ATIVIDADE 3 – RH – CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Leia com atenção a situação a seguir.
Você, enquanto gestor de RH, acabou de aplicar um treinamento e está na fase de avaliação.
O objetivo na fase atual da avaliação é identificar a percepção ou satisfação dos participantes em relação à estrutura física, organização, instrutores, entre outros aspectos tangíveis do treinamento aplicado.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir da situação apresentada é possível afirmar que o nível de avaliação descrito é:
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – ROI.
Alternativa 2 – Reação.
Alternativa 3 – Resultados.
Alternativa 4 – Aprendizagem.
Alternativa 5 – Comportamento.
QUESTÃO 2
O treinamento de pessoas tem se tornado um diferencial no mercado competitivo, por incorporar inovações e desenvolver habilidades individuais em seus colaboradores. É sempre importante ter uma equipe qualificada, pois se torna um diferencial para os clientes, apresentando produtos e serviços de boa qualidade. Hoje, a nova ótica é administrar o conhecimento proporcionado pelos treinamentos, chamado de Educação Corporativa.
Ao que melhor compreende o conceito de educação corporativa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Práticas educacionais destinadas a alinhar o desenvolvimento dos funcionários com os objetivos estratégicos da empresa, garantindo que os colaboradores possuam as competências necessárias para suas funções, são contempladas pela educação corporativa. Essa abordagem se concentra no aprendizado organizacional, desenvolvendo competências críticas para aumentar a competitividade. Além disso, a educação corporativa atende tanto ao público interno quanto externo, podendo ser aplicada em ambientes físicos e virtuais.
Alternativa 2 – A educação corporativa busca ampliar, desenvolver e aperfeiçoar pessoas que buscam promoções ou um desempenho melhor no cargo atual. Normalmente, é aplicado para os cargos gerenciais cujo resultado pode ser mensurado a longo prazo, devido ao ter foco nas competências comportamentais que precisam de um tempo maior para provocar mudanças nas pessoas. Resumidamente, este processo serve para proporcionar o crescimento de uma pessoa ao nível de conhecimento, habilidades e atitudes.
Alternativa 3 – A educação corporativa é a evolução do departamento de treinamento e desenvolvimento, que muitas vezes em tempos de crise é o primeiro a perder investimentos, comparando o treinamento convencional com o treinamento especializado, o primeiro é reativo, descentralizado, ministrado em sala, sendo 80% tácito e 20% explícito, já o segundo é ativo, centralizado, ministrados tanto em salas de aula quanto por meios eletrônicos, sendo 80% explícito e 20% tácito.
Alternativa 4 – A educação corporativa é voltada para preparar os colaboradores de nível não gerencial para a execução das tarefas descritas para o seu cargo, seja em seu ingresso na empresa ou durante sua permanência, visando desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) condizentes com suas funções dentro da empresa. Ele tem caráter imediato, ou seja, seus resultados são esperados a curto prazo.
Alternativa 5 – A educação corporativa busca desenvolver habilidades, focando no aprendizado individual e tem como público o seu cliente interno, sendo aplicado no espaço físico presencial, buscando como resultado o aumento das habilidades.
QUESTÃO 3
– “Grandes negócios nunca são feitos por uma pessoa, são feitos por um time de pessoas” (Steve Jobs).
– Trabalho em equipe é a capacidade de colaborar com os outros para que todos atinjam seu potencial máximo e, juntos, alcancem objetivos compartilhados.
– É a engrenagem de uma sociedade coesa e provavelmente um dos fatores mais importantes para o sucesso de grupos sociais, familiares e profissionais.
– Trabalho em equipe é uma das habilidades mais desejáveis que um empregador pode buscar em seus funcionários, pois essa prática cria confiança entre colegas, aumenta a produtividade, promove senso de comunidade e cria oportunidades para crescer (Campos, 2022).
Fonte: https://pt.linkedin.com/pulse/trabalho-em-equipe-qual-import%C3%A2ncia-para-empresa-e-como-kiko-campos. Acesso em: 14 maio, 2024.
Como relatado no texto exposto, a formação de uma equipe é muito importante para a organização, é primordial que a equipe esteja em perfeita sintonia para não ocasionar danos ao processo. Só se alcança um nível de equipe, se todos começam a prestar a atenção e compreender a sua forma de trabalho, resolvendo problemas que afetam o seu desenvolvimento. Por esse motivo, os gestores utilizam algumas opções para transformar um indivíduo em membros de equipe.
Considerando esta informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Em um processo de seleção é essencial que se considere as habilidades técnicas pertinentes, para a realização da tarefa, e também a capacidade de desempenho do papel do colaborador no grupo. Para se trabalhar em equipe é necessário determinadas habilidades que por vezes podem ser desenvolvidas por meio de Treinamento em Habilidades Sociais (THS). Entretanto, é comum acontecer que alguns colaboradores não aceitem a mudança, e nem mesmo aceitem passar pelo treinamento.
PORQUE- É fundamental que o colaborador compreenda seu papel e o papel do outro em uma relação social, quando falamos de comportamento social. Uma das maneiras de se aprimorar essa competência social é participar de treinamentos, onde especialistas promovam exercícios que permitam um automonitoramento e uma avaliação de si mesmo e do outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Conforme Chiavenato (2010, p.199) […] O fluxograma tem a vantagem de representar a sequência do processo envolvido, as unidades envolvidas e os responsáveis pela execução. Assim, permite a visualização das atividades centrais e das atividades desnecessárias e verificar se a distribuição do trabalho está balanceada, ou seja, distribuída entre as pessoas de modo a não sobrecarregar umas e deixar outras com muita folga.
Fonte: VARGAS, Eudes Cristiano. MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de pessoas Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações relativas ao fluxograma, avalie as afirmações a seguir:
- O fluxograma vertical é um formulário composto por figuras padronizadas e textos que mostram a sequência lógica de execução de um processo.
- Ao visualizar o fluxograma é possível verificar os processos de forma globalmente e, conforme também seu nível de detalhamento.
III. A principal vantagem do fluxograma é que ele aponta quem comanda a organização, assim facilitando a comunicação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
Em um cenário empresarial dinâmico e competitivo, o investimento no capital humano tornou-se crucial para o crescimento e sucesso das organizações. À medida que as empresas buscam expandir suas operações e alcançar novos patamares de excelência, aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores se torna uma prioridade estratégica. Afinal, colaboradores bem treinados não apenas fortalecem a unidade organizacional onde estão inseridos, mas também impulsionam o desenvolvimento e o progresso da empresa na totalidade. Estamos vivenciando a Era do Treinamento e Desenvolvimento, onde as empresas que não reconhecem a importância de investir na capacitação de seus colaboradores estão fadadas a enfrentar desafios no mercado competitivo. O treinamento emerge como uma ferramenta essencial para capacitar os colaboradores, desenvolver suas habilidades e prepará-los para os desafios do ambiente de trabalho em constante evolução.
Considerando os quatro principais programas de treinamento utilizados pelas organizações, indicados no estudo da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É sabido o valor essencial de um processo de recrutamento e seleção bem feitos. Entretanto, é importante ressaltar que o treinamento de integração de novos colaboradores é tão importante quanto.
PORQUE
II. Comumente há riscos pertinentes ao local e atuação de trabalho, e é de responsabilidade do empregador informá-los ao colaborador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A imagem a seguir representa o Iceberg da cultura organizacional.
Fonte: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/waves-iceberg-vector-icon-isolated-on-700739563
Essa ilustração é utilizada para explicar que na cultura organizacional encontramos componentes diferentes e que direcionam as ações tanto dos gestores quanto dos colaboradores em busca da conquista dos objetivos organizacionais.
Elaborado pela professora, 2022.
Considerando o excerto acima e seu conhecimento acerca da aplicação desta ilustração no contexto da cultura organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Os componentes implícitos, invisíveis e profundos, ou seja, a parte submersa do iceberg, apresentam uma observação ou percepção mais difícil.
PORQUE
- Tais componentes são decorrentes dos aspectos psicológicos e sociológicos da cultura e se apresentam de maneira informal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
O desenvolvimento organizacional pode ser descrito conforme Mendes (2004, p. 400) […] um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comportamentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.
Fonte: VARGAS, Eudes Cristiano. MANTOVANI, Marcia Tathiane da Silva Ribeiro. Capacitação e Desenvolvimento de pessoas Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, com base nesta informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Para desenvolver uma nova solução para um problema é necessário coletar os dados novamente.
PORQUE
- Verifica-se a solução é eficaz, buscando padronizar um determinado problema identificado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analise a figura a seguir.
Fonte: http://comportamentoeciencia.blogspot.com/2011/06/o-que-e-contingencia.html
O contexto do desenho parece ser de uma discussão entre um marido e sua esposa. A impressão é que a esposa está dando uma bela bronca, pois o marido joga as suas cuecas sujas no chão e em qualquer lugar da casa.
O homem fez uma pergunta muito pertinente, se as cuecas dele ao serem jogadas no chão aparecem limpas na gaveta, qual é o motivo para que ele jogue no cesto?
Veja que a resposta de jogar a cueca em qualquer lugar foi reforçada positivamente pela esposa, pois a mesma a pegava, lavava e ainda guardava na gaveta. Uma relação de contingência reforçadora foi criada fortalecendo a resposta de jogar a cueca no chão.
Fonte: Disponível em: http://comportamentoeciencia.blogspot.com/2011/06/o-que-e-contingencia.html. Acesso em: 15 abr. 2022.
A partir da análise da situação apresentada, pode-se afirmar que há uma aprendizagem e repetição de comportamento pautada na teoria:
Alternativas
Alternativa 1 – Comportamentalista.
Alternativa 2 – Construtivista.
Alternativa 3 – Estruturalista.
Alternativa 4 – Freudiana.
Alternativa 5 – Inatista.
QUESTÃO 9
Toda empresa precisa ter uma identidade para se diferenciar no mercado. O culture code serve exatamente para definir a forma como a organização deseja ser vista por seus clientes e público em geral. A cultura organizacional compõe-se das principais características da corporação, tornando explícitos aquilo que ela acredita, pratica e valoriza. Tudo isso é resumido na definição de sua missão, visão e valores. O culture code deve ser utilizado em todos os processos da organização. Também é necessário divulgar a missão, visão e valores para os clientes internos. Quando conhecem os propósitos e objetivos da empresa, os seus colaboradores conseguem compreender o que o empregador espera de seu trabalho e como devem agir para contribuir na conquista dos resultados almejados.
Fonte: Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-visao-missao-organizacional/. Acesso em: 14 maio. 2024.
Uma organização necessita ter bem definido, sua missão, visão e valores, pois são através deles que os funcionários irão se espelhar e buscar os objetivos e também é o espelho que a empresa quer mostrar para os seus clientes. Com base nos conhecimentos adquiridos acerca do que contempla a visão de uma organização, avalie as afirmativas a seguir.
- A visão representa o que a empresa quer ser no futuro.
- A visão pode ser desenvolvida somente pelos gestores da empresa ou com a ajuda de uma consultoria especializada.
III. A visão é a determinação do motivo central da existência da empresa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Leia com atenção a situação a seguir.
Em uma reunião de equipe, o gestor destaca a importância do desenvolvimento profissional e pessoal da equipe de alta performance, para o alcance dos objetivos organizacionais. Ele ressalta que a empresa está investindo em programas de desenvolvimento para aprimorar o desempenho e a eficácia da liderança dentro da equipe.
Durante uma das sessões individuais, pertencente ao programa contratado, um colaborador expressa suas preocupações sobre os desafios enfrentados no ambiente de trabalho. O profissional escuta atentamente e começa a orientar o colaborador, mas também enfatiza a necessidade de alinhar essas questões com os objetivos da empresa. Ele explica que o processo pode levar mais tempo devido à influência da cultura organizacional na vida dos colaboradores, mas ressalta que é essencial para garantir mudanças significativas e duradouras.
Mais tarde, o profissional, reforça seu compromisso com o sigilo durante as sessões e esclarece os limites de confiabilidade das informações compartilhadas entre o colaborador e a empresa, garantindo assim a integridade do processo e a confiança mútua entre todas as partes envolvidas.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do contexto apresentado, é possível afirmar que o programa de desenvolvimento contratado pela empresa foi: Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Mentoring.
Alternativa 2 – Coaching.
Alternativa 3 – On the Job.
Alternativa 4 – Aconselhamento.
Alternativa 5 – Desenvolvimento de sucessores.