ATIVIDADE 3 – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 53_2024
QUESTÃO 1
O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso e controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. Nosso cérebro não é o maior dentre as espécies, ele pesa, em média, de 1,2 kg a 1,5 kg. Estando constituído de três estruturas cerebrais que controlam todas as ações do nosso corpo, seja de forma consciente ou inconsciente.
Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2020.
Sobre as estruturas cerebrais, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I – Córtex – possui a maior parte de neurônios e está, didaticamente, dividido em dois hemisférios, sendo o esquerdo mais ligado a linguagem, escrita e leitura; e o direito mais voltado a orientações, construções e desenho.
II – Tronco cerebral – interposição entre a medula espinhal e o diencéfalo. Podemos citar, como algumas de suas funções, o controle dos reflexos, dos hormônios e de algumas funções vitais, como pressão arterial.
III – Cerebelo – possui delicada ligação com algumas partes do tronco cerebral e a medula espinhal. Dentre suas funções, podemos citar o equilíbrio e a coordenação.
IV – Lobo frontal – está localizado na parte de trás da caixa craniana e possui as funções mais complexas do ser humano, tais como ser responsável pelas funções de condução e integração de diversos impulsos nervosos como: raciocínio, atenção, memória, dentre outros.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V; V; V; F.
Alternativa 2 – F; F; F; V.
Alternativa 3 – F; V; F; V.
Alternativa 4 – V; V; F; F.
Alternativa 5 – F; F; V; V.
QUESTÃO 2
Estas revoluções de idade para idade não são improvisadas por cada indivíduo. São a própria razão da infância, que tende para a edificação do adulto como exemplar da espécie. Estão inscritas, no momento oportuno, no desenvolvimento que conduz a esse objetivo. As incitações do meio são sem dúvida indispensáveis para que elas se manifestem e quanto mais se eleva o nível da função, mais ela sofre as determinações dele: quantas e quantas atividades técnicas ou intelectuais são à imagem da linguagem, que para cada um é a do meio!
Wallon, H. (1941-1995). A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70.
Considerando o desenvolvimento para Wallon, analise as afirmativas a seguintes.
- À medida que há o amadurecimento dos centros nervosos e também o nascimento de funções simbólicas, torna-se possível que a criança comece a perceber o mundo real.
- No início da vida os gestos e expressões são instintivos, ou seja, desordenados e involuntários, mas vão se tornando elaborados conforme o sujeito passa a desenvolver consciência.
III. A teoria de Henri Wallon, categoriza o desenvolvimento em cinco fases, onde em cada estágio há relação entre os aspectos cognitivos, motores e afetivo e são esses aspectos que proporcionam o aprimoramento das habilidades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Ao pensarmos em inteligência cinestésica é muito comum associarmos grandes habilidades motoras a quem possui essa forma de inteligência mais desenvolvida. Dessa forma, nomes como Ronaldinho (do futebol); Hortência (do basquete) e outros do nosso esporte, servem como referência. Contudo, Antunes (2015, p. 52) nos lembra que “O estímulo da inteligência cinestésica corporal vai muito além das atividades motoras praticadas nas academias e nas salas de aula, ainda que estas não possam, de forma alguma, ser negligenciadas”.
Fonte: ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 2015.
Com base na citação, analise as afirmativas a seguir:
- Um bom chefe de cozinha provavelmente possui uma inteligência cinestésica bem desenvolvida, visto que o olfato e o paladar são importantes para a construção de boas receitas.
- A inteligência cinestésica está relacionada com a capacidade de apreendermos informações do mundo por meio dos sentidos.
III. As habilidades da inteligência cinestésica concentra-se em áreas do hemisfério esquerdo, muito relacionado com a linguagem.
- Ana Botafogo, um dos grandes nomes do Balé brasileiro, possui habilidades motoras excelentes que são visíveis em suas apresentações artísticas, o que reflete uma inteligência cinestésica bem desenvolvida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Piaget compreende o desenvolvimento humano como algo que dinâmico; para ele a inteligência existe na ação e modifica-se numa sucessão de estágios, que compreendem uma gênese, uma estrutura e constantes adaptações. Um dos conceitos mais importantes da Teoria Piagetiana está na “função simbólica”.
Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2020.
Sobre o conceito de “função simbólica”, analise as afirmativas seguintes.
- Para Piaget, a função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados.
- A teoria piagetiana permite compreendermos o surgimento da função simbólica, que inicia com a imitação diferida — uma imitação do real e na ausência do que viu — passando pelo jogo simbólico, desenho, imagem mental, até chegar a linguagem.
III. Ao jogar simbolicamente ou imitar, a criança cria um mundo livre, em que não existem sanções, coações, normas e regras, provenientes do mundo dos adultos, possibilitando a transformação da realidade com o objetivo de atender exclusivamente as necessidades do outro e aos seus desejos imediatos.
- O jogo simbólico é o que chamamos de “faz de conta”, permitindo que a criança entenda o mundo adulto por meio de assimilações.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Analise o esquema sobre as divisões e mecanismos atencionais:
Descrição: a imagem apresenta um organograma da rede de atenção, de forma resumida. Inicia-se com a Vigília em uma chave e o Sono em outra. Da vigília abrem-se mais duas chaves: Inatenção e Alerta. Do alerta abrem-se duas outras chaves: ignorar estímulos irrelevantes e Atender estímulos relevantes. Desta última chave, mais duas se abrem indicando o atendimento do estímulo relevante: Seletiva/sustentada Processamento Controlado e Dividida Processamento Automático. Por fim, da Seletiva/sustentada abrem-se duas chaves: Interna Cognição Seletiva e Externa Percepção Seletiva.
Fonte: Cordeiro (2020, p. 84 apud Lima 2005).
Com base imagem apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I.Sono e vigília são duas condições humanas interdependentes, sendo a vigília uma forma primária de atenção e o sono um ciclo necessário para nos mantermos atentos ao acordar.
- Ao atendermos um estímulo considerado relevante, podemos demandar uma atenção seletiva sobre ele ou uma atenção dividida.
III. A atenção seletiva proporciona foco em múltiplas atividades, em que o sujeito processa e controla seus pensamentos.
- A atenção dividida permite que o sujeito dívida suas tarefas de forma a se focar igualmente na atividade principal e seus distratores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A teoria vygotskyana explica o Homem, seu desenvolvimento e sua aprendizagem, considerando o ser biológico e suas vivências culturais e sociais. Lev Vygotsky explicitava em seus estudos sobre o desenvolvimento humano, o que nos permite compreender como ele ocorre em meio à aprendizagem. O autor se ancorava em abordagens sociointeracionistas, ou seja, o desenvolvimento humano em meio às relações e trocas sociais (interação e mediação).
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Segundo a teoria yygotskyana, a interação entre os indivíduos é indiferente no processo de aprendizagem, visto que primeiro o sujeito precisa estar com seus aspectos biológicos bem desenvolvidos, para depois aprender o que lhe é proposto.
PORQUE
- As relações sociais somente se tornam significativas, para Vygotsky, quando a criança já tem conhecimentos prévios e na interação com o outro, que também tem conhecimentos já adquiridos sobre assunto, há uma troca de informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma preposição verdadeira e a II é uma preposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são preposições falsas.
QUESTÃO 7
Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema. É, no córtex cerebral, que está localizada a maior quantidade de neurônios, bem como as glías. Vale destacar que existem bilhões de neurônios em nosso corpo, e eles podem ser entendidos como as unidades funcionais do Sistema Nervoso Central, visto que formam um corpo celular nervoso que se expande por meio dos dendritos (ou dendrites) e axônios, ajudando na condução e processamento de informações que ocorrem entre os demais neurônios e por sua vez ao longo de todo o corpo humano. (MIRANDA NETO; MILINARI; SANT’ANA, 2002).
Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2020. Unidade 1.
Fonte: MIRANDA NETO, M. H.; MILINARI, S. L.; SANT’ANA, D. M. G. Relações entre estimulação, aprendizagem e plasticidade do sistema nervoso. Arq. Apadec, Maringá, v. 6, n. 1, jan./jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20471/10745. Acesso em: 3 mar. 2020.
Observe, na imagem, a seguir, o corpo de um neurônio e, na sequência, assinale a alternativa que corresponde a ordem correta das partes indicadas na figura:
Alternativas
Alternativa 1 – A. Dendrite; B. Axônio; C. Bainha de Mielina; D. Nódulo de Ranvier; e E. Núcleo.
Alternativa 2 – A. Bainha de Mielina; B. Núcleo; C. Dendrite; D. Nódulo de Ranvier; e E. Arborização Terminal.
Alternativa 3 – A. Dendrite; B. Núcleo; C. Bainha de Mielina; D. Nódulo de Ranvier; e E. Arborização Terminal.
Alternativa 4 – A. Arborização Terminal; B. Núcleo; C. Bainha de Mielina; D. Nódulo de Ranvier; e E. Dendrite.
Alternativa 5 – A. Dendrite; B. Célula de Schwann; C. Bainha de Mielina; D. Nódulo de Ranvier; e E. Arborização Terminal.
QUESTÃO 8
Analise o caso a seguir:
Helena é uma psicopedagoga que está analisando o caso de uma menina de 5 anos, para identificar a origem de seus problemas de aprendizagem, muito relacionados a linguagem. Ela já detectou um atraso no desenvolvimento da fala e vai encaminhar para a fonoaudióloga, contudo, precisa dar continuidade em seu processo de avaliação diagnóstica e utilizar instrumentos que a permitam colher os dados com a criança, sem que ela precise, necessariamente, se expressar de forma verbal, visto que possui essa dificuldade.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Considerando a situação de Helena e da criança, analise as asserções a seguir, sobre um dos melhores instrumentos a ser utilizado, neste contexto:
- A brincadeira para a criança é seu principal meio de comunicação com o mundo, e, por meio desta, Helena poderá identificar as significações da criança em avaliação, sobre suas vivências, sem que ela tenha que responder perguntas ou verbalizar alguma resposta.
PORQUE
- Somente a brincadeira pode servir de instrumentos para crianças não-verbais, o que já indica a relação desse atraso de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem, relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – ?As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma preposição verdadeira e a II é uma preposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma preposição falsa e a II é uma preposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são preposições falsas.
QUESTÃO 9
A modernização do sistema educativo, atual, passa por uma descentralização e por um investimento das escolas como espaços de formação e não de frustração. Um dos primeiros passos do psicopedagogo seria realizar um diagnóstico buscando a história da queixa, para entender melhor sobre a rede de movimentos e a identidade dessa instituição. Estabelecendo a partir daí um trabalho de ação preventiva que amenize ou impeça as dificuldades de aprendizagem, articulando uma postura de diálogos e contribuindo para as mudanças poderem acontecer na comunidade escolar.
PONTES, Idalina Amélia Mota. Atuação psicopedagógica no contexto escolar. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 27, n. 84, p. 417-427, 2010. Disponível em <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 03 jul. 2020.
Considerando as possibilidades de atuação e os atravessamentos, analise as afirmativas seguintes.
- Para atuar o psicopedagogo precisa investigar a aprendizagem na infância, na adolescência e na vida adulta, é mais fácil obter as informações do próprio paciente dispensando a investigação inicial.
- Durante os atendimentos clínicos, ao indivíduo com dificuldades de aprendizagens, é impreterível que essas condições sejam superadas para o mesmo ampliar suas habilidades cognitivas.
III. São fatores que influenciam no diagnóstico e na intervenção psicopedagógicas: o biológico, o psicológico, bem como o social. Esses fatores são chamados de perspectiva neuropsicopedagógica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
O córtex cerebral possui funções distintas para cada hemisfério, sendo que o hemisfério esquerdo possui funções como o controle motor, visão analítica, linguagem verbal, racional, lógica e temporal. Já o hemisfério direito tem as funções emocional, orientação espacial, visão holística, atemporal e não linear, criativo/imaginação (Voos; Valle, 2008).
Fonte: VOOS, M. C.; VALLE, R. V. L. E. Estudo comparativo entre a relação do hemisfério acometido no acidente vascular encefálico e a evolução funcional em indivíduos destros. Rev. Bras. Fisioter., São Carlos, v. 12, n. 2, p. 113-120, mar./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v12n2/a07v12n2. Acesso em: 20 jun. 2024.
Mais da metade (54,3%) dos alunos brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos apresentados em uma prova internacional de conhecimentos. O dado foi divulgado […] pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre os 56 países participantes (membros da OCDE e parceiros), o Brasil ficou no fim da lista, na 44ª posição, atrás de outras nações latino-americanas, como Uruguai, Colômbia e Peru.
Fonte: Tenente, L. Mais da metade dos alunos brasileiros tem nível baixo de criatividade; país está entre os últimos de ranking internacional, diz Pisa. G1 [online], jun. 2024. Disponível em: https://shre.ink/DhBs Acesso em: 20 jun. 2024.
Considerando o exposto, para que o Brasil tivesse uma melhor posição no ranking da prova da OCDE, seria necessário que:
Alternativas
Alternativa 1 – esses alunos desenvolvessem mais as funções de visão analítica, linguagem verbal, lógica e temporal.
Alternativa 2 – os alunos tivessem mais estímulos das funções que estão sob responsabilidade do hemisfério direito do córtex cerebral.
Alternativa 3 – esses jovens tivessem mais estímulos das funções que estão sob responsabilidade do hemisfério esquerdo do córtex cerebral.
Alternativa 4 – os jovens avaliados desenvolvessem mais as estruturas envolvidas no córtex cerebral, visto que provavelmente possuem dificuldades de aprendizagem.
Alternativa 5 – os estudantes tivessem mais carga horária para trabalhar aspectos científicos focados na aquisição de novos saberes nas escolas, por meio de métodos técnicos, como a repetição de exercícios.