MAPA – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL – 51_2025
Como está ocorrendo o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental?
Não é uma resposta simples, mas cada região, cada cidade, cada escola tem sua proposta pedagógica e suas práticas, mas nem sempre se valoriza uma prática de ensino tendo como concepção a língua como organismo vivo, ou seja, “a língua vive e evolui historicamente na comunicação verbal concreta, não no sistema linguístico abstrato das formas da língua nem no psiquismo individual dos falantes” (Bakhtin, 2006, p. 125), “mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações” (Bakhtin, 2006, p. 127).
Fonte: BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
Isso mostra que a língua é viva, está sempre em uso e faz parte de um sistema social. Por isso, deve estar presente na sala de aula de maneira significativa. Contudo, será que isso realmente acontece?
A atividade será dividida em três etapas, por isso preste atenção a cada uma delas.
1ª ETAPA: escolha uma escola próxima a você, visite-a, converse com a pedagoga responsável e anote os dados: nome da escola, quantos alunos frequentam o Ensino Fundamental, quantas aulas de língua portuguesa ocorrem por semana nesse segmento. Escolha uma turma dessa escola (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e peça para assistir a uma aula. Não se esqueça de levar sua carta de apresentação, disponível no Material da Disciplina.
2ª ETAPA: após assistir a uma aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, indique qual é a concepção adotada pelo professor em sua prática de ensino: língua como expressão do pensamento, língua como instrumento de comunicação ou língua como forma de interação. Você deve produzir um relato apontando qual foi a concepção adotada, explicar e justificar a sua afirmação com os exemplos observados em sala de aula. O texto deve ter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas, deve usar a norma culta e relatar de forma consistente. Relembre esses conceitos: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/as-concepcoes-de-linguagem-e-seu-impacto-no-ensino-de-ciencias.
3ª ETAPA: após fazer o seu relato, responda à seguinte questão: Qual a importância do uso da concepção de língua como forma de interação para a aprendizagem dos alunos? Leia o artigo para auxiliar na sua resposta: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/download/15401/20236/. Lembre-se de fazer uma resposta argumentativa, deixar claro o seu posicionamento, usar um argumento de autoridade e apresentar uma conclusão. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas.
Boa atividade!
ORIENTAÇÕES:
– Os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, estude pelo livro da disciplina e pelo artigo indicado.
– Mantenha a formatação do Formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
– Ao anexar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo está correto e só então clique em FINALIZAR.
– Na utilização de citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências. Informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.