ATIVIDADE 3 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Entende-se por atividade experimental toda atividade prática cujo objetivo inicial é a observação seguida da demonstração ou da manipulação.
Nesse aspecto, analise as afirmativas que seguem sobre o papel do professor:
- O professor precisa intervir para a superação da observação como simples ação empírica e de descoberta.
- As atividades experimentais possibilitam ao professor gerar dúvidas e problematizar o conteúdo que pretende ensinar.
III. O professor deve dominar os conceitos apresentados na atividade experimental, além de saber manipular equipamentos e reagentes.
- O professor não pode intervir para que o estudante construa suas próprias hipóteses.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV.
QUESTÃO 2
Fonte da imagem: https://media.tutormundi.com/wp-content/uploads/2023/06/01165755/image.png acesso em 16/04/2024
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que amparam todo o âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. No que tange, especificamente, o ensino de Ciências, podemos reconhecer que as diferentes propostas resgatam os valores humanos pertencentes ao aprendizado científico.
Mediante ao exposto e em seus conhecimentos sobre a BNCC e o ensino de ciências, avalie as afirmações a seguir.
I- BNCC propõe a integração de áreas do conhecimento.
II- A interdisciplinaridade não fomenta a integração de áreas do conhecimento.
III- A BNCC apresenta as disciplinas de forma isoladas, mas sugere o trabalho interdisciplinar.
IV- Interdisciplinaridade não deve ser um dos elementos da prática pedagógica do professor ao preparar aulas voltadas ao Ensino de Ciências que promovam uma atitude cidadã.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas;
Alternativa 3 – III e IV, apenas;
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas;
Alternativa 5 – l, ll, lll e lV.
QUESTÃO 3
Brasil (2000) traz como discussão que o erro faz parte do processo de aprendizagem e pode estar expresso em registros, respostas, argumentações e formulações incompletas do aluno. Deste modo, o erro precisa ser tratado como um elemento que permite com que o professor veja a compreensão direta e efetiva do aluno, atuando como ponte para reorientar a prática pedagógica.
Elaborada pelo professor, 2024.
Com base nas informações sobre o erro dos alunos em meios aos processos avaliativos, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- O erro permite que o aluno perceba as diferenças entre o senso comum e os conceitos científicos e que é necessário saber aplicar outros domínios de ideias em diferentes situações.
PORQUE
II- Neste contexto avaliação pode se dá por meio de problematizações que envolvam conceitos, ações interdisciplinares e contextuais, que permeiam o entorno do estudante aproximando o conteúdo de suas relações cotidianas.
.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Ao discutir sobre a presença de atividades lúdicas no ensino de Ciências, vale ressaltar que as mesmas são excelentes estratégias educacionais, que uma vez ativas, podem proporcionar que o lúdico atue como ferramenta facilitadora no processo de ensino de Ciências, sobretudo nos anos iniciais. Nesta perspectiva, no que diz respeito às atividades lúdicas no ensino de Ciências, assinale a alternativa correta.
Elaborada pelo professor, 2024.
Alternativas
Alternativa 1 – A gamificação só pode ser considerada uma proposta lúdica se os jogos utilizados apresentarem regras criadas pelo próprios alunos, pois, assim trabalham determinadas habilidades.
Alternativa 2 – O lúdico é uma ciência nova que precisa ser estudada e vivenciada pelos professores e estes têm perfeito domínio da técnica e sabem lidar com esta nova ferramenta porque um dia já brincaram.
Alternativa 3 – As atividades lúdicas nas práticas educativas devem promover uma aprendizagem substancial na criança, de modo que ela (re)construa novos conhecimentos.
Alternativa 4 – Para inserir uma atividade lúdica no ensino de Ciências, basta trazer um jogo de estratégia, mesmo sem finalidades pedagógicas
Alternativa 5 – A BNCC não prevê a utilização de atividades lúdicas como teatro e representações para se ensinar Ciências.
QUESTÃO 5
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que amparam todo o âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. No que tange, especificamente, o ensino de Ciências, podemos reconhecer que as diferentes propostas resgatam os valores humanos pertencentes ao aprendizado científico.
Elaborada pelo professor, 2024.
Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos sobrea a BNCC e o ensino de ciências avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A Ciência deve ser apreendida em suas relações com a Tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.
PORQUE
II- Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que discorre sobre a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico aos quais os estudantes fazem parte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
O professor de Ciências, no momento de seleção de conteúdos dá opção por determinadas abordagens, estratégias e recursos, dentre outros critérios, precisa levar em consideração o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Diante de tais considerações e com base nos elementos da prática pedagógica a serem valorizados no ensino de Ciências, analise as afirmativas que seguem:
- Na interdisciplinaridade, a integração chega a um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa uma disciplina e onde outra termina.
- A relação contextual não pode ser um ponto de partida de modo a abordar um conteúdo mais próximo do estudante para uma posterior abordagem real e ampla.
III. A leitura científica direcionada pelo cuidadoso trabalho do professor, possibilita uma aproximação entre professor e aluno, bem como, um maior aprofundamento de conceitos.
- A pesquisa pode ser apresentada na forma escrita e ou oral, sendo que, para atingir os objetivos pedagógicos faz-se necessário que o estudante sistematize suas ideias por meio de um texto.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O trabalho de campo é uma das estratégias que permitem explorar não só áreas de preservação ou de conservação como outros locais mais próximos da criança, entre eles, o pátio da escola.
Para isso, é essencial definir qual objetivo educacional deve ser alcançado com esse trabalho, entre eles podemos considerar:
- Exercitar somente a observação e a experimentação por meio do trabalho experimental.
- Planejar e fazer a previsão do trabalho, como elemento indispensável ao sucesso da atividade.
III. Oferecer oportunidade para que os alunos examinem, comparem, discutam, comuniquem suas observações, preparem seus relatos e a forma de socializar seus conhecimentos.
- Sumariar os planos específicos de cada grupo e informar a turma sobre as tarefas de cada sub grupo, de modo que todos tenham conhecimento de tudo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Discutir sobre a temática avaliação não é uma tarefa fácil, afinal é considerada atividade essencial no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos científicos escolares e, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, “deve ser contínua e cumulativa em relação ao desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos” (PARANÁ, 2008, p. 77).
Elaborada pelo professor, 2024.
Nesta perspectiva, no que diz respeito às avaliações para ensino de Ciências, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.
Alternativa 2 – A avaliação como prática pedagógica compõe a transferência didática realizada pelo professor e é entendida como movimento que não provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.
Alternativa 3 – A avaliação não atua como prática pedagógica e não compõe a mediação didática realizada pelo professor pois não é entendida como ação e movimento educativo.
Alternativa 4 – A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada exclusivamente pelo aluno e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela transferência intelectual entre os elementos da ação educativa.
Alternativa 5 – A avaliação como ferramenta pedagógica não compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como movimento de transferência que busca pela reciprocidade intelectual entre os estudantes.
QUESTÃO 9
A investigação e a observação permitem que a criança compreenda que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana. Os questionamentos sobre tais fenômenos possibilitam que as crianças reflitam sobre a relação que o homem estabelece com a natureza e consigo mesmo.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.
- A observação, entre outras coisas, amplia os conhecimentos, além de rever e reformular as explicações que possuem.
- A construção desses conhecimentos também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
III. Quanto ao próprio corpo, as crianças podem, aos poucos, desenvolver uma percepção integrada por meio de seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano.
- As crianças não devem perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, além da sensação física, as emoções, os sentimentos e o pensamento.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, V, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – F, V, F, F.
QUESTÃO 10
“Dentre as ideias que o homem produz, parte delas constitui o conhecimento referente ao mundo, isto é, o conhecimento humano, em suas diferentes formas, e exprime as condições materiais de um dado momento histórico” (BURGO, 2018, p. 26).
BURGO, O. G. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá: UniCesumar, 2018.
Assim, analise as informações a seguir que caracterizam a ciência e atribua V para verdadeira e F para falsa.
- A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem no decorrer de sua história.
- A ciência, na tentativa do homem para entender e explicar racionalmente a natureza, busca formular leis que, em última instância, permitem a atuação humana.
III. A ciência não se caracteriza como uma atividade metódica.
- A ciência, ao se propor a conhecer a realidade, busca atingi-la por meio de ações não passíveis de serem reproduzidas.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F, F.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, V, F.