MAPA – SPUB – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL – 51_2025
Olá, estudante!
Bem-vindo à Atividade MAPA da disciplina de História da Saúde Pública no Brasil. Nesta atividade, você, futuro gestor da Saúde Pública, poderá refletir sobre o papel do gestor de saúde na promoção da conscientização e participação da comunidade. Aproveite esse momento para discutir a importância de ir além dos serviços tradicionais de atendimento médico para a promoção da saúde, conforme discutimos nos materiais da disciplina.
Leia atentamente:
A primeira Conferência Nacional de Saúde (CNS) foi um marco para a época já que, em 1941, o pensamento sobre saúde ainda era baseado na ausência de doença, e pensar na saúde do trabalhador como a fonte de trabalho e de renda do país foi uma enorme conquista. A 5ª CNS, por sua vez, foi de suma importância para o desenvolvimento de uma organização dos serviços de saúde no Brasil, já que foi implementado o Sistema Nacional de Saúde (Brustolin, 2022).
Fonte: BRUSTOLIN, A. A. História da Saúde Pública no Brasil. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base nessa perspectiva, imagine a seguinte situação hipotética: você é um gestor de saúde em um município que está enfrentando um aumento nos casos de dengue. Ao analisar a situação, você percebe que muitas pessoas desconhecem os serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, além dos atendimentos médicos em hospitais e postos de saúde. Essa falta de conhecimento dificulta a adesão da população às medidas preventivas, como a eliminação de focos do mosquito.
Considerando os princípios e a organização do SUS, bem como a importância da participação da comunidade, como você, enquanto gestor de saúde, poderia promover a conscientização da população sobre os serviços oferecidos pelo SUS e a importância da prevenção, de forma que todos se sintam parte do sistema e responsáveis pela própria saúde e a da comunidade?
Agora, mãos à obra!
Utilizando o formulário disponibilizado no seu ambiente Studeo, responda às seguintes perguntas:
Etapa (I) Quais são as estratégias de comunicação que poderiam ser utilizadas para alcançar a população? Utilize, pelo menos, cinco linhas para responder esta etapa.
Etapa (II) Como o gestor de saúde pode envolver a comunidade nas ações de prevenção? Utilize, pelo menos, cinco linhas para responder esta etapa.
Etapa (III) De que forma os princípios do SUS, como a integralidade e a equidade, podem guiar essas ações? Utilize, pelo menos, cinco linhas para responder esta etapa.
Etapa (IV) Qual é o papel dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesse processo? Utilize, pelo menos, três linhas para responder esta etapa.
Etapa (V) Como tornar a população mais ativa e participativa nas decisões sobre saúde? Utilize, pelo menos, cinco linhas para responder esta etapa.
Atenção aos materiais complementares para o desenvolvimento da sua atividade (também disponíveis no ambiente da disciplina):
– Assista ao vídeo O que é o SUS: https://www.youtube.com/watch?v=ZYsAbP2prwA
– Assista ao vídeo A História da Saúde Pública no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=MftTxkM_d80&t=271s
– Leia o texto 6 lugares onde o SUS está, e você não sabia!: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/49675
Ao final desta atividade, esperamos que você tenha compreendido um pouco mais da importância do conhecimento dos serviços e princípios do SUS para o exercício da cidadania em saúde e que você, enquanto estudante, reflita sobre como os princípios do SUS podem ser aplicados para melhorar a saúde da população.
Orientações adicionais:
- Assista ao vídeo explicativo complementar disponibilizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!