimento protestante. Ligados à Ordem Jesuíta, os renascentistas foram árduos defensores da Inquisição.
QUESTÃO 7
Qual a relação entre a Filosofia e a Educação? Se considerarmos que há um ser humano a ser educado, receber formação e informação, ter o conhecimento apresentado ao aluno para uma finalidade, há uma concepção filosófica por trás. Logo, aquele que se dedica a ser educador deve ter uma formação filosófica sólida, conceber um ser humano a partir de uma escala de valores que caracterizam este ser.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sócrates é considerado o “Pai da Filosofia”, fundador da lógica e pensamento consolidado na Civilização Ocidental. Sobre a forma como o ele educava e buscava a “verdade”, analise as afirmativas a seguir:
- Sócrates considera a dúvida a ferramenta para se chegar à verdade. Para ele, através do questionamento se extrai o conhecimento.
II. Apesar de não ter deixado nenhum documento escrito, Sócrates foi mestre de Platão, o qual registrou muitos dos pensamentos socráticos.
III. Sócrates foi um dos principais legisladores de Atenas, um dos momentos mais polêmicos de sua história foi a condenação de Platão.
IV. O pensamento socrático parte da afirmação como fonte de intuição. Ligado aos sofistas, grupo de intelectuais e professores aos quais pertencia, Sócrates defendia a lógica afirmativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O Renascimento Cultural, entre os séculos XIV a XVI, subverte os valores medievais em relação ao poder do ser humano diante da natureza. Se estabelece o Antropocentrismo. A racionalidade passa a ser a grande ferramenta para se desvendar a realidade. O saber deve ser uma construção humana, fruto de um conhecimento sistemático e passível de ser transmitido.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o Renascimento, também chamado de “Revolução Científica”, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O Renascimento buscou manter os valores da medievalidade, ao ponto que o conhecimento produzido na Renascença valorizou a interferência divina na vida humana.
Alternativa 2 – O conhecimento estabelecido na Renascença foi de expressão popular. Na prática, o rompimento com a mística divina na vida humana foi uma defesa da população oprimida na Europa pelo discurso de poder divino.
Alternativa 3 – A Igreja Católica se colocou contra o movimento renascentista desde o seu princípio. Artistas como Michelângelo e Leonardo Da Vinci eram vistos como profanos em suas obras.
Alternativa 4 – O racionalismo e o humanismo foram características do Renascimento. Os pensadores da Renascença romperam com dogmas e princípios que justificaram o teocentrismo.
Alternativa 5 – A defesa da Terra como centro do Universo foi uma das descobertas da Renascença. Nela, rompeu-se com a percepção de que a Terra gira em torno do Sol.
QUESTÃO 9
O pensamento aristotélico leva o conhecimento ao nível da investigação dos fenômenos naturais. Em sua busca, ele tenta compreender como está na natureza, na experiência, a fonte de toda a verdade. Ou seja, conhecimento é resultado daquilo que experimentamos, daquilo que buscamos no mundo.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Logo, para Aristóteles, esta natureza deve ser investigada, contudo, com critério. Desta forma, ele criou o silogismo. No que descreve o que este critério significa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Silogismo é a lógica da observação descritiva, olhar, descrever e registrar, sem questionar.
Alternativa 2 – Silogismo é o princípio da intuição, olhar, julgar, concluir. Onde a experiência imediata é a fonte da verdade.
Alternativa 3 – Silogismo é a condição anterior à lógica, ou seja, um critério moral que se impõe sobre o mundo que se observa.
Alternativa 4 – Silogismo é o processo de dedução através de duas proposições iniciais para se chegar a uma terceira.
Alternativa 5 – Silogismo é a lógica dogmática, onde uma verdade reflexiva deve ser imposta sobre as leis da natureza para explicá-la.
QUESTÃO 10
O Racionalismo tem uma relação direta com a educação em nosso tempo: preparar o ser humano através de um conhecimento universal para a vida em sociedade. Logo, a ciência passa a ser uma condição a que todos os seres humanos potencialmente podem ter, contudo, nem sempre tem a mesma proporção de acesso. Uma das teorias que melhor define a igualdade de potência humana é o Iluminismo, movimento filosófico que se iniciou na Inglaterra, com John Locke (1632-1704). Considerado o pai do liberalismo, este pensador inglês tinha uma concepção fundamental ao compreender a natureza humana e sua possibilidade de ser formado.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o posicionamento de Locke, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Todo o ser humano nasce com uma tendência a determinadas práticas e interesses. Assim como os animais, ele está subordinado às condições que lhes são inatas.
Alternativa 2 – Para Locke, a sociedade humana foi constituída pela desigualdade, o que se repetiu ao longo do tempo. Desta forma, esta condição se torna da natureza e deve ser respeitada.
Alternativa 3 – Os vícios dos seres humanos lhes são próprios, não é possível culpar a sociedade pelos males que um ser humano promove.
Alternativa 4 – A teoria da tábula rasa é a concepção de Locke sobre como os seres humanos nascem desprovidos de comportamentos determinantes, bons ou ruins. Para ele, a sociedade corrompe o ser humano.
Alternativa 5 – Locke era um intelectual de seu tempo, a base de suas ideias se confunde com o idealismo e renega o empirismo. Sua principal consideração é que cada um é senhor de si e não se pode culpar a sociedade pelo que as pessoas se transformam.