ATIVIDADE 2 – PED – TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 53_2024
QUESTÃO 1
Rousseau (1712-1778), considerado “o pai da pedagogia contemporânea”, influenciou o iluminismo e defendia a tese de que o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe. Em sua obra Da Educação, o autor apresenta sua perspectiva sobre a aprendizagem. Ele divide as etapas do desenvolvimento em: “idade da necessidade”, “idade da natureza”, “idade da força”, “idade da razão” e “idade da sabedoria e do casamento”. Sobre as ideias de Rousseau, analise as afirmativas a seguir:
- A “idade da necessidade” é a menos importante de todas por ser a primeira.
II. Tudo o que é necessário para viver na primeira infância e na fase adulta é dado pela educação.
III. Os aprendizados dependem de fatores externos e internos que fazem parte da formação da criança.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
A criança age ativamente no meio social, por meio das interações ela interpreta e significa as relações, os processos, tudo o que ocorre em sua volta. Ainda, “as crianças têm voz própria, devem ser ouvidas, consideradas com seriedade e envolvidas no diálogo e na tomada de decisões democráticas” (Maia, 2012, p. 22).
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (Brasil, 2010, p. 12).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
MAIA, J. N. Concepções de criança, criança, infância e educação dos professores de educação infantil. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/11459-janaina-nogueira-maia.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
Com base no exposto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I. A criança sempre existiu, porém o conceito de infância como construção social foi elaborado ao longo da história da humanidade e é reformulado conforme aspectos sociais, culturais e históricos.
PORQUE
II. Os autores divergem sobre o conceito de infância. Por exemplo, para Postman, na modernidade, existe um desaparecimento da infância, devido ao excesso de informações possibilitadas às crianças; entretanto, para Marín-Díaz, é uma nova infância que se inicia.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Vigotski e Piaget foram contemporâneos nos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Apesar de ambos serem considerados interacionistas, por considerarem a interação para o desenvolvimento do indivíduo, eles pesquisaram e elaboraram conceitos e ideias diferentes.
Sobre as teorias de Vigotski e Piaget, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Vigotski, a criança deve aprender o que ainda está quase pronta para aprender; para Piaget, a criança aprende o que está madura para aprender.
( ) Em sua teoria, Vigotski estudou sobre os aspectos históricos e sociais do indivíduo para a aprendizagem, porém não apresenta reflexões sobre o professor e a intervenção pedagógica.
( ) Para Piaget, crianças aprendem de maneiras diferentes dos adultos e diferentes umas das outras.
( ) De acordo com Piaget, os fatores sociais interferem no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, por isso os fatores hereditários não são relevantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, V.
Alternativa 2 – F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, F.
QUESTÃO 4
Na hora de realizar o planejamento, o educador deve ter em mente que é necessário ter flexibilidade no momento da execução. A prática educativa com crianças pequenas exige fundamentação, preparo prático e considerar a realidade em que estamos inseridos. De acordo com Ostetto (2000), planejamento é um ato complexo, o próprio documento é complexo. O planejamento não pode ser confundido com um simples papel preenchido, com listagem do que se quer fazer; ele deve ser visto num processo de reflexão-ação, que aborda vários aspectos, inclusive a auto avaliação contínua de quem o elabora.
Fonte: OSTETTO, L. E. Planejamento na educação infantil mais que atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.).
Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000. p. 175-200.
Considerando sua análise e nosso estudo sobre os aspectos indispensáveis na hora de se pensar o trabalho com crianças pequenas, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
- Um dos aspectos necessários de serem considerados é a organização dos espaços e dos materiais.
II. Um dos aspectos necessários de serem considerados é a relação e a comunicação entre a família e a escola.
III. Um dos aspectos necessários de serem considerados é a relação e o tipo de interação do educador com as crianças pequenas.
IV. Alguns dos aspectos necessários de serem considerados são: a organização do tempo, a metodologia utilizada e os tipos de atividades.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – V, V, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, V, V.
QUESTÃO 5
Ao realizar o plano de aula, o professor deve considerar o tempo para que consiga organizar de forma a executar a rotina estabelecida. Além disso, é prudente compreender que imprevistos podem acontecer.
Fonte: A importância do Plano de Aula. Canal do Educador. Disponível em:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.
Sobre o tempo na Educação Infantil, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O planejamento de todo o ano deve ser feito no início do ano letivo.
Alternativa 2 – Quando há o plano de aula, o professor deve seguir exatamente da forma que planejou, não havendo outra alternativa no momento da aula.
Alternativa 3 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 4 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 5 – Não é necessário pensar em aulas com focos, recursos e ambientes diferentes.
QUESTÃO 6
O ano de 2024 é o último de vigência do Plano Nacional de Educação do decênio 2014/2024. O plano foi instituído pela Lei nº 13.005/2014, que determina diretrizes, metas e estratégias para guiar a educação no período de 2014 a 2024. A meta 1 diz respeito à Educação Infantil:
“Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE” (Brasil, 2014).
Fonte: BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 26 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 5 jan. 2024.
Sobre as estratégias que foram estipuladas para alcançar a meta 1 do PNE, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Planejar a oferta antes mesmo de realizar o levantamento da demanda por creche, para a população de até 3 anos.
Alternativa 2 – Fortalecer o acompanhamento e monitoramento do acesso, sem priorizar a permanência das crianças na Educação Infantil.
Alternativa 3 – Avaliar a Educação Infantil, utilizando padrões de qualidade nacional, para implementar infraestrutura, gestão e recursos pedagógicos.
Alternativa 4 – Não permitir que as crianças estudem em tempo integral, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Alternativa 5 – Promover a formação inicial dos professores da Educação Infantil, para que, na formação continuada, aprimorem os conhecimentos sobre o Ensino Fundamental e implementem na sua prática.
QUESTÃO 7
Analise a figura a seguir:
Figura 1 – Níveis de ensino
Fonte: a autora.
Um dos grandes marcos para a Educação Infantil foi quando, a partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, essa etapa começou a fazer parte da Educação Básica e a ser oferecida em creches (crianças até três anos) e pré-escolas (para crianças de quatro a cinco anos).
As leis e os documentos nacionais, como a LDB, a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil e o Referencial curricular nacional para a educação infantil são essenciais para garantir o direito à educação de qualidade para as crianças de 0 a 5 anos. Por meio de um currículo comum, de diretrizes e de orientações, é possível que os agentes educacionais atuem para proporcionar uma formação significativa e plena para essas crianças.
Fonte: BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edição Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2024.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser garantidos para as crianças na Educação Infantil são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
PORQUE
II. Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analise a imagem abaixo:
Fonte: Disponível em: https://cangurunews.com.br/wp-content/uploads/2022/02/istockphoto-1270127834-170667a.jpg. Acesso em: 1 fev. 2024.
Em nosso estudo vimos as relações entre o brincar e a educação infantil, inclusive trata-se de um direito de aprendizagem assegurado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De igual forma, estudamos sobre os conceitos de jogo, brinquedo e brincadeira e suas relações com a teoria de Vigotsky.
Diante do exposto e de sua análise da imagem, analise as afirmativas a seguir:
- A menina da imagem está brincando de boneca, o que favorece o desenvolvimento de sua imaginação.
- No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual, ou seja, além do seu comportamento diário.
III. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo, ele mesmo, uma grande fonte de desenvolvimento.
- De acordo com Vigotsky, sem o brinquedo, sem o objeto que muitas vezes possibilita o brincar, o desenvolvimento do sujeito pode não ser o mesmo, pois o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Jan Amos Comenius (1592-1670) foi filósofo, educador e pastor. Ele é considerado o “pai da didática” e desenvolveu sua filosofia didática relacionando a educação à religião, a qual em sua perspectiva, deveria ser mais tolerante. Em sua obra “Didática Magna” traz a ideia de uma “educação para todos”.
Fonte: ALVES NETO, A. B. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre as ideias de Comenius, analise as afirmativas a seguir:
- Um importante elemento da didática é o exemplo do professor. Além disso, o docente deve estar em constante formação.
- O planejamento é fundamental para que os alunos se interessem pela aula, uma vez que percebem que houve uma organização prévia.
III. O indivíduo deve ser formado na primeira infância.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
A Constituição Federal, em seu artigo 205 garante: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília,
DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/
Constituiçao.htm. Acesso em: 5 fev. 2024
Isso posto, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Infantil deve ser oferecida e mantida pelos estados, apoiados pela União.
II. A Educação Básica deve ser obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos (também para aqueles que não a tiveram na idade própria).
III. A Educação Infantil é obrigatória na creche e pré-escola, ou seja, dos 0 a 5 anos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.