ATIVIDADE 2 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
Com o reinado de Dom João VI e a vinda da família real ao Brasil, o ensino se ampliou, desenvolveu a culturalidade e outros setores, como a imprensa e os jornais. Com o avançar dos anos, em 1824, a Educação passou a ser gratuita a todos os cidadãos, tendo a aprovação de uma lei imperial promulgada, em 15 de outubro de 1827, dia que ficou conhecido como “o dia dos professores”. Essa lei, posterior- mente, no Brasil (14/10/1963), foi promulgada por meio do Decreto no 52.682, e, em todos os anos, oficialmente, comemorou-se a data.
MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá – PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.144 p.
Considerando a situação apresentada, qual a data que faz menção ao ¨dia do Professor¨.
Alternativas
Alternativa 1 – 15 de outubro de 1827.
Alternativa 2 – 10 de maio de 1815.
Alternativa 3 – 15 de novembro de 1963.
Alternativa 4 – 10 de outubro de 1827.
Alternativa 5 – 15 de maio de 1972.
QUESTÃO 2
As crianças e jovens podem desenvolver vários sofrimentos psíquicos ao longo da vida escolar, e esses problemas, caso não sejam identificados e tratados, podem acompanhar esses indivíduos por toda a vida adulta. A ansiedade é dos problemas mais comuns, para identificá-la é preciso que pais e educadores fiquem atentos aos sinais que aparecem, para que possam buscar ajuda profissional e livrar o estudante do sofrimento emocional.
Considerando as características presentes em alunos que apresentem problemas de saúde mental (e que devem servir de alerta para pais e educadores), analise as afirmações a seguir, considerando (V) como verdadeiras e (F) como falsas:
- I) A criança diante do desconhecido pode apresentar resistência em ir à escola.
- II) O estudante pode apresentar alguma dificuldade em se separar dos pais no momento em que precisa ficar na escola.
III) Sinais como introversão, causada por timidez excessiva, também pode ser observada.
- IV) Reações físicas, como taquicardia, dispnéia, tensão muscular, sudorese, tremores, náuseas, vômitos, entre outros.
As informações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, F.
QUESTÃO 3
Neurodiversidade no ambiente de trabalho
(…) A resistência às contratações de profissionais neurodivergentes se deve, principalmente, à falta de preparação das empresas para receber o grupo. Segundo Jéssica Simões, cofundadora da assessoria de marketing Aster e profissional com TDAH, a falta de conhecimento sobre neurodiversidade é uma das principais dificuldades das pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.(…) o investimento em conscientização e acolhimento é essencial para a virada de chave sobre a neurodiversidade no mundo corporativo. O acesso a informações corretas — por meio de workshops e palestras — ajuda a quebrar estigmas sobre as pessoas neurodivergentes, além de preparar as equipes para incluir novos funcionários. Já para as lideranças, a pesquisadora recomenda treinamentos mais aprofundados, que os capacitem para compreender as características de cada funcionário e, assim, aprimorem suas habilidades na gestão de equipes. No entanto, embora essas iniciativas sejam importantes, Jéssica ressalta a importância de que “sejam complementadas por outras ações para garantir que a inclusão ocorra em todos os níveis e em todas as áreas da organização”.
Disponivel em: https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/neurodiversidade-nas-empresas/. Acesso em: 15/05/2023.
O professor pedagogo pode atuar tanto em ambientes educacionais formais, quanto nos não-formais. O cenário empresarial é um exemplo de espaço não-formal que permite ao pedagogo desenvolver funções educativas, como treinamento e capacitação continuada dos servidores, bem como, promover mudanças comportamentais nos quadros da empresa.
Com base nos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A presença de um educador no ambiente corporativo pode trazer benefícios significativos para pessoas neurodivergentes. Através de ações de inclusão e treinamento conduzidas pelo educador, é possível superar os desafios frequentemente enfrentados por essas pessoas no local de trabalho.
PORQUE
- A falta de preparação das empresas para receber pessoas neurodivergentes e o estigma associado a esse grupo podem resultar na resistência das empresas em contratá-los. Pedagogos corporativos podem utilizar treinamentos, palestras e workshops para promover mudanças comportamentais e de mentalidade dentro da empresa, o que teria um impacto direto tanto nas contratações como na retenção de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 4
Analise os textos 1 e 2.
Texto 1: Em um momento histórico com tantas mazelas sociais, a fome e a insegurança alimentar são problemas que impactam milhares de estudantes, especialmente nas escolas públicas. Por ser uma questão delicada para muitos alunos, é importante que o professor tenha sensibilidade na hora de abordar a fome e a insegurança alimentar durante as aulas, seja de Geografia, História, Matemática ou qualquer outro componente curricular. (…) “A escola tem um papel central, tanto de garantir uma alimentação de qualidade aos seus estudantes, reforçando a merenda e a atuação de nutricionistas, como tem também o papel de verificar as situações em que as famílias estão, se em condições de pobreza, de miséria ou mesmo passando fome”, reforça.
Disponível em: https://box.novaescola.org.br/etapa/3/educacao-fundamental-2/caixa/363/fome-no-brasil-como-discutir-o-tema-com-os-alunos/conteudo/20781. Acesso em: 20/05/2023.
Texto 2: Se a obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais, comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos: familiar, comunitário, escolar, social e político, para a prevenção e atenção à obesidade, além do apoio aos indivíduos por meio de abordagens educativas e comportamentais, é fundamental a adoção de medidas para reverter ambientes obesogênicos (promotores da obesidade), o ganho de peso excessivo e consequente obesidade.
É essencial que gestores, educadores, profissionais de saúde, famílias e comunidade unam-se para atuar em conjunto nas múltiplas causas da obesidade infantil.
Disponível em: https://coalasaude.com.br/blog/o-que-e-a-obesidade-infantil-e-qual-o-papel-da-escola. Acesso em: 20/05/2023.
Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), e com base nos textos 1 e 2, avalie as afirmativas a seguir:
- Por meio das estratégias promotoras da saúde nas escolas, as crianças assistidas garantem uma alimentação saudável e, por sua vez, tornam-se mais saudáveis.
II. Dependendo do contexto socioeconômico do aluno, a escola é a fonte principal de alimentação dessas crianças, por isso, o PSE é fundamental no acompanhamento desse aluno e na garantia de acesso à uma alimentação saudável.
III. Se por um lado a escola garante para muitos o acesso ao alimento, ela desempenha também um importante papel na promoção de hábitos de alimentação saudável nas escolas, estimulando assim, o combate à obesidade infantil.
IV. O educador não participa diretamente das ações do Programa Saúde na Escola, cabe aos profissionais de saúde esse acompanhamento dos alunos.
V. O PSE, além da promoção e da manutenção da alimentação saudável, contribui também na promoção da saúde bucal, emocional, mental, e no combate à violência.
Sobre o Programa Saúde na Escola, é possível concluir que está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – II, III, IV, V, apenas.
Alternativa 3 – I, III, V, apenas.
Alternativa 4 – I, II, IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e V.
QUESTÃO 5
A trajetória histórica da origem da Saúde e da Educação, em nosso país, desde o seu descobrimento, se deu com fatos importantes, marcados por momentos sanitários e políticos que possibilitaram o desenvolvimento de culturas, saneamento e vacinas. Estes, com o tempo, determinaram o surgimento de multiprofissões, programas que visavam melhorar as condições de vida da população brasileira. Nesse sentido, com o avanço industrial surgiram outras necessidades de saúde, provenientes de um sistema capitalista, e as baixas condições sanitárias foram gatilhos para os movimentos populares, em busca de melhores condições de saúde.
Fonte: MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá – PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024.
Diante deste contexto, qual o papel da Educação na Saúde? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Elo para as expectativas na prática higienista.
Alternativa 2 – Financiar o acesso ao sistema público de saúde.
Alternativa 3 – Paralelamente a saúde, propiciar uma velhice saudável.
Alternativa 4 – Fazer a ponte entre os desejos e as expectativas de saúde das pessoas.
Alternativa 5 – Facilitar o desenvolvimento individual e coletivo das pessoas, na criacão de estratégias que melhorem as suas condições de saúde.
QUESTÃO 6
A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados. Os missionários da Ordem fundada por Inácio de Loyola que atuavam na conversão dos povos nativos da América eram herdeiros da escolástica tardia, que predominava na região da Península Ibérica no início da Idade Moderna e acabou sendo refletida na cultura dos colonos brasileiros.
Fonte: Cláudio Fernandes, Educação no Brasil Colonial – Mundo Educação, online-uol. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/educacao-no-brasil-colonial.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.
Pautando-se nas afirmações de Fernandes e nos estudos do nosso livro, analise as assertivas a seguir que correspondem o modo ao qual a catequização era realizada no período colonial a população.
- Os responsáveis por ini- ciar o processo de escolarização, portanto, foram os padres Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Inácio de Loyola e outros.
- A ideia de rede escolar ou educacional foi desenvolvida pelos padres jesuítas, direcionadas à alfabetização de todas as crianças.
III. A forma de condução e de escrita seguia a cultura europeia.
- Para ser professor, bastava saber ler e escrever.
- O propósito de evangelizar, era realizado considerando a língua tupi.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, III e V, apenas.
Alternativa 2 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
O processo de territorialização na estratégia da saúde está relacionado no reconhecimento do território, no ato de mapear a área e de levantar os problemas de saúde de uma determinada sociedade.
MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá – PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.
Território é a região determinada em mapa geográfico, com a quantidade definida de população e número de famílias, que pode variar de equipe para equipe, considerando as necessidades de cada área.
(BRASIL, 2012b).
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo a respeito de território e territorialização da Estratégia Saúde da Família (ESF):
- O papel de mapear esse território cabe aos ACS – agentes comunitários da saúde que fazem o acompanhamento de até 750 pessoas para cada agente, e soma-se ao total de até 4.000 pessoas atendidas por equipe ESF.
PORQUE
- A equipe da Estratégia Saúde da Família, faz o reconhecimento do território adscrito, resolve os problemas de saúde da população, elabora diagnóstico e o preescreve as ações de saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O atendimento escolar em hospitais, centros de reabilitação ou instituições de saúde, em geral, exige as mesmas competências pedagógicas necessárias para se trabalhar com crianças e adolescentes em escolas. Apesar disso, é preciso compreender condições clínicas e lidar com limitações especiais, como dificuldades de locomoção, imobilização parcial, horários de administração de medicamentos, reações colaterais e, à vezes, indisposição.
Disponível em: <https://lunetas.com.br/educacao-hospitalar-toda-crianca-tem-o-direito-de-aprender/> Acesso em: 16 jun. 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Docência hospitalar é um grande desafio, exige dos profissionais a capacidade de escutar de forma assertiva, compreender as fragilidades do educando e aprender a ensinar em um espaço escolar não formal e cheio de especificidades.
PORQUE
- O educando precisa conviver com a fragilidade da sua doença ou limitações e ao mesmo tempo ter motivação para aprender novos saberes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9
O convívio dos professores com crianças e adolescentes que manifestam alterações de comportamento caracterizadas por irritabilidade, oposição e agressividade, é desgastante e, muitas vezes, frustrante. Esses comportamentos, por sua vez, causam um impacto negativo tanto na vida dos escolares quanto na vida dos professores, propiciando o esgotamento profissional, desinteresse pela profissão, isolamento social, ausência na escola e perda de interesse pelo trabalho.
MINCOFF, R. C. L. Saúde e educação. Maringá PR: UniCesumar, 2021. [Unidade IV].
Acerca dos comportamentos que indicam que o professor pode estar adoecendo, assinale a alternativa referente ao possível diagnóstico desse professor:
Alternativas
Alternativa 1 – Depressão.
Alternativa 2 – Transtorno de Conduta.
Alternativa 3 – Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Alternativa 4 – Cansaço normal da função do professor.
Alternativa 5 – Sindrome de Burnout.
QUESTÃO 10
A constituinte de 1988 no capítulo VIII da Ordem social e na secção II referente à Saúde define no artigo 196 que: “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
POLIGNANO, M. V. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural-Faculdade de Medicina/UFMG, [S.l], v. 35, p. 01-35, 2001. Disponível em: https://www.nesbuc.ufc.br/downloads/historiapoliticassaudebrasil.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
A partir da leitura do texto e do material da disciplina, a respeito da educação e saúde:
- A vida social de um indivíduo nada interfere no processo de saúde e doença.
- A saúde e a educação são áreas que andam paralelamente durante todo o ciclo da vida do ser humano.
III. A educação auxilia no desenvolvimento individual e coletivo das pessoas, na elaboração de estratégias que possam melhoras as suas condições de saúde.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.