ATIVIDADE 3 – LET – LINGUÍSTICA I – 53_2025
a) Definição de signo natural (índice): ocorrência de fenômenos naturais que independem da intervenção humana.
b) Definição de signo artificial (símbolo): objetos concretos utilizados para representar noções abstratas.
c) Definição de signo artificial (linguístico): conceito de língua estruturada para assegurar a comunicação entre os falantes.
Texto II
![]() |
![]() |
VENTILADOR |
I. A fumação de um vulcão se define como um símbolo porque é uma criação humana para representar a degradação ambiental.
II. A imagem de uma pomba branca é um símbolo porque é através dela que se representa o desejo de se ter paz.
III. A língua é um sistema de signo convencional como a palavra “ventilador”, eletrodoméstico para aliviar as ondas de calor.
IV. A fumaça e a pomba branca indicam que o signo linguístico pode ser representado por imagens ou por palavras.
É correto o que se afirma em
II, apenas.
IV, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
Com base nessa concepção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A linguística estruturalista proposta por Ferdinand de Saussure rompe com as abordagens históricas e normativas anteriores, ao propor o estudo da língua como um sistema autônomo e sincrônico.
PORQUE
II. Saussure propõe a análise da língua tal como ela funciona em um dado momento, independentemente de sua evolução histórica, e a define como um sistema de elementos em oposição, cujos valores se determinam pelas relações internas ao sistema.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Observe a charge a seguir:
(Charge criada pela professora Débora Malentachi)
Considerando o conteúdo da charge e os conceitos de variação linguística, assinale a alternativa que melhor expressa a crítica implícita na imagem:
A charge valoriza a norma padrão como única forma legítima de uso da língua portuguesa, desconsiderando variações linguísticas.
A imagem ironiza o distanciamento entre o que é ensinado pela gramática normativa e a língua efetivamente falada no cotidiano.
A imagem defende a importância de preservar estruturas antigas da língua, mesmo que elas não estejam mais em uso.
A crítica está direcionada ao aluno, que demonstra desconhecimento das regras da norma culta e rejeita o aprendizado formal.
A charge apresenta o uso da forma vós fostes como exemplo de linguagem informal, reforçando a espontaneidade da fala.
Segundo Silva (2023), a Gramática Histórica Comparativa é um método de estudo criado, durante o século XIX, com o objetivo de descobrir, por meio de comparações, a origem (a língua ancestral/mãe) das diversas línguas existentes naquele momento (as línguas filhas e irmãs).
Texto 2
Na imagem, observe as semelhanças e diferenças entre as palavras registradas em línguas diferentes.
Latim | Português |
pater | pai |
piscis | peixe |
ped | pé |
Fonte: o Autor.
Sobre a análise comparativa entre o latim e o português, analise as afirmativas a seguir:
I. A semelhança regular entre as duas línguas explica que o “p” latino se mantém em português.
II. A comparação entre as duas línguas demonstra que o latim é uma língua ancestral/mãe do português.
III. A dessemelhança entre o latim e o português é irregular, comprovando que se trata de línguas pertencentes de famílias diferentes.
IV. O estudo comparativo, aplicado no texto 2, leva à conclusão que o português é uma língua filha do latim.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
“[…] por volta de 1970, pode-se dizer que o Estruturalismo já era, no Brasil, a orientação mais importante nos estudos da linguagem, e que tinha contribuído para criar um novo tipo de estudioso, o linguista, que já então dispunha de um espaço próprio em face de duas figuras mais antigas – a do gramático (interessado na sistematização dos conhecimentos que resultam num uso ‘correto’ da variante padrão) e a do filólogo (interessado no estudo das fases antigas da língua, e na análise de textos representativos dessas fases)” (Ilari, 2011, p. 54).
Fonte: ILARI, R. O estruturalismo linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, v. 3, p. 53-92.
Considerando o estruturalismo e a inserção da disciplina de Linguística nos Cursos de Letras do Brasil, assinale a alternativa correta:
O Brasil também foi influenciado pelo Estruturalismo, por meio do trabalho conjunto entre três profissionais: o linguista, o gramático e o filólogo.
O Estruturalismo, ao chegar no Brasil, foi fortalecido e disseminado nos Cursos de Letras por meio de dois profissionais: o gramático e o filólogo.
O linguista é o profissional da linguagem que teve seu espaço reconhecido, a partir da década de 1970, mediante a chegada da teoria estruturalista.
O Estruturalismo brasileiro rompeu a hegemonia de dois profissionais: o gramático e seus textos antigos e o filólogo que pensava a língua pela variante padrão.
O Estruturalismo, ao chegar ao Brasil, foi recepcionado por gramáticos discordantes de uma concepção de língua trabalhada pela dicotomia do certo e do errado.
SILVA, Vera Lúcia da. Linguística I. Maringá: Unicesumar, 2018
“Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.”
SAUSSURE, 1993, p. 17, citado em LINGUÍSTICA 1, Unidade 1
Com base nas ideias apresentadas, assinale a alternativa correta sobre os conceitos de linguagem, língua e fala na perspectiva da linguística moderna:
A linguagem, por ser um sistema amplamente codificado e invariável, constitui o foco central dos estudos linguísticos desde Saussure.
A língua, por sua natureza social e sistemática, é o recorte específico da linguagem que a linguística escolhe como objeto de estudo.
A fala, por ser uma manifestação coletiva e homogênea da linguagem, permite à linguística estabelecer regras fixas e universais.
A linguagem compreende unicamente as línguas naturais, como o português, o francês e o inglês, não abrangendo outros modos de expressão.
A distinção entre linguagem e língua é irrelevante para a ciência linguística, já que ambas se confundem na prática comunicativa.
Leia o Art. 205 da Constituição Federal, promulgada em 1988:
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Fonte: SILVA, V. L. Linguística I. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Texto II
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Estado democrático brasileiro, através da sua legislação, assegura a todos, o acesso a uma modelo de educação que seja capaz de atuar na formação das pessoas para viverem em sociedade conscientes dos seus direitos e deveres, bem como estarem aptos para as novas demandas exigidas pelo mercado de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
A relação sintagmática ocorre fora do discurso, enquanto a paradigmática depende da presença linear de termos na oração.
Sintagma e paradigma são categorias que analisam exclusivamente os aspectos históricos da evolução de uma língua, segundo seu desenvolvimento cronológico.
A distinção entre sintagma e paradigma não tem valor explicativo para a linguística moderna, pois ambas ocorrem simultaneamente e não influenciam o sentido das mensagens.
Paradigma é a relação entre unidades sucessivas e obrigatoriamente combinadas; já o sintagma é uma coleção de palavras com traços semelhantes armazenadas na memória do falante.
Sintagma se refere à combinação linear de elementos na cadeia da fala; já o paradigma diz respeito às possíveis substituições de termos ausentes, organizadas por similaridade na memória.
I. De um latim popular, o clássico sermo urbanus, falado e escrito pelas pessoas pertencentes à elite romana daquela época.
II. De um latim clássico, o coloquial sermo usualis, falado e escrito pelas pessoas pertencentes às classes populares da Roma antiga.
III. De um latim popular, o coloquial sermo usualis, falado pelas pessoas pertencentes às classes populares: escravos, marinheiros e agricultores.
IV. De um latim clássico e popular, os sermos usualis e urbanus, falado e escrito pela classe elitizada romana: médicos, juízes e políticos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.