- rascunhos de análise de contas;
– confirmações externas de saldos bancários;
– cópias de atas das assembleias da diretoria; e
– anotações manuscritas com observações técnicas.
A equipe técnica discutiu se todos esses documentos deveriam compor, ou não, a documentação formal da auditoria.
Fonte: ALMEIDA, R. G. Auditoria contábil. Maringá: Unicesumar, 2021.
CFC – CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TA 2030: documentação de auditoria. Brasília, DF: CFC, 2016.
Considerando as informações, avalie as asserções a seguir:
I. A documentação da auditoria deve ser suficiente para permitir que um auditor experiente, sem envolvimento prévio com o trabalho, compreenda a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados.
PORQUE
II. Os papéis de trabalho devem conter exclusivamente documentos finais e assinados, sendo vedada a inclusão de rascunhos, anotações informais e registros não formalizados.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas