ATIVIDADE 3 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2025
O aluno deve ser incentivado a fazer observações de modo espontâneo, seguindo seus próprios interesses, o que, em geral, ocorre naturalmente, porém o professor deve oferecer um roteiro de observação ou propor desafios para o encaminhamento pedagógico. Entende-se que há duas maneiras de realizar a observação: pelo contato direto com os objetos de estudo e por meio de recursos técnicos ou seus produtos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. A observação pelo contato direto com os objetos de estudo, faz menção ao contato com ambientes, animais, plantas, máquinas e outros objetos que estão disponíveis no meio.
PORQUE
II. A observação por meio de recursos técnicos ou seus produtos faz menção aos casos de observações feitas por meio de microscópio, telescópio, fotos, filmes ou gravuras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A gamificação só pode ser considerada uma proposta lúdica se os jogos utilizados apresentarem regras criadas pelo próprios alunos, pois, assim trabalham determinadas habilidades.
O lúdico é uma ciência nova que precisa ser estudada e vivenciada pelos professores e estes têm perfeito domínio da técnica e sabem lidar com esta nova ferramenta porque um dia já brincaram.
As atividades lúdicas nas práticas educativas devem promover uma aprendizagem substancial na criança, de modo que ela (re)construa novos conhecimentos.
Para inserir uma atividade lúdica no ensino de Ciências, basta trazer um jogo de estratégia, mesmo sem finalidades pedagógicas
A BNCC não prevê a utilização de atividades lúdicas como teatro e representações para se ensinar Ciências.
A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.
A avaliação como prática pedagógica compõe a transferência didática realizada pelo professor e é entendida como movimento que não provoca e busca pela reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa.
A avaliação não atua como prática pedagógica e não compõe a mediação didática realizada pelo professor pois não é entendida como ação e movimento educativo.
A avaliação como prática pedagógica compõe a mediação didática realizada exclusivamente pelo aluno e é entendida como ação e movimento que provoca e busca pela transferência intelectual entre os elementos da ação educativa.
A avaliação como ferramenta pedagógica não compõe a mediação didática realizada pelo professor e é entendida como movimento de transferência que busca pela reciprocidade intelectual entre os estudantes.
Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O método pedagógico de Gasparin, ao propor a prática social inicial como primeiro passo, busca considerar o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para o processo de ensino-aprendizagem.
PORQUE
II. A prática social inicial é o momento de exposição conceitual sistemática dos conteúdos, promovida exclusivamente pelo professor.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
Sobre a mediação docente, analise as afirmativas a seguir:
I. A mediação docente inclui a criação de um ambiente de respeito e acolhimento, favorecendo a aprendizagem.
II. O professor deve limitar-se a apresentar conteúdos prontos, desconsiderando as especificidades da turma, para garantir maior objetividade.
III. A atuação do professor envolve estimular a autonomia e o pensamento crítico dos alunos por meio da organização e clareza das atividades.
IV. O papel docente consiste apenas em transmitir conteúdos, sem necessidade de mediação, mesmo nos anos finais da escolarização.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base na organização da área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:
I. A área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, é composta, exclusivamente, pela disciplina de Ciências, que se desdobra em três componentes distintos apenas no Ensino Médio.
II. As unidades temáticas de Ciências no Ensino Fundamental são: Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, sendo retomadas em diferentes etapas da escolarização.
III. A abordagem pedagógica da BNCC propõe o distanciamento do cotidiano do estudante, privilegiando a abstração científica desde os anos iniciais.
IV. A proposta curricular da área de Ciências da Natureza busca promover o letramento científico como ferramenta para a interpretação do mundo natural, social e tecnológico.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. A observação, entre outras coisas, amplia os conhecimentos, além de rever e reformular as explicações que possuem.
II. A construção desses conhecimentos também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.
III. Quanto ao próprio corpo, as crianças podem, aos poucos, desenvolver uma percepção integrada por meio de seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano.
IV. As crianças não devem perceber seu corpo como um todo integrado que envolve, além da sensação física, as emoções, os sentimentos e o pensamento.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, V, V.
V, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, V.
F, V, F, F.
Com base nas informações sobre o erro dos alunos em meios aos processos avaliativos, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- O erro permite que o aluno perceba as diferenças entre o senso comum e os conceitos científicos e que é necessário saber aplicar outros domínios de ideias em diferentes situações.
PORQUE
II- Neste contexto avaliação pode se dá por meio de problematizações que envolvam conceitos, ações interdisciplinares e contextuais, que permeiam o entorno do estudante aproximando o conteúdo de suas relações cotidianas.
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A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Assim, analise as informações a seguir que caracterizam a ciência e atribua V para verdadeira e F para falsa.
I. A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo homem no decorrer de sua história.
II. A ciência, na tentativa do homem para entender e explicar racionalmente a natureza, busca formular leis que, em última instância, permitem a atuação humana.
III. A ciência não se caracteriza como uma atividade metódica.
IV. A ciência, ao se propor a conhecer a realidade, busca atingi-la por meio de ações não passíveis de serem reproduzidas.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As atividades experimentais devem favorecer a reflexão crítica e a formulação de hipóteses pelos alunos.
PORQUE
II. O erro, quando bem aproveitado, pode estimular a aprendizagem ao promover o enfrentamento dos limites entre teoria e realidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.