ATIVIDADE 2 – TEOL – PREGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIAS – 53_2024
QUESTÃO 1
John Frame (2006, p. 139, grifo nosso) explica que “[…] segundo a teologia reformada, os sacramentos são sinais e selos da aliança da graça entre Deus e o crente. Quer dizer que simbolizam nossa salvação e nos garantem essa redenção em Cristo”.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta:
I. Sob a perspectiva teológica, os sacramentos são considerados meios de graça.
II. Frame afirma que os sacramentos são: Fé e Oração.
III. São dois os sacramentos: Batismo e Ceia do Senhor.
IV. Teologicamente, os sacramentos são “meios de manifestação de Deus”.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Russel Shedd (1987, p. 6) argumenta que “[…] se Deus quer verdadeiros adoradores, Ele só se alegrará com aqueles que correspondem às Suas exigências”. O autor, assim, nos alerta para uma falsa adoração pessoal ou pública, prestada a Deus, quando a vida do adorador (ou adoradores) não é correta para com Deus. Além disso, o autor argumenta que a verdadeira adoração a Deus terá “seus reflexos na vida daquele que cultua”.
Alexander Fajardo, Rafael de Paula. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir do texto apresentado, e do conteúdo do livro, sobre o sentido correto de adoração, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Adoração, tem o sentido de santificação.
Alternativa 2 – Adoração, tem o sentido de pregação e kerigma.
Alternativa 3 – Adoração, tem o sentido de musicalidade e poesia.
Alternativa 4 – Adoração, tem o sentido de oferta, doação. mantimento.
Alternativa 5 – No contexto bíblico, adoração tem o significado de rendição.
QUESTÃO 3
Gordon Fee e Douglas Stuart (1984) explicam que não há uma abordagem única na interpretação da Bíblia, sendo ela um conjunto de gêneros literários variados. Os gêneros literários são as variadas formas de expressão dos autores e representam fortemente a intenção deles com relação aos seus conteúdos e pensamentos. Para efeito de interpretação, com vistas à pregação e à aplicação prática, não podemos tratar os gêneros com igualdade, pois isso seria forçar um texto a dizer o que, de fato, não está dizendo.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando os principais gêneros literários, de acordo com o livro da disciplina para Fee e Stuart (1984), assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Literatura Epistolar e Narrativas.
Alternativa 2 – Antropomorfismo e Eufemismo.
Alternativa 3 – Antropomorfismo e Metáfora.
Alternativa 4 – Metáfora e Alegoria.
Alternativa 5 – Alegoria e Tipo.
QUESTÃO 4
John Broadus (2009) localiza o berço da Homilética na arte da oratória dos Antigos Gregos. O autor menciona as contribuições de Demóstenes, chamado de pai da oratória, e também as contribuições do famoso tratado de Aristóteles sobre a retórica. Para o autor, a exposição das Escrituras por meio da retórica é uma herança do Judaísmo. A exposição das Escrituras em forma de pregação era “[…] uma prática usada no judaísmo, nas sinagogas, pelos rabinos e inclusive por Jesus”.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir do conteúdo estudado no livro da disciplina assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A arte da retórica teve sua importância reconhecida no mundo romano nos discursos dos Césares,
Alternativa 2 – A arte da retórica teve sua importância reconhecida no mundo grego nas análises do panteão helênico.
Alternativa 3 – A arte da retórica teve sua importância reconhecida no mundo romano na elaboração da liturgia divinatória.
Alternativa 4 – A arte da retórica teve sua importância notada a partir dos pregadores avivalistas do EUA por volta dos anos 80.
Alternativa 5 – A arte da retórica foi amplamente valorizada no mundo greco-romano, onde o Cristianismo surgiu e se desenvolveu.
QUESTÃO 5
John A. Broadus (2009) trata de alguns elementos importantes na arte da comunicação na entrega de um sermão para atender adequadamente aos pro pósitos espirituais da pregação. O autor explica que o uso da voz é fundamental para conduzir os ouvintes aos propósitos da pregação.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando a análise das afirmativas abaixo sobre a capacidade de voz exigida ao pregador(ra) de acordo com Broadus (2009), analise as afirmações.
- A extensão: a variação de tom que a voz alcança, podendo ser mais alto ou baixo dado a necessidade.
- Eloquencia: poder de convencimento ao ouvinte, forma de persuadi-lo a compreender o tema proposto..
III. Mobilidade Vocal: capacidade de adequar o tom da voz ao sermão, as alternâncias colaboram na atenção do ouvinte.
- A capacidade de penetração: a distância a que alguém pode ser ouvido em espaços distintos.
É correto o que se afirmaem:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A pregação cristã começou em um contexto judaico. Seus primeiros pregadores e seu público, seu pano de fundo e suas afinidades espirituais eram judaicos. Era natural, portanto, que a maneira de pregar seguisse o padrão do profeta do Antigo Testamento e do rabino mestre. […] Consequentemente, as pregações primitivas eram feitas em estilo judaico, e não no da cultura gentia. O sermão era chamado, como de fato era, uma homilia, um discurso ou conversa familiar.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o conteúdo apresentado assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A pregação cristã em seu início transmitia ritos judaicos, sua cultura de origem.
Alternativa 2 – A pregação cristã em seu início estava estruturada em moldes para alcançar gentílicos.
Alternativa 3 – A pregação cristã em seu início não estava estribada em moldes gentílicos, mas sim greco-romanos.
Alternativa 4 – A pregação cristã em seu início visava o fortalecimento do culturalismo judaico nas comunidades cristãs.
Alternativa 5 – A pregação cristã em seu início não estava estribada em moldes gentílicos mas sim em moldes judaicos.
QUESTÃO 7
A Homilética, portanto, como arte e ciência a serviço da Pregação da Palavra é de fundamental importância para que a Grande Comissão seja cumprida em qualquer igreja local. Na mesma medida em que a Pregação da Palavra é de fundamental importância para a vida e a saúde da Igreja. O pregador é a figura central desse processo.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o papel da homilética no sermão, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Homilética diz respeto a caracteristica pastoral do sermão.
Alternativa 2 – Homilética diz respeto as ilustrações aplicadas no sermão.
Alternativa 3 – Homilética diz respeto as análises do textos do Antigo Testamento.
Alternativa 4 – Homilética diz respeto as análises do textos em seus verbetes originais.
Alternativa 5 – A Homilética refere-se ao processo de preparação tanto da pregação quanto do pregador.
QUESTÃO 8
Damos o nome de Homilética ao campo de estudos relacionados ao preparo e à entrega de sermões. Como define John A. Broadus (2009, p. 13), “[…] a homilética pode ser definida como a ciência da preparação e a entrega de um discurso baseado nas Escrituras”. É o estudo da Homilética que auxilia o ministro a cumprir adequadamente a função e o propósito da Pregação da Palavra.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
De acordo com o conteúudo do livro da disciplina assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A Homilética contribui para que as pessoas sintam o desejo de estudar a bíblia.
Alternativa 2 – A Homilética contribui para que os pregadores estudem melhor as Escrituras.
Alternativa 3 – A Homilética contribui para que a Igreja desenvolva melhor seus projetos.
Alternativa 4 – A Homilética ajuda a garantir que os sermões sejam fiéis à Bíblia.
Alternativa 5 – A Homilética trabalha na área da pesquisa bibliográfica.
QUESTÃO 9
A comunicação de um sermão é uma atividade que exige muito preparo. A responsabilidade do preparo favorece que a pregação seja clara e que um raciocínio claro conduza as pessoas às percepções das realidades espirituais que estão sendo apresentadas. Essa preparação não se trata de tarefa simples, mas o compromisso que acompanha o próprio estilo de vida do pregador, que deve ser uma atualização do estilo de vida de Jesus. “A preparação do sermão não é tarefa de algumas horas por semana. É o compromisso de uma vida inteira”.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando as informações acima, em se tratando do preparo do sermão, avalie as afirmações a seguir.
- A preparação para a pregação da Palavra exige que o sermão e o pregador sejam um só.
- A pregação não é simplesmente um discurso, mas a revelação de uma personalidade vivificada pela Palavra.
III. Pregar é envolver o ouvinte mediante a técnica correta de elaboração do sermão.
- O pregador é o persona princiapal no sermão, logo após vem as Escrituras e por fim os ouvintes
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – II e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Diversas igrejas estiveram no ar nas décadas de 60 e 70, com programas locais e regionais. Em sua maioria, tentavam reproduzir uma liturgia de culto na televisão, tendo o momento dos cânticos, corais, seguidos pela pregação. Não havia um roteiro televisivo, e a linguagem televisiva não era utilizada ou dominada na época. Em meados da década de 60, o primeiro pentecostal ousou apresentar um programa de TV. Foi o bispo canadense Robert McAlister, da Igreja de Nova Vida. O primeiro programa em rede nacional e com grande duração foi do pastor batista Nilson do Amaral Fanini, com seu programa Reencontro.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando que a igreja evangélica brasileira soube utilizar-se da tecnologia da televisão, sendo que em suas primeiras inserções:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas os pentecostais conseguiram horários para os seus programas televisivos.
Alternativa 2 – O primeiro pastor evangélico a ter um programa na televisão foi o pastor batista Nilson do Amaral Fanini.
Alternativa 3 – O bispo canadense Robert McAlister comprou a TV Nova Vida, para passar a programação exclusiva de igrejas evangélicas.
Alternativa 4 – Diversas igrejas estavam na TV nos anos 60 e 70, mas não se preocupavam com a utilização de linguagem televisiva em seus programas.
Alternativa 5 – Os primeiros programas televisivos das igrejas evangélicas não se preocupavam em formatar os seus programas como se fossem apenas uma reprodução dos seus cultos.