ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53_2025
A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD), que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual.
Fonte: VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em perspectiva, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://bityli.com/AbcFTyo. Acesso em: 16 set. 2022.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas:
I. A deficiência intelectual é dividida em níveis, como: leve, moderado e severo. O moderado apresenta dificuldade em pronunciar palavras.
II. O nível severo da deficiência intelectual apresenta a capacidade de expressar emoções limitada, além de convulsões e expectativa de vida reduzida.
III. A avaliação da deficiência intelectual deve levar em consideração alguns aspectos, como: comportamento adaptativo, saúde, contexto e habilidades intelectuais.
IV. A deficiência intelectual é reconhecida pela restrição limitada, tanto do funcionamento intelectual quanto comportamental (habilidades conceituais, sociais e práticas).
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I. Hipertonia, Ataxia e Atetose.
II. Deficiência Intelectual, deficiência Visual e Baixa estatura
III. Deficiência nos Membros e diferença no comprimento das Pernas.
IV. Limitação de Amplitude de Movimento Passivo e Força Muscular Limitada.
É correto o que se afirma em:
II apenas.
I e II apenas.
I, II, IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I. Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do indivíduo para que ele aprenda o movimento cinestesicamente.
II. Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
III. Demonstração: orientar o indivíduo por meio do tato a perceber a execução de um movimento ou habilidade realizados pelo profissional ou por um colega.
IV. Brailling: expor de maneira exemplificada, por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I. Para indivíduos que apresentam deficiência motora é importante ofertar atividades de alongamento, fortalecimento e marcha.
II. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência visual é importante ofertar atividades que estimulem sua marcha, de preferência com andadores.
III. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência auditiva é importante ofertar atividades de encaixe e com texturas para que os mesmos consigam identificá-las, diante da ausência da visão.
IV. Para indivíduos que apresentam deficiência intelectual é importante ofertar atividades e jogos inicialmente pautados em suas regras básicas e deixá-las mais complexas (somente se for possível a compreensão do aluno).
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando as adaptações que o profissional deverá realizar ao ministrar aulas/treinos de Educação Física para os indivíduos com deficiência motora analise as afirmativas abaixo:
II. É importante aplicar o conteúdo/exercícios físicos com todas as suas características, fundamentos, regras, sem exceções, para que o indivíduo com deficiência compreenda o conteúdo de forma integral.
III. A modificação das regras dos conteúdos/exercícios físicos poderá ser proposta tanto pelo profissional quanto pelos indivíduos, a fim de promover a participação das pessoas com deficiência.
É correto o que se afirma em:
II apenas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I. O médico Ludwig Guttman foi o organizador dos primeiros jogos internos com o intuito de tornar a recuperação dos soldados mais prazerosa.
II. O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, inseriu o esporte adaptado nesses centros de reabilitação
III. Os primeiros paratletas a participar dos Jogos Paralímpicos foram os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial que apresentavam sequelas motoras.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
II apenas.
I, II apenas.
II, III apenas.
I, II, III.
Autismo.
Hidrocefalia.
Paralisia Cerebral.
Síndrome de West.
Síndrome de Down.
I – A acessibilidade arquitetônica refere-se à adequação do ambiente da Instituição físico em todos os recintos internos e externos e nos transportes coletivos.
II – A acessibilidade comunicacional refere-se à extinção de barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.).
III- A acessibilidade instrumental diz respeito aos programas e práticas de conscientização das pessoas em geral, resultando em quebra de preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações.
IV – Acessibilidade atitudinal refere-se à eliminação de barreiras nos materiais de estudo (lápis, caneta, régua, teclado do computador, materiais pedagógicos), de atividade da vida diária, exercício físico, esporte e recreação.
V – A acessibilidade metodológica refere-se à extinção de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, adaptações curriculares, adaptações no treinamento( exercício físico), novo conceito de avaliação de aprendizagem, de educação e de didática, entre outros.
É correto o que se afirma em:
I, II, apenas.
I, II, V, apenas.
II, III, V, apenas.
I, III, IV, apenas.
I, II, III, IV, V.
I. Promove a qualidade de vida e bem-estar.
II. Promove inclusão social e melhora das habilidades de socialização;
III. Melhora do humor, e redução da sensação de estresse e dos sintomas de ansiedade e de depressão;
É correto o que se afirma em:
II apenas.
III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, capítulo V, Art. 58, traz em seu bojo uma especificidade, a qual é atender obrigatoriamente alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Nesta perspectiva, entra em cena a Educação Física, no sentido de colaborar com a educação especial, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.
Fonte: SILVA, C. S.; NETO, S. S.; DRIGO, A. J. Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Journal of Physical Education. UNESP, p. 481-492, 2009. Disponível em: https://bityli.com/mrYocrbm. Acesso em: 19 set. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre a educação física adaptada, analise as afirmativas:
I. Os profissionais de educação física adaptada devem utilizar dos auxílios físico, verbal e gestual.
II. As atividades aplicadas na educação física adaptada devem ter acentuada a adaptação realizada, par se ter noção da diferença.
III. O profissional de educação física adaptada deve dar uma atenção especial aos indivíduos com deficiência; com relação aos demais, é importante a superproteção.
IV. A demonstração é uma técnica que pode ser utilizada nas aulas de educação física adaptada, onde o profissional irá expor por meio de ações demonstrativas o que se espera que o indivíduo realize.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.