Você sabia que, mesmo com toda a tecnologia disponível, ainda existem órgãos públicos no Brasil que realizam o controle de estoques de forma manual, com planilhas ou até fichas de papel? Essa prática, além de arriscada, pode comprometer a eficiência e a transparência da gestão pública. A transição para sistemas informatizados é um dos grandes desafios enfrentados por muitos municípios, especialmente os de pequeno porte.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Indaial:. Arqué, 2023.
Nesse contexto, a legislação brasileira, por meio da Lei 8.666/93 e da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21), estabelece diretrizes que visam assegurar a legalidade, a economicidade e a eficiência na aquisição e no controle de materiais.
ATIVIDADE:
A Lei 8.666/93 e, posteriormente, a Lei 14.133/21 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), trazem princípios e diretrizes que impactam diretamente a gestão de estoques na administração pública. Considerando a necessidade de equilíbrio entre a economicidade, a eficiência e a observância legal, discorra sobre os desafios e as melhores práticas para a administração pública manter os níveis de estoque adequados, evitando tanto a escassez quanto o excesso, e como a legislação vigente busca orientar essa gestão. (Sua resposta deverá conter entre 10 a 20 linhas).
ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD, em seu computador, pois caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.