ATIVIDADE 2 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
A sociologia durkheiniana, assim, se voltará ao estabelecimento de um método sociológico pelo qual o sociólogo pensará o objeto de estudo próprio da sociologia, esse que se destaca das outras áreas da ciência, como a biologia e a psicologia. Nessa orientação, Durkheim afirma que a sociologia deve se ocupar de estudar os fatos sociais, esses que seriam identificados como as estruturas exteriores aos indivíduos que já estão postas na sociedade quando um novo indivíduo é introduzido nela; os fatos sociais, de acordo com Durkheim são coercitivos e estabelecem regras sociais.
GALANTE, Livia Cardoso. SOCIOLOGIA DE DURKHEIM E O FATO SOCIAL: reflexões teóricas. Intr@ciência,Guarujá, Edição 22, p.1 – 9, nov./dez. 2021.
Fonte: Fato Social. Disponível em: http://chicodeoliveira.blogspot.com/2015/08/emile-durkheim-fato-social.html.Acesso em 22 maio 2022.
A sociedade possui por atribuição conjuntos de normas e regras que, segundo Durkheim influenciam o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas.
Com base no tema apresentado, avalie as afirmações abaixo:
I. Os fatos sociais são independentes das consciências individuais.
II. Os fatos sociais são as regras que estão descritas em nossos códigos de leis.
III. Os fatos sociais são subdivididos de acordo com duas características: Generalidade e exterioridade.
IV. Para Durkheim, os seres humanos se deparam com costumes, normas e regras que não foram criadas por por ele, mas de toda forma, seguem essas regras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Analise a imagem que segue:
Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-desmatamento-e-cultural/.
A imagem demonstra a relação entre a crítica do desmatamento no Brasil e a questão artística-cultural. Considerando a crítica exposta na charge, analise as alternativas e assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A globalização, consumada pelo desmatamento generalizado não considera a cultura como elemento importante.
Alternativa 2 – Apesar do termo cultura ser algo classificatório no senso comum, ela é um elemento ultrapassado nas sociedades globais.
Alternativa 3 – Cultura se correlaciona com o desmatamento, uma vez que ambas são explorações ocasionadas pelo homem branco europeu.
Alternativa 4 – A antropologia cultural passou a considerar autores como Charles Darwin como fundamentais para a sua compreensão e análise.
Alternativa 5 – Além de relacionar os indivíduos de uma determinada sociedade por certos elementos, a cultura é um componente importante para a antropologia na atualidade.
QUESTÃO 3
Interprete o texto a seguir:
“De acordo com o ideal pedagógico de Platão, a educação escolar deveria ser universal, pública e destinar-se a formar o caráter do indivíduo de harmonia com os valores tradicionais e ideais da cidade. Concebeu por isso um modelo de educação dividido em duas etapas fundamentais: a primeira, consagrada à apropriação das virtudes morais básicas, por meio do exercício e da habituação mimética; a segunda, dedicada à aquisição das chamadas virtudes superiores da justiça e da sabedoria, mediante uma radical conversão da vida dos sentidos a dos valores ideais. Ciente de que educar é introduzir ordem e harmonia na conduta humana, Platão não dispensou os valores tradicionais da […] [paideia] arcaica, mas soube acrescentar-lhes algumas virtudes pedagógicas que a sua filosofia da educação teorizou”.
ALEXANDRE JÚNIOR, M. Paradigmas de educação na antiguidade greco-romana. In: HVMANITAS, 47., 1995, Lisboa. Anais […]. Lisboa: Hvmanitas, 1995. p. 491-492.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre o ideal pedagógico de Platão.
- Para Platão, a educação deveria ser acessível a todos e destinada a desenvolver o caráter individual em alinhamento com os valores e ideais da sociedade em que vive.
- Platão propôs um sistema educacional em duas fases: a primeira focada em ensinar virtudes éticas básicas e a segunda em promover valores superiores como a justiça e a sabedoria, por meio de uma transformação profunda dos sentidos para os valores ideais.
III. Platão rejeitou completamente os valores educacionais tradicionais e introduziu um sistema totalmente novo.
- Platão acreditava que a educação era essencial para estabelecer ordem e equilíbrio na conduta humana, incorporando novos princípios pedagógicos aos valores tradicionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção.
“[…] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. […] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. […] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.”
PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 244-246.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.
PORQUE
- A pesquisa etnográfica evidenciou que a escola, ao ser um espaço de formação juvenil, é também um local onde se reproduzem estruturas sociais que podem reforçar desigualdades, moldando as interações dos estudantes com a instituição e os professores.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificava correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Max Weber estabelece quatro modelos sociais de ação: racional com relação a fins, racional em relação a valores, afetiva e tradicional.
SILVA, Daiany Cris; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá – PR: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021. 184p.
Assim sendo, sobre a definição dos modelos sociais weberianos, avalie as afirmações a seguir.
- Racional com relação a fins: é o modelo fundado na racionalidade do comportamento. Uma ação orientada pela busca de realizar uma intenção de forma objetiva, como um investimento.
- Racional com relação a valores: é o modelo fundado na lógica que manifesta a convicção consciente de um valor. Quando agimos para realizar um interesse familiar, por exemplo, pois acredita-se no valor daquela ação.
III. Afetivo: ocorre quando a ação é fundada na reação a um sentimento. Uma reação emocional.
- Tradicional: ocorre quando a ação busca manter um valor perpetuado ao longo do tempo. Uma prática que se repete por dar sentido de identificação com um valor preservado pelas gerações que se seguem.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Analise o texto abaixo sobre o papel fundamental da investigação crítica e da epistemologia no trabalho dos docentes:
Quando um docente se depara com um novo conceito ou teoria, ele não apenas aceita essa informação de imediato. Em vez disso, ele investiga as bases e as origens dessa ideia, questionando como chegamos a conhecê-la e quais métodos foram utilizados para validar essa informação. Este processo envolve um exame crítico das fontes, a avaliação da consistência interna e externa das informações, e a análise das evidências que suportam a teoria.
Ademais, ele considera como este conhecimento se encaixa no contexto maior do saber humano e como pode ser aplicado de forma prática em sua disciplina. Este tipo de análise profunda não apenas fortalece o domínio do conteúdo pelo docente, mas também melhora a capacidade de ensinar de forma mais eficaz e crítica, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e análise.
Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a importância da investigação crítica e da filosofia para o trabalho de todos os docentes:
- A investigação crítica ajuda os docentes a validar a informação antes de transmiti-la aos alunos.
- O exame crítico das fontes e das evidências fortalece o domínio do conteúdo pelo docente.
III. A análise do conhecimento no contexto maior do saber humano apesar de importante para historiadores, não têm relevância na prática pedagógica de outras áreas.
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico nos alunos é um benefício da investigação crítica realizada pelo docente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
Há uma discussão intrigante e fundamental em relação ao conhecimento. Qual a diferença fundamental entre o que se tem da experiência, o empírico, o que se pode comprovar e demonstrar materialmente sua concretude e aquilo que nos é o conhecimento científico, o que nem sempre se dá com a condição de experimentação.
Claro que você deve estar querendo um exemplo neste momento, então vamos lá. Todos os dias, ou pelo menos naquele em que as nuvens carregadas não estão no céu, nós observamos o Sol. Ele, em nossa experiência objetiva se mostra menor do que a terra. Em alguns momentos, pela forma como se apresenta, parece caber na palma de nossa mão.
Se observarmos a Lua, vamos ter a mesma sensação, ela é menor do que a terra. Esta afirmação seria a confirmação de uma verdade científica. Ela, a Lua, é menor do que a Terra.
Porém, quem duvidaria da veracidade de que o Sol é maior que a Terra?
Você pode pensar que exagerei no exemplo, sim, mas é importante para entender que nem sempre nossas experiências objetivas são a confirmação de uma verdade absoluta. Há uma diferença importante entre a objetividade, o empírico da existência e a condição em que produzimos o conhecimento.
Diante do que foi exposto, se formos pensar na formação do ser humano e de sua capacidade de compreensão da realidade, diferenciando o saber científico em relação ao senso comum, da razão científica em relação as experiências empíricas, analise as afirmativas a seguir:
- Toda experiência humana, seja ela qual for, deve ser uma comprovação do conhecimento científico. Logo, a nossa experiência de vida, nossa existência cotidiana, é referência para o saber racional e lógico.
- Não podemos considerar que nossas experiências empíricas são uma referência para o conhecimento científico. Muitas de nossas vivências são elementos de pouca relevância diante da ordem geral e dos fenômenos relevantes para o conhecimento científico.
III. Se levarmos em consideração de que a experiência pessoal é um fragmento de ação e reação diante de todo o conhecimento produzido pelas condições coletivas e, se, percebemos que as sensações nem sempre são a conclusão sobre o fator determinante do que estamos vivendo, não podemos impor a experiência ao conhecimento racional.
- A filosofia, assim como a ciência, estabelece uma racionalidade na observação dos fenômenos. Já o senso-comum é fundado na sensação valorativa de quem vive a experiência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Leia o excerto a seguir:
Após o início da colonização pelos portugueses, houve a tentativa da introdução de uma educação escolar católica no Brasil. Sobretudo sob a égide do Ratio Studiorum – documento escrito em latim –, ocorre o que Saviani (2007) chama de “esboço de um sistema educacional”. Composto de 467 regras, o Ratio Studiorum tem o pensamento de Tomás de Aquino (tomismo) como base, isto é, as ideias teológicas e filosóficas deste pensador (considerado santo pela Igreja Católica, vale lembrar) norteou o ideário pedagógico do Ratio Studiorum. Vigorou no Brasil entre 1599 e 1759. […] Do ponto de vista pedagógico, o Ratio Studiorum, fundamentado em princípios da Igreja Católica, recomenda: (i) ensino predominantemente verbal e memorístico; (ii) a posição das mãos e o modo de levantar os olhos, por exemplo (GADOTTI, 2003); (iii) repetições dos conteúdos estudados em casa todos os dias, a fim de facilitar a memorização. Para os padres jesuítas, as explicações eram muito importantes na vida dos estudantes. Utilizando-se do método expositivo, o mestre explicava e o educando se limitava em repetir após ele. Não era exercitado para penetrar por si o pensamento dos autores antigos. O exercício ativo exigido dele era, além da lição de memória, o tema escrito. Entre os Jesuítas foi que nasceu esse sistema pedagógico que faz do tema escrito (hoje denominado “conteúdo”) o tipo de tema escolar, sistema esse herdado pela universidade e que se perpetuou até tempos recentes.
CARVALHO, Cassiano Lucas Silva; SILVIA, Daiany Cris; BELAÇON, Milena Cristina; FREITAS, Vinícius Adriano de. Fundamentos da Educação. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. p. 162-163.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O Ratio Studiorum, implementado pelos jesuítas, promoveu uma educação inovadora no Brasil, centrada no desenvolvimento crítico e na interpretação independente dos textos clássicos.
PORQUE
- O Ratio Studiorum, fundamentado nas ideias de Tomás de Aquino, enfatizava um ensino baseado na memorização, repetição diária dos conteúdos e no método expositivo, onde os alunos reproduziam o que o mestre explicava.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Leia com atenção o excerto a seguir:
Entendo por física social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, segundo o mesmo espírito com que são considerados os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, submetidos a leis invariáveis, cuja descoberta é o objetivo de suas pesquisas. Assim, ela se propõe diretamente a explicar, com a maior precisão possível, o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana, visto em todas as suas partes essenciais
COMTE, A. Cours de philosophie positive. In: COMTE, A. La science sociale. France: Gallimard, 1972. p. 86.
O excerto acima apresenta a premissa de qual teoria que influenciou a educação no Brasil?
Alternativas
Alternativa 1 – Marxista.
Alternativa 2 – Jesuítica.
Alternativa 3 – Iluminista.
Alternativa 4 – Positivista.
Alternativa 5 – Escola Nova.
QUESTÃO 10
O docente pode ter como base as pedagogias Tradicional, Nova e Revolucionária. Tendo estas concepções de pedagogia em mente, analise as afirmações a seguir:
I – Na Pedagogia Revolucionária, se dá pela prática social probelmatização, instrumentalização, catarse e prática social.
II – A Pedagogia Renovada mantém o propósito de adaptar o estudante ao meio social, daí seu interesse em reproduzir no seu contexto a própria existência humana.
III – Na Pedagogia Nova, buscou-se planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência.
IV – Na Pedagogia Tradicional, a aprendizagem se dá por meio da resolução de exercícios e da repetição de conceitos e recapitulação do saber adquirido sempre que necessário for reavivado na mente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II, III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.